O Filho

O Filho Jo Nesbo

Resenhas - O Filho

Valéria Cristina 22/04/2024

Uma história alucinante!
"O Filho" é um thriller eletrizante que mergulha o leitor em uma trama repleta de suspense, reviravoltas e tensão psicológica. Escrito por Jo Nesbø, renomado autor norueguês conhecido por sua série de sucesso protagonizada pelo detetive Harry Hole, este livro oferece uma experiência intensa e imersiva.

A história segue Sonny Lofthus, filho de um policial acusado de corrupção e que comete suicídio. Sonny está preso, acusado de dois homicídios e é considerado uma espécie de santo entre os detentos, pois ouve a confissão de todos eles e dá-lhes a absolvição.

No entanto, sua vida sofre uma reviravolta quando ele recebe informações que indicam que seu pai não era o homem que ele acreditava ser, desencadeando uma busca pela verdade que o leva a confrontar segredos sombrios e poderosos interesses ocultos.

Nesbø tece uma trama muito bem construída, repleta de personagens multifacetados e intrigantes. A narrativa é habilmente entrelaçada com elementos de suspense, mistério e drama, mantendo o leitor constantemente envolvido e ansioso por descobrir o desenrolar dos acontecimentos.

Além disso, o autor explora temas profundos como redenção, lealdade e corrupção, adicionando camadas de profundidade à história. A escrita de Nesbø é afiada e envolvente, criando uma atmosfera sombria e sinistra que permeia toda a narrativa.

"O Filho" é mais do que apenas um thriller policial; é uma reflexão sobre a natureza humana, as escolhas que fazemos e as consequências que enfrentamos. Jo Nesbø mais uma vez demonstra sua maestria em contar histórias, entregando aos leitores uma obra que os deixará à beira de seus assentos até a última página.

Keize1 16/10/2023

Muitas reviravoltas e suspense
Para quem gosta de livros policiais com muito suspense, segredos e reviravoltas, indico o livro. A escrita de Jo Nesbo continua envolvente nesse livro. Ainda faz parecer que está dentro do livro ou assistindo um seriado ou filme.

maria 22/06/2023

Buda com a espada
Jø Nesbo conta, de forma esplêndida como sempre, a trajetória da vingança de Sonny, um garoto que perdeu tudo que mais importava e caiu no mundo do vício, ao ponto de negociar falsas confissões de crimes que não havia cometido por doses de drogas.
Quando Sonny descobre o que realmente aconteceu com sua família, o garoto não tem outro pensamento além de vingança. Fugindo da prisão de alta segurança, começa sua caça fantasma contra todos que foram responsáveis pela sua queda.
Sua matança resume-se a traficantes de drogas e pessoas e qualquer outro que estivesse envolvido nos crimes. Ganhando o apelido de ?Buda com a Espada? pela população, Sonny é apoiado e idolatrado por punir apenas os que merecem.
Acredito que todos nós durante a leitura questionamos nosso próprio caráter ao torcer para que Sonny escapasse e vivesse uma vida tranquila no final, mas garanto que o rapaz não era nada além de um coitado que procurava aliviar suas perdas e dor através da vingança. No final, ninguém morto era inocente e acredito que Sonny apenas fez o que foi necessário.

Patresio.Camilo 25/04/2023

Bom livro
O filho, de Jo Nesbo, um dos grandes sucessos da Escandinávia, é o segundo livro que leio dele.
Conhecemos Sonny, um detento que assumi crimes alheios, e que é uma espécie de milagreiro.
Durante a leitura, somos apresentados a diversos personagens, desde Kefas e Kari, a dupla de policiais que terão que lidar com diversos crimes, como outros personagens que vão aparecendo.
Livro com capítulos curtos, que é uma boa leitura, boa parte do livro é dinâmica, mas durante umas 100 páginas fica um pouco enjoativo e repetitivo.
Mas no final do livro, Nesbo consegue juntar as pontas e nos dá um bom final do livro.
Um fator interessante que o livro tem a mesma estrutura dos livros do Stieg Larsson, com a diferença que este se passa na Noruega.
O livro tem uma forte crítica social, o que nos faz quebrar o mito que a Noruega é um paraíso na terra, mostrando uma face que acredito que a maioria não irá ver.
Enfim, uma boa leitura.

Luana243 19/04/2023

Intrigante
Gostei muito do livro. A história prende e me fez perder algumas horas de sono pela ansiedade em terminar ele? Único ponto negativo, na minha opinião, é que há muitos personagens, alguns irrelevantes, que eu tive dificuldades em gravar nomes e a posição no enredo.. Contudo, talvez a ideia seja justamente criar dúvida se eles tem, ou não, participação na questão central?

Clau Melo 14/12/2022

Sonny
Adorei a trama!
Mais uma vez meu norueguês favorito mandou muito bem!
Torci o tempo todo pelo Sonny.
Mais um livro que merecia uma adaptação!

Vivi 09/04/2022

?Algumas pessoas já me disseram que em nada curtem Jo Nesbo porque gostariam que os livros dele houvesse mais adrenalina. Eu adoro! Porque ele fica direto entre os polos calmaria e adrenalina sempre se alternando. Sempre há alguma crítica seja política ou social ( o que não está sendo diferente aqui) e claro aborda temas bastante pertinentes.
Nesse livro aparecem personagem que em algumas vezes me perdi e outras me perguntava por que está ali. Mas... depois claro que fazia sentido. Todos sem excessão tinham algo ligado a essa trama de pura vingança de Sonny. A corrupção aqui foi algo gritante desde o mais alto ou mais baixo escalão e foi esse o motivo para que muitos tivessem que pagar pela morte do pai de Sonny que ao contrato do que diziam não foi nada corrupto mas pagaram feio com a maldade alheira principalmente o rapaz. O tráfico de mulheres entre os poderosos tb é trabalhado aqui. Resumindo meu povo só posso dizer que para mim Nesbo continua ganhando muitas estrelas que apesar de alguns momentos de calmaria tudo faz sentido.
? Criminosos. Corruptos. Assassinos. Sonny Lofthus não pretende deixar nenhum deles sair impune.Desde que o pai foi encontrado morto com uma carta de suicídio na qual admitia ser um policial corrupto, Sonny prefere viver anestesiado pela droga. Por isso, aceitou cumprir pena por crimes que não cometeu ? e, em troca, nunca lhe falta heroína. Ele se vê no centro de um esquema perigoso: agentes penitenciários, policiais, advogados e até um capelão desesperado ? todos se empenham em mantê-lo drogado na prisão.Quando descobre a chocante verdade por trás da morte do pai, no entanto, é como se a revolta de Sonny o despertasse para a vida. O garoto planeja uma engenhosa fuga da prisão ? onde passou os últimos doze anos ?, além de uma grande vingança. Agora Sonny é perseguido não só pelas forças da lei como também por criminosos poderosos. Mas ele não é apenas a presa desse núcleo de corrupção: é também o caçador. E ele é movido por um único objetivo: fazer justiça com as próprias mãos. Custe o que custar.

Claudia Cordeiro 28/03/2022

Um bom livro, conseguiu surpreender no final. Porém, tem uns furos que, para ser franca, não sei como ngm enxerga?! Estragou um pouco, não tem como.
Teria que sanar isso, daí daria um bom filme.
Mas que fixação com Dogo Argentino! Ri mto com isso. Acho que o autor não conhece Rottweiler.
Ah. Se na Noruega a polícia for desse jeito, dels me livre!! Deve ser ficção. Qto ao Sonny, bom, não superou meu eterno ídolo Dexter Morgan. O da série de TV, não dos livros.

edisik 19/02/2022

Ótimo
Livro muito bem escrito, nos prende do começo ao fim. Como sempre Jô Nesbo nos apresenta personagens incríveis e muitas reviravoltas.

Ana 17/01/2022

Incrível
Eu não pensei que iria gostar tanto desse livro mas ja nos primeiros capítulos eu não queria mais larga-ló.

A escrita do autor nos prende do começo ao fim, ficamos curiosos para saber quais são os próximos passos dos personagens e descobrir os segredos.

A história não tem mocinho, não tem um herói que tenta resolver as coisas de acordo com a lei. Mas isso não nos impete de torcer por Sonny quer vingança e não pretende deixar seus inimigos ficarem atrás das grades.

Simone de Cássia 05/01/2022

Excelente livro!! Gostei de absolutamente tudo: personagens, trama, mistério, motivações, ritmo, tudim! Comecei sem dar muito crédito e a surpresa foi incrível. Uma aventura que vai se intensificando a cada página, tirando o fôlego e eu lá: "num cridito", "né pussívil"!! Fiquei encantada com o protagonista e suas maquinações!! E apesar de ele fazer tudo que faz, torci por ele o tempo todo!! Se eu fosse uma amiga minha eu diria: queria um Sonny pra chamar de meu (alô, Rivinha!)... rsrs O trem tava tão bom que fui me aproximando do final morrendo de medo de o autor estragar tudo...Mas, ele manteve o ritmo e ...excelente final!! A-do-rei!!
Fabricio268 05/01/2022minha estante
Nossa!! Depois disso tudo vai logo para lista ?

Riva 05/01/2022minha estante
Alô, Simone!!!!!!! Depois de você até (quase) admitir que queria um Sonny para chamar de seu, terei de ler este livro.

José Carlos 05/01/2022minha estante
Também gostei muito!

Drica 05/01/2022minha estante
Oba!!!!!

Simone de Cássia 06/01/2022minha estante
É ótimo, Drica!!

Simone de Cássia 06/01/2022minha estante
Eletrizante, né, José Carlos?

Fabricio268 06/01/2022minha estante
Tenho muita certeza que o livro é bom e vou gostar. Mas esse negócio de ter um Sonny para chamar de seu, deixo com vocês duas ?

Riva 06/01/2022minha estante
Obrigada pela parte que me cabe, Fabrício ???!

Simone de Cássia 07/01/2022minha estante
Fabrício, eu disse que "se eu fosse a Riva"...kkkkk

Riva 07/01/2022minha estante
Simone, eu sabia que você ia fazer esta correção ??????!!!!

Fabricio268 07/01/2022minha estante
Verdade. Li corretamente agora. Riva, o Sonny é todo seu ??

Simone de Cássia 08/01/2022minha estante
Rivinha de Deus, eu sou tão previsível assim??:? rsrsrs

Riva 08/01/2022minha estante
Que isso, amiga, eu é quem sou a ?Riva Dináh? - kkkkkk!

Riva 21/01/2022minha estante
Amiga de Deus, estou pensando em te internar, por você ter dito que se você fosse eu, você ia querer um Sonny para chamar de seu ??????!
Nem por um segundo está me passando pela cabeça ter um Sonny para chamar de meu!

Fabricio268 21/01/2022minha estante
Fiquei muito curioso agora pra conhecer esse Sonny kkkkk

Riva 21/01/2022minha estante
O Sonny, em si, é muito interessante; mas o que bem longe de mim, Fabrício.

Drica 21/01/2022minha estante
Eita!!!! Simone e Riva tratem de entrar em acordo a respeito desse Sonny, senão vou entrar nessa disputa tbm! ???????

Riva 21/01/2022minha estante
Drica, no que depender de mim o Sonny é todo seu!!!! Não quero ?nadica de nada? com ele ??!

Simone de Cássia 22/01/2022minha estante
Ahhh pára Riva, só causdequê ele é um serial killer?? Isso é só um detalhe...kkkkkkk

Fabricio268 23/01/2022minha estante
Alguns personagens chamam muito mais nossa atenção que outros, principalmente os vilões. Não sei se é o caso do Sonny. Lembro que quando li Os três mosqueteiros eu fiquei hipnotizado pela Milady. Vilã ardilosa, perversa e linda de morrer rsrs. Fiquei triste com o final dela, tadinha.

Riva 23/01/2022minha estante
Certos personagens realmente nos deixam hipnotizados, Fabrício, e com o Sonny, não é diferente.

Ju Rocha 16/11/2021

Olha, eu comprei o livro em fevereiro, e só li agora. Meu Deus do céu! Que fluidez, que perfeição, me prendeu e eu não me toquei de nada, o final foi esplêndido e eu amei até a última página
Entre Linhas e Resenhas 16/11/2021minha estante
Já vai pra lista só pelo seu comentário!?

thaaa 26/09/2021

A escrita de Jo Nesbø é algo que envolve o leitor, o que nos faz sempre ler mais uma página, mais próximo de desvendar o grande plot.
Esse enredo, no entanto, não me cativou muito. O início foi arrastado e não teve grandes reviravoltas. Pode ser só uma percepção de quem estava habituada à serie de Harry Hole e aí tem uma baita quebra de padrão.
É bom, mas não o melhor livro do autor.

Isadora 14/08/2021

O filho
Demorei para me situar, o começo achei meio confuso, com muitos personagens. Comecei a engrenar do meio para o final, em que a história melhora e te prende.