Caro Dr. Freud

Caro Dr. Freud (Org.) Gilson Iannini

Resenhas - Caro Dr. Freud

Lary 12/10/2023

Não conhecia esse livro até que me recomendaram como uma resposta aos diversos discursos preconceituosos de diversos psicanalistas que perpassaram na história da psicanálise. Vale a pena sua leitura, são diversas cartas endereçadas à carta resposta do Freud à carta de uma mãe que tinha um filho homossexual.

Tiago 19/06/2023

Diálogos sobre a homossexualidade entre passado e presente
Neste livro organizado pelo professor de psicanálise da UFMG, Gilson Iannini, diferentes autores (psicólogos, psicanalistas, filósofos, sociólogos) são levados a responder a uma carta de Freud para uma mãe que o havia escrito buscando ajuda para seu filho homossexual.

Dada a polissemia da obra freudiana, é interessante ver as múltiplas leituras que a carta motiva. O anacronismo das respostas também abre espaço para um diálogo entre passado e presente.

Ao abordar a (homo)sexualidade pelas lentes da psicanálise, alguns conceitos dessa área são mobilizados. Ainda assim, a maioria das cartas é acessível mesmo a quem não é especialista no assunto, como eu. Para quem gosta de literatura epistolar, é um prato cheio.

douglaseralldo 12/02/2020

10 CONSIDERAÇÕES SOBRE CARO DR. FREUD, ORGANIZADO POR GILSON IANNINI OU RESPOSTAS DO SÉCULO XXI A UMA CARTA SOBRE HOMOSSEXUALIDADE
1 - Caro Dr. Freud entre o ensaio, a tese a a ficção missivista nos proporciona uma espécie de "buraco de minhoca" dobrando o tempo e aproximando dois inícios de diferentes séculos que a despeito do andar da carruagem, em uma discussão que evidencia-se mais do que urgente e necessária, o debate sobre a homossexualidade em tempos de nova escalada opressiva contra a população LGBTQ+;

2 - Para isto, o livro parte da interessante proposta de reunir diferentes pensadores e intelectuais convidados a responder a famosa carta de Sigmund Freud em que responde a uma suposta mãe aflita acerca da sexualidade de seu filho. Na breve missiva encontra-se muito das discussões posteriores tanto de Freud como de outros pesquisadores das questões de gênero e identidade. Em síntese o livro por meio do tradicional formato de missivas constrói diálogos entre os pensadores contemporâneos e Freud;

3 - De acordo com o organizador Gilson Iannini "a aposta deste livro, o desafio que ele propõe é o seguinte. E se o verdadeiro destino desta carta fosse o século XXI, nós todos, eu e você, qualquer um?" de modo que "o resultado foram cartas que expressam, por si só, a diversidade das várias perspectivas teóricas, políticas, literárias, sexuais", algo que os leitores acabam confirmando no processo de leitura de cada carta ou ensaio componente do volume;

site: http://www.listasliterarias.com/2020/02/10-consideracoes-sobre-caro-dr-freud.html