Batman: Ano Um

Batman: Ano Um Frank Miller...

Resenhas - Batman: Ano Um

emclara 14/12/2023

"Criaturas extraordinárias, os morcegos"
?//

Foi uma leitura rápida, mas que muito me surpreendeu. Eu não esperava menos da HQ que conta uma das origens ? não tão diferente das outras ? do homem-morcego.

Indiscutivelmente, Gotham City tornou-se uma personagem de tamanha importância nas HQs, visto que é a criadora de muitos heróis, anti-heróis e vilões. Conseguimos ver sua relevância aqui, como uma cidade desumana, caótica, corrupta e sem qualquer pingo de esperança. Tal cenário é mostrado na perspectiva de um Bruce Wayne jovem com muito treinamento, entretanto, ainda suscetível a erros; também de um tenente novo na cidade, chamado James Gordon, que apenas quer fazer seu trabalho e deixar seu passado para trás.

Sem dúvidas, recomendo.
Leivison0 15/12/2023minha estante
CARA! essa HQ é sensacional!
eu amo a forma que eles contam a origem do bruce e seus primeiros anos como batman.

além de diversos detalhes adicionais sobre a vida do james gordon.. minhas partes favoritas é o ponto de vista do próprio gordon.

não achei muitas pessoas que deram chance ao "ano um"
aqui no skoob, muita maneiro que você leu essa obra prima.

frank miller é outro nivel em questão de storytelling.. o jeito que ele forma a narrativa tem deixa preso do inicio ao fim..

e o que falar sobre o mazzucheli.. não sei na sua edição, mas na fisica após o fim do enredo, tem algumas anotaçoes e rascunhos dele.. recomendo muito ler caso não tenha visto.

acho que me emocionei e escrevi demais sksksk, mas umas das melhores hqs de origem por parte da DC.

emclara 15/12/2023minha estante
Não posso concordar mais com você, eu realmente adorei essa HQ! Acho que nunca li alguma obra do Frank Miller ou consumi uma do David, por isso foi uma grande surpresa para mim. Infelizmente a edição que li não tinha essas anotações que você disse, mas agora fiquei curiosa.

Com certeza deviam falar mais dessa obra! E fico feliz de saber que alguém gostou tanto dela quanto eu kkkkk

Leivison0 15/12/2023minha estante
Acredito que você ia gostar de varias outras obras do miller, ele fez "batman - o cavaleiro das trevas" que talvez é a historia mais conhecida do batman nos quadrinhos

ele também escreveu HQ do demolidor no tempo que trabalhou na marvel. e pra completar, ele que escreveu "300" no qual foi usado de base pra fazer aquele filme "300" do zack snyder sabe?

uma duvida, você leu a edição fisica de capa vermelha? ou leu online? se não me engano a de capa vermelha tem os rascunhos e o relato do David
é de se apaixonar pelos desenhos dele ksksksksk

parabéns pelo bom gosto!
ksks

emclara 18/12/2023minha estante
Li online. Consegui encontrar alguns rascunhos lindos e idênticos a arte final por aí na internet, mas infelizmente não encontrei esse relato.

Eu conhecia o trabalho de Miller em Demolidor, apesar de nunca ter lido, só não sabia que ele tinha feito Cavaleiro das Trevas e 300! Tipo?? Meu Deus como eu não tinha ideia disso? O cara é um gênio

Leivison0 18/12/2023minha estante
Aaaa entendi, talvez na versão online não tenha mesmo..

mas o relato é bem simples, ele diz como os herois foram perdendo aquele aspecto "infantil" dos anos 60 e foi tendo uma pegada mais adulta..

e segundo ele, isso justifica tantas pessoas gostarem do batman.. e isso faz bastante sentido!

e você tem total razão, o Miller é genial kkkkkkkk não sei se tu já leu cavaleiro das trevas.. mas quando tiver chance, de uma olhada e tenho certeza que vai se apaixonar.

já que você leu Batman Shaman recentente, recomendo ler "o longo dias das bruxas" a linha do tempo fica um pouco depois de ano um/shaman..

Enfim, sou só um pouquinho fã do morcegão.. mas só um pouco.. da nem pra perceber..

Se precisar de recomendação, já sabe quem chama! KKKKKK

emclara 20/12/2023minha estante
Muito obrigado pela recomendação ? Estou seguindo uma ordem de leitura, mas pode ter certeza que irei ler O Cavaleiro das Trevas e O Longo Dia das Bruxas.

E, fala sério, como não ser fã do morcegão? Simplesmente um dos maiores heróis dos quadrinhos!

Paulo 01/08/2021

A origem definitiva do Batman
Ano um é quadrinho que falar que ele é bom é chover no molhado. É quase unânime a quantidade de fãs do Homem morcego que consideram essa a melhor história de origem do personagem. Basta procurar na internet pelas melhores histórias do Batman que você facilmente vai encontrar várias listas onde esse gibi vai figurar as primeiras posições no ranking de diversos sites. E não é à toa que ela ocupa essa posição no gosto dos fãs, a obra é realmente excelente, tanto o roteiro quanto a arte definem de maneira satisfatória quem é o herói e toda a mitologia por trás do seu universo.

O interessante desse trabalho é que ele consegue contar os primeiros dias de atuação tanto do Batman como do Comissário Gordon, que na época era somente um Tenente de polícia em Gotham City. Acompanhamos todo o processo de amadurecimento de Bruce Wayne na construção do Batman observando tanto seus erros quanto acertos no combate ao crime e ainda todos os percalços que cercam o policial Gordon, como problemas conjugais no seu casamento, corrupção dentro da corporação onde ele trabalha, a influência da máfia dentro da cidade, drogas e tantos outras questões que ameaçam sua estrutura.

A edição que eu li é da Panini (que diga-se de passagem é muito bem feita) ela traz capa dura, conteúdo integral e no final contém vários extras, como os esboços originais dos desenhos do artista, as capas originais e um texto do roteirista narrando sua visão do protagonista.

Esta é segunda vez que leio essa revista e assim como na primeira vez que li, eu tive uma experiencia de leitura muito agradável e divertida. Batman Ano Um é um clássico no universo do Morcego, um material indispensável na coleção de qualquer fã do herói.

Inclusive tem uma excelente adaptação em desenho animado dessa HQ feita pela Warner Bros muito fiel ao material original de nome homônimo a revista. Eu recomendo assisti-la assim que você terminar de ler o quadrinho, porque ela desenvolve melhor alguns pontos que na revista que não foram tão explorados e acrescenta mais camadas a personagens secundário dentro do enredo da trama. Embora eu prefira o quadrinho as duas mídias são igualmente válidas para degustar melhor esse momento icônico do personagem. Digo isso porque nenhum outro artista que trabalhou com o Batman conseguiu entregar outra história de origem do personagem com uma visão tão concisa e marcante como fizeram Frank Miller e David Mazzuchelli.
Alydia 01/11/2021minha estante
Já leu Batman Terra um??

Paulo 14/11/2021minha estante
Oi Alydia tudo bom?, desculpa responder somente agora seu comentário, você acredita que eu fui ver sua mensagem somente somente hoje, rsrs. Ainda não li Batman: Terra um, mas se Deus quiser, pretendo ler ele logo logo eu ouvi avaliações muito positivas sobre este quadrinho.

Paulo 14/11/2021minha estante
Você já leu num fui, qual a sua opinião?

Sara 24/09/2023

Impecável!
"Senhoras e Senhores? Vocês comeram bem. Comeram a riqueza de Gotham? seu espírito!"

É muito raro eu ler quadrinhos, apesar de gostar muito. Queria ter me iniciado nesse universo quando eu era bem mais nova. Acho que eu teria adorado!

Desde que eu fui apresentada ao personagem Batman, provavelmente pelo meu pai, ele se tornou um dos meus super-heróis preferidos. Talvez meu primeiro contato com a história dele tenha sido por meio da clássica animação Liga da Justiça. Eu amava! Depois, com a trilogia do Cavaleiro das Trevas, do Nolan. De lá para cá, meu interesse só foi aumentando.

Fiz essa introdução só para dizer que se você gosta do Batman, leia "Batman: Ano Um". É tudo o que falam mesmo! Um quadrinho que dialoga com o mundo real por trazer um personagem quebrado, em uma cidade que precisa ter esperança, apesar de sua realidade obscura, criminosa e corrupta.

Tudo que eu conheço sobre o Batman vem dos filmes, com algumas leituras aqui e ali. Ano Um é tão bem escrito e desenhado que não só nos lembra dos filmes, como também parece criar o seu próprio.

Inclusive, o filme do Batman com o Robert Pattinson foi inspirado nessa HQ. É impressionante como eles conseguiram transmitir para o longa-metragem, com tanta fidelidade, a atmosfera sombria e a corrupção característica dessa edição.

Contudo, é ainda mais intrigante poder conhecer mais detalhes sobre Gordon, suas revoltas e temores, seu receio de viver e criar uma família em Gotham, além de outros sentimentos que ainda não foram explorados nos filmes, por exemplo.

E, claro, ver o Homem-Morcego em ação, não apenas como um super-herói que tem todo um arsenal ao seu alcance, mas como um homem que também é atingido (fisicamente e emocionalmente). O Batman é fruto do que Gotham se tornou. Conhecemos bem sua história de origem, mas aqui ela também ganha um peso maior. Ele quer salvar a cidade para as pessoas, mas ele reconhece que para tentar mudar um sistema corrupto, ele precisa de ajuda.

Ainda que eu tenha curtido demais essa leitura, sinto que eu pude conhecer mais do Gordon do que do Batman. Claro que se levarmos em conta que o Homem-Morcego tem zilhões de HQs para chamar de suas, é interessante ver Gordon mais de perto.

Outro detalhe que deixa esse quadrinho ainda mais diferenciado é poder ler sobre o quadrinista David Mazzuchelli, que fez todo o desenho de "Batman: Ano Um". Mazzuchelli não só tem um carinho especial pelo super-herói desde criança, como também se apresenta para nós, leitores, a partir de sua opinião sobre o Batman, detalhando seu ponto de vista sobre como ele se tornou um personagem tão icônico e marcante para ele.

E diria que para muitos de nós também!
Fabio 25/09/2023minha estante

Gabriella 29/09/2023minha estante
Muito bom!! Quero ler

Nic 01/09/2021

A origem do morcego!
Gostei muito da história apresentada, achei que faltou alguma coisa mas não sei bem o que é. Tanto o Gordon quanto Bruce afirmam durante toda a história que odeiam gotham e com tremenda razão, a cidade lembra muito as reais com exceção dos "super heróis".
lalidesu 01/09/2021minha estante
Gothan é realmente uma visão da Nova York de antigamente, quando a violência estava no seu auge e a cidade era uma das mais perigosas do mundo. Infelizmente lembra muito as metrópoles do BR, né?

Nic 01/09/2021minha estante
Sim, infelizmente..

Stefany294 17/04/2021

Eu me tornarei um morcego!
Ótimo quadrinho de origem do Batman. Foi minha primeira HQ que li pra começar entrar nesse mundo maravilhoso de quadrinhos e curti bastante! Pra quem quer conhecer mais sobre o personagem começa lendo essa maravilha que é aonde tudo começou.?
jokel 17/04/2021minha estante
Indico Ano Dois e Xamã que são continuações já que tratam do Batman em início de carreira

Stefany294 18/04/2021minha estante
Bom saber vou colocar na minha lista de leitura, obrigada.

Henry 21/01/2023

A Origem
Em todas as listas de leitura do morcegão, "Ano Um" sempre é o mais indicado para iniciar, pois se trata da origem definitiva do Batman. Mas não é apenas isso.

Escrito pelo mestre, Frank Miller, e desenhado por David Mazzucchelli, esse encadernado fala sobre o primeiro ano de atuação do homem morcego, numa Gotham cheia de desconfianças, políticos e policiais corruptos, mafiosos, ladrões... por aí vai.

Me surpreendi com tudo. "Ano Um" é um quadrinho de suspense noir de muita qualidade, no estilo Brubaker e, curiosamente, a arte também lembra muito a de seu parceiro, Sean Phillips.

A história também gira sob perspectiva de Jim Gordon, o futuramente promovido comissário. Há uma boa carga dramática em cima dos relacionamentos conflitando com a dura rotina de trabalho na polícia.

Adorei o nível de detalhamento e construção narrativa do Miller. Não, não é mais um quadrinho de super herói.

Sensacional, recomendo demais.
Armando.Edra 21/01/2023minha estante
Agora vejo logo de uma vez The Batman

Kassia 26/03/2022

Batman começa aqui
Batman Ano Um
É uma introdução muito boa para conhecer Bruce Wayne, Batman e o caos que é Gotham City

Acho uma leitura fluida e direta no principal objetivo: Apresentar o universo Batman

Só nesse primeiro conseguimos entender determinados papéis como Detetive James Gordan e O mordomo Alfred.
Também foi introduzida Selina Kyle, Harvey Dent e Bárbara esposa do comissário(que tem uma história extremamente pesada/triste/angustiante com o coringa em Piada Mortal)

E ainda foi citado o Asilo Arkham e fecha com chave de ouro citando o 1 vilão (sem ser a própria Gotham ?) O coringa!

Termino a HQ com a mesma sensação da primeira vez que li ?Mano o que será que vai rolar?
GABRO 26/03/2022minha estante
Tenho muita vontade de ler essa HQ também.

Irlandês 26/10/2012

"Batman - Ano Um" - Como se constrói um herói
"Batman - Ano Um" é a obra que redefiniu a origem do herói, em 1987, quando a DC Comics decidiu reformular a origem do personagem e deixou a tarefa ao encargo do roteirista Frank Miller e do desenhista David Mazzuchelli. Nessa saga, que é notável que serviu de inspiração para C. Nolan ao construir o enredo de "Batman Begins", nos apresentam os últimos preparos de Bruce Wayne para o início do combate ao crime em Gotham, depois de anos de exílio.

Do universo dos quadrinhos, um dos roteiristas que mais admiro é o Frank Miller, pois ele faz de tudo para trabalhar o personagem em uma visão de mundo mais realista e sensata, mesmo que os quadrinhos de super-heróis estejam ligados à ficção exagerada.

Se hoje sou fã do personagem "Batman", o responsável por isso é o F. Miller e sua abordagem. A releitura do personagem, procurando solidificar a Lenda dos quadrinhos, é o ponto mais forte da obra. Ao ler "Batman - Ano Um", não estamos simplesmente lendo sobre a origem do "Homem-Morcego", nós estamos na cruzada com Bruce Wayne e acompanhamos seus primeiros passos na carreira de vigilante.

Nós estamos presenciando essa transformação desde o momento mais difícil, desde o ponto crucial, o mesmo que definirá a trajetória de toda vida de Bruce.

E em Gotham City, a cidade mais corrupta do mundo, surgem notícias sobre um vigilante que está aterrorizando a máfia local e que também é perseguido pelas autoridades... Gotham nunca mais será a mesma.
Marcela 27/10/2012minha estante
Ficou muito boa sua resenha sobre "Batman - Ano Um". Faça outras. =)

ssam 20/02/2023

Batman: Ano Um
A hq que mostra o início do Batman. A volta de um Bruce ainda inexperiente a uma Gotham repleta de crimes, desconfiança e corrupção.

Tem muito presente também a perspectiva do Jim Gordon, seus conflitos em uma polícia corrompida e um casamento em crise. Vemos como teria sido o início da sua amizade com o Batman, da Mulher-Gato e do desenvolvimento da máfia de Gotham City.
P3te3rr 20/02/2023minha estante
en en

Luciano 16/09/2022

Primeira HQ do Batman que leio na vida e curti demais. Altíssima qualidade tanto em trama quanto em arte.! Com certeza lerei outras. Superman será a próxima.
Américo 16/09/2022minha estante
Cara que legal! Lesse super rápido

Maria, lua do Lucy 05/03/2023

História pesada pra todo mundo que já sabe
Todo mundo sabe sobre o origem do Batman, os pais que perdem num dia que ao cinema, crescer em Gotham City suja e com MUITA corrupção.
Ao mesmo tempo a história do Gordon, novo policial que veio de Nova York transferido, não sabia que ser honesto naquela cidade, seguir conforme a justiça, colocaria a vida de sua família em risco

????

Conta também o começo da carreira do Batman nas ruas, abatendo uns vilões na rua, também aparece a mulher gato sem muito destaque. Gostei muito das ilustrações e das cenas de luta como um tudo.
Li essa HQ em 2019, faz muito tempo.
Regis 05/03/2023minha estante
Também li tem algum tempo. Deu vontade de reler. Rsrs

Marcos 20/07/2020

O (RE)INÍCIO E O LEGADO CONSTRUÍDO NAS TREVAS⁣⁣
O (RE)INÍCIO E O LEGADO CONSTRUÍDO NAS TREVAS⁣⁣
⁣⁣
Quando se fala no homem morcego, automaticamente, somos remetidos a sua personalidade soturna e o seu ar tenebroso. De fato, antes mesmo de analisarmos sua extensa liturgia, a primeira imagem que se tem é sempre a de um homem profundamente atormentado por um crime que vitimou seus pais e que, como remédio, abraçou as trevas como forma de tentar seguir em frente.⁣⁣
⁣⁣
Mas nem sempre foi assim.⁣⁣
⁣⁣
O emblemático personagem criado em 1939 por Bill Finger e Bob Kane teve incontáveis facetas até o seu “último recomeço”. Somente no ano de 1986 o Batman, da forma que hoje o conhecemos nos filmes e até nos jogos, teve sua gênese definitiva. E os responsáveis por tamanha façanha foram Frank Miller e David Mazzucchelli.⁣⁣
⁣⁣
Assim surgia “Batman - Ano um”, a obra que ressignificou a mitologia do Morcegão, uniu a excelente história assinada por Miller e a incrível narrativa gráfica de Mazzucchelli. Particularmente não acho suficientemente justo afirmar que essa obra é apenas um dos maiores clássicos da DC ou que conta a história do primeiro ano de Bruce Wayne como Batman, Ano um revoluciona e reinterpreta a origem do Homem-Morcego e do próprio James Gordon.⁣⁣
⁣⁣
Não há, definitivamente, uma magia fabulosa ou heroísmo em demasia neste enredo, este Batman não foi pensado para ser um “cavaleiro da esperança” ou um representante da moral e dos bons costumes”. O seu estado de tristeza constante, a ira, a revolta e o desejo de vingança é o que representa a psique do protagonista. E o ponto mais controverso de tudo é que o vigilante encapuzado é que é a verdadeira faceta do personagem.⁣⁣
⁣⁣
Portanto, resta-nos concluir que Bruce Wayne é a fantasia escolhida para proteger a identidade do homem morcego que é o verdadeiro eu interior do personagem principal.⁣⁣
⁣⁣
Ano um é o que costumam chamar de “a origem definitiva” e confesso que fico mais fã do personagem a cada leitura que faço.
Lua 06/08/2020minha estante
Genial!!

Che 20/06/2017

FORGET IT GORDON, IT'S GOTHAM CITY
Foi um amigo quem esteve na origem do fato de eu achar (agora cada vez menos) o artista estadunidense Frank Miller superestimado, ainda na época do Orkut, há mais de dez anos, quando soltou a cascata sobre 'a única HQ que chega perto de Watchmen'. "Cavaleiro das Trevas" - a tal HQ apontada com essa credencial - tinha um roteiro bom e reviravoltas até hoje celebradas, a maior dela envolvendo o Superman, mas padecia de um traço feio, com aquele Batman 'gordo', de autoria do próprio Miller.

Felizmente, aqui Miller declinou dessa tarefa e a deixou por conta do muito mais competente (nessa função) David Mazucchelli, com quem já tinha feito uma bem sucedida parceria na genial, arrebatadora e inesquecível "A Queda de Murdock", que li faz apenas algumas semanas e resenhei aqui no nerdices, alguns comentários acima deste. O traço de Mazucchelli pode ser definido, em uma palavra, como elegante. Soube explorar bem o recurso das sombras (o que cai como uma luva para o conceito do 'homem-morcego') e o 'design' em si dos personagens e do cenário é ainda hoje bonito e cativante, mil vezes melhor que aquela geringonça do "Cavaleiro das Trevas".

Mas sou novamente forçado a reconhecer que o gênio por trás da obra, mais uma vez pra minha surpresa (embora dessa vez já não tanto, após o choque que foi ler Daredevil: Born Again), é o próprio Frank Miller. As frases em off, os diálogos, o próprio arco dramático da origem do morcegão é contado de modo primoroso. Ele teve a perspicácia de se focar pouco na infância do herói, nos poupando de ler pela milésia vez a morte dos pais de Bruce Wayne, o qual mais uma vez se reafirma como raríssimo - talvez único - caso de personagem podre de rico que não me causa antipatia imediata (bem diferente, por exemplo, de um Tony Stark).

Ainda sobre o roteiro, o melhor de tudo é que se privaram de risíveis vilões 'superpoderosos' e se focaram em coadjuvantes de peso, como Selina (aqui insinuada como ex-prostituta) e, principalmente, o então tenente Gordon, indubitavelmente o melhor personagem da HQ. É pelos olhos dele que vamos descobrindo a origem do Batman, mas não fica só nisso. A ênfase é nos personagens 'pé no chão', sem nenhuma pegada fantasiosa, gente como a gente, de carne e osso. Isso dá um tom de film-noir e moralmente dúbio até para o próprio Gordon, o verdadeiro protagonista da graphic novel, aqui em crise conjugal e sofrendo as tentações de outro rabo de saia. E nessa selva de pedras onde (quase) nenhuma alma não está à venda, um mísero deslize do incorruptível tenente pode ser a deixa para uma tremenda dor de cabeça.

Enfim, só resta de novo tirar o chapéu para a obra e para Miller em especial. Até poderia fazer ressalvas (a historinha de salvar o gato é infantil e boba), mas são tão mínimas perto do todo que não vale a pena. A melhor HQ do morcego que li até o momento, superando "O Longo Dia das Bruxas", que até então ocupava esse posto. Se você não conhece ou nunca leu nada do Batman, "Ano Um" é um ótimo ponto pra começar.
Pedro 05/12/2017minha estante
O título da sua resenha resume a HQ toda na minha opinião!

Keyth 21/04/2024

Essa HQ é impecável
Faz um tempo que estou (não tão) levemente obcecada por Batman, pela batfam em um geral. E, embora já esteja lendo as comics mais recentes, acho que ler os grandes clássicos do homem morcego sempre é uma boa pedida, afinal você sempre acaba se deparando com enredos envolventes e personagens cativantes.

Batman: Ano Um entrega todas essas coisas, e muito mais. Reconta a clássica história de origem do Batman de uma forma inovadora, focando em suas falhas e acertos nos primeiros dias de Bruce como Batman.

O traço do artista e a escolha de cores são muito bonitos e ajuda construir ainda mais a atmosfera.

Após ler essa comic, acho que fica bem óbvio a fonte que o Nolan bebeu ao fazer Batman Begins.

No mais gerais, dêem uma chance para essa HQ, mesmo que não seja acostumado a ler isso.

Renan 09/11/2013

Nasce uma Lenda
Uma das melhores histórias do Batman, a hq é bem pé na realidade, é crua, e violenta e sombria.

Acompanhamos paralelamente a chegada de Gordon e do Batman em Gothan, vemos essas duas figuras em seu começo. Não é um ahq para crianças, contem polia corrupta, prostituição, entre outras coisas. Tem boas cenas de ação, em especial a do Batman no prédio abandonado.

A história infelizmente é curta, mas a edição contém bastante extras como textos, esboços de desenhos e roteiro original.