Matilda

Matilda Roald Dahl

Resenhas - Matilda

Josy 25/10/2020

Já havia visto o filme, mas sem dúvidas o livro se mostrou além das minhas expectativas, uma história linda e cativante, eu já amava Matilda, mas depois da leitura deste livro amo mais ainda.

@Estantedelivrosdamylla 14/12/2020

Nostálgico
Assim como boa parte das crianças da minha época, eu assisti o filme "Matilda" na sessão da tarde inúmeras vezes. Como tenho um carinho enorme por histórias infantis, resolvi me aventurar pela narritida de Dahl mais uma vez, e foi incrivelmente doce e nostálgico.

Matilda era uma menina prodígio que tinha um amor por leitura e matemática, era doce, gentil e autossuficiente - afinal, seus pais eram extremamente negligentes e abusivos -, com isso ela foi descobrindo as maravilhas que os livros podem proporcionar, se transportando para um mundo totalmente diferente.

Com a chegada da época escolar, ela conhece a professora Srta. Mel, uma pessoa amável e compreensiva, assim como também conhece a Sra. Taurino, a ditadora ou melhor, diretora da escola.

Com a fofura e a graça de uma escrita simples e acessível para o público infantil, vamos nos encantando com as aventuras de Matilda e suas peripécias. No fim, me deixou com uma sensação de perda, afinal, relembrar a infância através de um livro é muito especial.
Nay T 14/12/2020minha estante
Nada foi tão especial quanto ler você

18/05/2015

“All the reading she had done had given her a view of life that they had never seen.”

Matilda aprendeu a ler com dois anos de idade. É filha de pais ignorantes que vivem de falcatruas e não só a negligenciam como a desprezam por ela não ser como eles. Aos quatro anos decide ir sozinha na biblioteca depois de ter o pedido de um livro negado pelo pai, “livro pra quê se temos uma TV?”.

É um livro infantil, mas que contém informações mais relevantes que muito livro adulto por aí. Ele te proporciona vários momentos de emoções: raiva pelos pais da Matilda, revolta com a diretora da escola que trata super mal os alunos, amor pela Miss Honey, que como o nome sugere é um doce de pessoa e muito, mas muito amor pela Matilda que, com a sua inteligência vai dando uma lição em todos esses personagens terríveis fazendo a gente gargalhar em várias passagens do livro.

Um livro para amantes de livros.

Maitê 22/01/2021

uma fofura essa menina Matilda que lê livros aos 5 anos que gente de 40 não entende. Roald Dahl não erra a mão, ele faz dela uma criança, que sabe muito mais do que deveria, mas ainda com aquela inocência infantil.

Paola Galva 04/12/2020

Tão, se não mais, encantador que o filme!
Apesar do inglês britânico, achei a leitura fácil e gostosa.

Rocklieber 12/10/2020

Meu primeiro livro em inglês, bem desafiador, mas ajudou já ter assistido o filme, amei

Morgana Cruz 04/02/2020

Matilda!
Eu tenho um carinho especial por esse livro do Roald Dahl. Saber que Matilda era uma devoradora de livros desde tão pequena me fez lembrar que eu também fui assim. É nos livros que ela encontra o conforto e o refúgio por ter uma família que a negligencia tanto. Pensar nisso dá um aperto no coração, mas a gente logo percebe e aprende com Matilda a não se deixar abater por isso.
Ela é apenas uma criança e uma leitora voraz que já teria batido todos os recordes de livros lidos aqui do Skoob (hahahaha).

Emilly 02/11/2020

A garotinha prodígio
Matilda é uma leitura leve, repleta de humor, que possui uma personagem principal extremamente cativante. Foi um prazer acompanhar a breve história dessa menina que fora negligenciada por seus pais, mas que, com a ajuda da bondosa professora Miss Honey, descobriu-se uma pequena mente brilhante. O autor soube conduzir de maneira fantástica a jornada desse indivíduo tão singular. Adorei a acidez humorística de Dahl e, ainda mais, adorei a Matilda. Gostaria de ter lido essa obra quando ainda pequena, porque penso que haveria me submergido ainda mais nesse mundo infantil. Contudo, nada do encanto é perdido na leitura mesmo com mais idade. Recomendo!

Jessica 03/08/2020

@tagdoslivros
Matilda é uma criança sensível e extraordinária, porém seus pais sempre a trataram como se fosse um fardo. Ao entrar na escola primária, a situação só piora ao virar alvo da odiosa diretora da escola. No entanto, em meio a tanto desprezo, a garotinha descobre que é muito mais forte que qualquer um, até ela mesma, pensam.

O filme "Matilda" foi um daqueles que marcou minha infância, tanto que o reassisto sempre que tenho a oportunidade, mesmo passados tantos anos. Quando me deparei com o livro, ainda mais em uma edição tão linda, aproveitei a primeira oportunidade para ter em minha coleção. Apesar de ser direcionado a crianças, a escrita é muito gostosa, fluida e madura, podendo ser lido por todas as idades. Fiquei feliz ao perceber o quanto o filme foi fiel ao livro, e senti nostalgia e uma sensação boa a cada página. Recomendo muito, principalmente a quem, assim como eu, ama essa história.

Para mais resenhas, siga meu perfil do Instagram: @tagdoslivros

Leonidas.Assumpcao 04/08/2020

Inteligência
Um livro. Que é bem legal .Tem aventura , comédia , carinho

nathiconti 02/08/2013

Tendo crescido com esta história no meu imaginário e tendo a menina Matilda (cinematográfica) como heroína infantil é impossível não ser tomada por um sentimento de nostalgia ao virar as páginas deste livro.
Matilda é uma história para crianças muito diferente de tudo o que há por aí. Aqui paradigmas de família, autoridade, inteligência e independência são quebrados, porém de uma forma tão natural que nós aceitamos tudo como caminho natural das coisas.
Notei várias diferenças com o filme. Cenas pontuais adicionadas ou retiradas em relação ao livro, porém acho que a essência foi mantida: a brilhante Matilda e sua malícia bem direcionada, a adorável Ms Honey e seu passado perturbador com a assustadora Trunchbull (que, aliás, ficou igualzinha a ilustração do livro!) e os pais de Matilda... Que, sim, mereciam ser punidos.

Tálita 16/08/2017

Puro amor, esse livro. Achei que o filme foi bem fiel, a essência se mantém perfeitamente. Meu primeiro Roald Dahl e gostei muito da escrita, é simples, sem perder o encanto.

Julia.Martins 21/04/2018

Uma delícia de leitura para adultos e crianças. Recomendo!

Cássia | @quenuncafaltemlivros 12/02/2016

Livro maravilhoso!
Resenha em www.escreva-escreva-escreva.blogspot.com

Mariaduda 25/07/2019

Nostalgia
Lembro quando ligava a tv e passava Matilda na "Sessão da tarde" a experiência de ler e rever essa obra foi incrível. O livro é ume encanto e cheio de gravuras, Roald Dahl tem uma escrita infantil simples que qualquer estudante seja iniciante ou intermediário de inglês, consegue entender e usufruir. ?
Obs: Eu odeio os pais dela muito mais nos livros, negligentes e inúteis. Ms.Honey, tão fofa. Matilda a criança que eu gostaria de ter como irmã. Ms.Trunchbull é simplesmente a pior e infelizmente a gente sabe que existe pessoas como ela.