Os testamentos

Os testamentos Margaret Atwood

Resenhas - Os Testamentos

Silvia.Leticia 29/08/2020

Genial
Deixando a questão política de lado, esses 16 anos de hiato (dentro da narrativa) entre um livro e outro só fez com que a narrativa ficasse ainda mais interessante. Os produtores da série precisarão de muita criatividade para suprir esse intervalo a fim de dar um fim digno, assim como consta neste livro

Litchas 20/09/2020

Uma distopia incrivel
Uma hostória de ficção que podia muito bem ser verdadeira. Mostra como uma sociedade pode ser manipulada em prol do benefício de poucos com muito poder e dinheiro.

Paula.Carrari 31/05/2020

Impressionante
O livro começou um pouco confuso pra mim, pois não sabia quem escrevia. Mas com o desenrolar da leitura achei incrível. Margaret Atwood é imprevisível. Simplesmente amei.

indi.sass 07/06/2020

Continuação necessária do Conto da Aia
Leitura obrigatória para quem deseja saber como se deu a queda de Gilead. O livro traz a ascensão e a queda do totalitarismo em Gilead, por meio da narrativa de três pessoas: Tia Lydia, autoridade máxima feminina e fundadora de Gilead; Agnes, uma menina que nasceu e cresceu já no governo e Jade, uma adolescente canadense. As três narrativas são feitas em forma de testemunhos em primeira pessoa, narrando os acontecimentos do seu ponto de vista.
A escrita é envolvente, ao final te deixa com aquela vontade boa de continuar a ler Atwood.

Re! 01/10/2020

Me surpreendi!
Veja mais conteúdos literários no meu IG: @leiturasempauta

15 anos após os acontecimentos de ?O Conto da Aia?, encontramos o regime teocrático de Gileard firme e forte, mas será que isso é para sempre?

Nesse livro, temos três perspectivas diferentes: Daisy, uma jovem moradora do Canadá; Agnes, uma jovem moradora de Gileard e uma famosa Tia.

Com essas três personagens, vamos descobrindo um pouco mais sobre como as coisas funcionavam dentro desse regime e entendemos como chegaram até aquele ponto. No Conto da Aia, temos uma ideia mais fechada e limitada sobre os acontecimentos, mas aqui encontramos todos os lados da história.

A Agnes era filha de um comandante e cresceu cheia dos privilégios, do outro lado, temos Daisy que trabalhava na loja dos pais e via Gilead apenas por uma televisão. Mas, como essas duas pessoas vão se encontrar?
Uma Tia cansada e carregada de segredos, escreve um manuscrito contando detalhes de como aconteceu o golpe e como a funciona as engrenagens desse sistema. E sendo muito ardilosa, ela organiza um plano que une essas duas jovens para que consigam destruir Gilead.

Todo o livro é escrito como testemunhos e dessa forma, vamos vivenciando a história de uma maneira eletrizante. Comparando com o primeiro livro, temos muito mais cenas de violência e abuso, então não recomendo para todos.

Mas é um livro inteligente, assustador e que consegue entregar um final muito bom ? é bem digno para O Conto da Aia.

No começo é um pouco parado, mas depois dos primeiros capítulos flui muito bem.
Recomendo que leiam a continuação para se aprofundarem mais na distopia e ter uma conclusão (e aproveitarem a escrita incrível da Atwood).

Priscila842 14/07/2020

Excelentes debates
Margaret Atwood, já havia me conquistado em O conto da Aia, com seus debates, direitos perdidos e o quanto devemos defender a liberdade.
Os testamentos foi uma boa conclusão da serie. E também da importância de sempre se debater sobre regimes totalitários, e de que são extremamentes nocivos e precisam ser combatidos.
Recomendo a leitura!

elle37 23/07/2021

eu DEFINITIVAMENTE não estava esperando gostar mais da continuação do que do livro original. Esse plot twist foi MARAVILHOSO, nunca achei que ia passar a amar a [buzina de caminhão]. Um dos meus favoritos da vida!
Andresa.Iotti 23/07/2021minha estante
Nossa, SIIMMM! Acabei de ler tbm. Um dos melhores livros que já li na vidaa

cessie 23/07/2021minha estante
Eu AMO esse livro

Nath @biscoito.esperto 12/06/2021

"Por que achei que, apesar de tudo, as coisas correriam normalmente? Acho que porque já estávamos ouvindo notícias como aquelas há muito tempo. Você não acredita que o céu está caindo até que um pedaço dele caia em cima de você".

Além de serem livros que denunciam os perigos do um Estado teocrático, em que a religião dita as leis (principalmente para controlar as mulheres), eu acredito que "O Conto da Aia" e "Os Testamentos" falam, principalmente, sobre a fragilidade da nossa realidade.

Um golpe de estado, um impeachment injusto, a eleição de um facista, o caos criado por uma doença fatal, o sistema atual posto em cheque devido a notícias falsas e por manipulações da realidade... Te parece familiar?

A cada dia que passa, tenho mais medo da nossa realidade. Olho para o céu sem esperanças, temendo o momento em que ele cairá sobre mim.

site: www.nathlambert.blogspot.com
Isadora 14/06/2021minha estante
Meus olhos até se encheram de lágrimas com a tua resenha. É exatamente como me sinto. É desesperador!

Carolina Cavalcante 14/05/2020

Um livro fantástico demais que explicou muito bem e serviu como uma continuação fantástica, em que conhecemos os personagens e o que aconteceu até aquele momento.

@limakarla 01/01/2021

Livrão! Felizmente o nível do segundo livro continua altíssimo e com histórias super envolvente das novas personagens.

marina510 24/06/2020

"O amor é forte como a morte"
Uma continuação extremamente necessária para complementar o livro anterior e trazer aspectos pós Gilead e a compreensão à respeito de algumas personagens. O livro pode ser um pouco extenso em algumas partes, reduzindo à poucas páginas o clímax da narrativas, mas nada que prejudique a experiência.
Beca 24/06/2020minha estante
Super concordo! O testemunho de Tia Lydia, então...

marina510 26/06/2020minha estante
nossa, sim!!!

Humberto.Cunha 13/01/2022

? INCRÍVEL
Eu estou muito feliz com o final da história que se encontra após o livro contado em "O Conto da Aia". Margaret Atwood usou toda a sua criatividade possivel para desenvolver melhor a trama através das páginas.

Surpreendente. Viciante. Magnífico!

Rapha 23/12/2021

Um livro excelente que tem propósito questionável
Antes de ler eu não imaginava que era real uma continuação direta de Conto da Aia, achei que era apenas uma história no mesmo universo. Ao longo da leitura eu fui me prendendo e me envolvendo com tudo o que a autora tem a acrescentar nesse universo, que é peculiar e encantador, mas uma coisa que ficava martelando minha cabeça era: esse livro precisava existir?

Falando em qualidade, não tem o que questionar! A história é muito bem contada e tudo é muito bem amarrado no fim. As personagens são muito interessantes e bem construídas ao longo do livro, de forma que você quer saber mais do que vai acontecer com cada uma. Tudo dentro desse universo é bem construído e encanta qualquer fã de distopia e ficção científica.

A UNICA coisa que me impediu de dar as 5 estrelas é que eu questiono muito a existência desse livro. Eu gostei muito e favoritei até, mas não deixa de me incomodar o grande fanservice que tem para os fãs da série de TV. Considerando que é uma sequência de um livro lançado há mais de 30 anos, eu entro em conflito sobre gostar da ideia da autora em reviver o material original e dar as suas percepções sobre personagens que se popularizaram, e odiar o fato de ser conveniente tirar frutos de um universo que se tornou popular (visto o que acontece com Harry Potter, Jogos Vorazes e afins).
Maria Fernanda 23/12/2021minha estante
Eu acho que mesmo que o livro tenha sido escrito puramente para satisfazer os fãs desse mundo fictício, não tem problema. Pensa assim, a Margaret também precisa ganhar pagar suas contas, se escrever um livro que não era necessário vai fazê-la ganhar dinheiro, então por que não? Eu acho que às vezes a gente esquece que os escritores não são movidos apenas pelo amor pela escrita, mas pelo mundo real, onde ganhar dinheiro costuma ser um fator importante. Também não gosto quando vejo que um autor que eu curto escreveu um livro adicional ?inútil?, mas não dá para culpa-los por isso. Muito provavelmente, se nós fôssemos escritores e o nosso time dissesse que ganharíamos muito dinheiro escrevendo a continuação de uma série já completa, nós faríamos, mesmo que soubéssemos que não era necessário. E não há problema nenhum nisso.

Rapha 23/12/2021minha estante
Ah simm, eu concordo com vc. Eu só acho que a tour do fanservice mesmo de escrever oq os fãs queriam afetou um pouco minha experiência em leitura sabe, na questão de deixar as coisas previsíveis. Mas fora isso continua sendo um livro excelente.

Raul.Grenchi 19/01/2022

Excelente
Maravilhosa essa sequência, tão boa quanto senão melhor que O Conto da Aia. A escrita da Atwood é fantástica, te prende de uma maneira inexplicável, que você não quer largar o livro.

A história é boa, funciona muito bem entrega o que todos fãs queriam, um desfecho para a história de Gilead e seus personagens. A redenção de alguns personagens foi gratificante, aliviou o coração.

A obra nos faz repensar de todas as conquistas da sociedade evoluída, e o quanto faz falta qualquer perda de direitos. Nos lembra do terror que é qualquer ditadura e com todos os defeitos a democracia sempre tem de ser defendida e preservada.