A falência José de Alencar
Júlia Lopes de Almeida

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Aline 16/03/2021

É o segundo livro que leio de Júlia Lopes de Almeida e novamente ela nos brinda com uma história ótima.
Temos uma obra repleta de pontos interessantes para reflexão, ótima pra discutir em grupos. Ela nos apresenta diversas personagens femininas diferentes num mesmo contexto e apesar do tempo ainda bastante atual.

Isa Novas 30/04/2021

É um dos meus livros favoritos da vida!
A conquista da independência feminina através da dor e do sofrimento.

JAlia 06/07/2021

Diferente
Comecei a ler sem esperar algo, o livro me surpreendeu, a história não me cativou logo de primeira, mais para a metade, perto do plot, se torna mais interessante. Romence muito bem detalhado, porém se torna cansativo.

Musa 16/08/2021

Pra mim foi um livro muito complicado para ler ,uma escrita totalmente do que eu estou acostumada ,porém o livro é ótimo,e esperava bem mais da Camila ,mas o livro em si é bem interessante .

g i g i 06/03/2022

A falência
Li o livro por conta da escola, então de tanto que minha professora falou que era um livro sobre feminismo, entrei com expectativas altas sobre isso. Fala sobre isso, mas não tanto quanto eu achei que falaria, por tanta propaganda que minha professora fez, mas das vezes que fala eu gostei muito, principalmente a do final.

O livro tem uma proposta maravilhosa, a escrita não é difícil, mas o começo eu achei muito confuso, muitos personagens que não tem tanta importância, e quando começa a ficar interessante acaba ?.

Me apeguei a alguns personagens como a Ruth, amei dms ela, e até mesmo ao Francisco. O final que o livro teve foi, em partes, esperado, gostei muito de como acabou.

Armandinho 06/12/2019

Temas fortes abordados por uma simplicidade comovente.
Um livro surpreendente feito por uma escritora experiente que sabe como levantar questões que nos faz refletir a respeito das mais diversas estruturas sociais. Com a sua clareza somado com um toque de ousadia (Para aquela época) Júlia Lopes de Almedia trás para o leitor uma visão original à cerca do adultério feminino representado pela personagem Camila que ao longo da história passa por uma transformação de caráter. Por ser bem escrita e elaborada a narrativa não descarta os diversos personagens apresentados, fazendo com que haja um entrelaçamento das várias histórias retratadas, fato que tem como consequência a captura da atenção do leitor. Existem trechos tão bem elaborados que chegam a dar um tom poético ao romance, enfim... um livro que vale a pena ser lido.

Marília 08/10/2022

Gostei dessa história pois mostrou que no final e na hora da precisão são aqueles que parecem os mais fracos que se tornam os mais fortes.

Elane48 10/09/2022

O Rio de Janeiro como ele era
Adoro ler sobre a história da minha cidade e esse romance realista nos oferece um retrato magnífico!
Impressionante como os bairros da Saúde, Gamboa, o morro do Castelo (não existe mais), o da Conceição sempre foram lugares de gente pobre que vive de modo simples, à margem da sociedade burguesa da zona sul - Botafogo o bairro chique!
Sofri com Francisco Teodoro e, minha única crítica recai sobre o personagem Capitão Rino. Não disse a que veio. Não entendi o porquê da existência dele na história.
Realismo na literatura brasileira: esse é o livro! Recomendo!

Evandro 05/08/2020

Leitura indispensável
Um ícone da literatura brasileira. Onde temas como adultério, escravidão, suicídio e machismo são tratados de forma explícita, gerando um grande debate. Lembrando que o livro é do século XX.

Malu.MacalAs 13/02/2024

A falência
é um livro bom considerando o seu tamanho e facilidade de leitura.
durante a história é narrada a vida de uma família burguesa no século XIX e a sua falência com o final da escravidão

Luiza.Martins 22/06/2021

Café
A história de passa em 1891, quando o café ainda estava em alta no Brasil. O que meu mais gostei da história foi conseguir entender um pouco mais do que as pessoas passaram com a crise, que coincidiu exatamente com o período histórico que estou estudando, então foi muito legal ter um lado mais "humano" para a compreensão desse acontecimento.
Também é válido ressaltar a figura feminina dentro do texto: como o "tome nota" do livro nos diz, é uma narrativa que, ao final, percebemos que a existência da mulher não tem que ser dependente da do homem.
Indico muito a leitura

Tori 12/09/2021

A história foca em diversos temas e não apenas no feminismo, como era esperado. A autora retrata o adultério feminino, personagens femininas com a própria autonomia e sem a necessidade de um homem para resolver os problemas, diferente do que era retratado na maioria dos outros livros da época. A forma como o enredo se desenvolveu não me agradou tanto, mas é uma boa leitura.

1 | 2 | 3 | 4 | 5