Beauty

Beauty Robin McKinley

Resenhas - Beauty

Ket 11/02/2017

"He cannot be so bad if he loves roses so much"
Amo recontagens de A Bela e a Fera e fazia muito tempo que estava com vontade de conferir essa versão da Robin.
Nessa narrativa Beauty é a mais nova de três irmãs e, ao contrário das mais velhas que são beldades, ela é o patinho feio e desengonçado de uma família muito rica de mercadores. Enquanto as irmãs arrebatam admiradores, Beauty se perde dentro de estudos de latim, grego e contos clássicos. Quando o pai perde toda a riqueza da família, ela e as irmãs se mudam para longe da cidade e precisam reaprender a viver de forma humilde e Beauty, que se descreve como um 'quase um menino', passa a realizar as atividades ao ar livre e lidar com Greatheart, um cavalo puro sangue que foi a única coisa que sobrou da vida rica que levava antes. A autora segue o conto clássico ao descrever o encontro do pai dela com a Fera e o roubo da rosa que leva Beauty ao castelo mágico, de onde ela nunca mais poderá sair.
A narrativa fica mais intensa e mais bonita depois do primeiro encontro da Beauty com a Fera. Todas as noites ele pede para Beauty se casar com ele e todas noites ela nega. Depois do choque inicial, ela percebe que o quanto a Fera é gentil, solitária e bondosa e negar o pedido de casamento vai se tornando cada vez mais difícil. Existe um encantamento ao redor do mundo da Fera, e Beauty precisa abrir o coração pois só assim conseguirá compreender o que acontece no castelo.
Minha única ressalva em relação ao livro foi fato de que eu gostaria que a autora tivesse trabalhado mais capítulos dos encontros da Beauty e a Fera e menos capítulos com a história da família dela, que em alguns momentos, arrastaram um pouquinho a narrativa.
"Beauty" possui um enredo bonito, leve e mágico que, tenho certeza, vai agradar a todos que amam o conto clássico. Não existem limites para o quanto essa história vai sempre, mexer comigo!