Roseira, Medalha, Engenho e Outras Histórias

Roseira, Medalha, Engenho e Outras Histórias Jefferson Costa

Resenhas - Roseira, Medalha, Engenho e Outras Histórias

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Nicoly Mafra 26/06/2020

Sobre "Roseira, Medalha, Engenho e Outras Histórias"!
Em "Roseira, Medalha, Engenho e Outras Histórias", a narrativa única e não linear da obra mescla o passado e o presente, e retrata, de modo impecável, as vivências, aventuras, jornadas e a identidade de uma família que mora no sertão nordestino, e como os personagens tiveram suas vidas impactadas por estes acontecimentos.

Jefferson Costa, roteirista e ilustrador deste quadrinho, resgata histórias de seus familiares e reproduz, com toda a delicadeza e uma essência muito especial, os dias felizes e tristes de suas jornadas. O linguajar e vocabulário da região é encontrado nos balões de fala, a rotina de seus familiares, histórias e dificuldades são apresentadas nas belíssimas artes, e as cores escolhidas são vida a este quadrinho tão especial! Definitivamente, uma obra impecável que reflete e representa o poder da nona arte!

site: www.instagram.com/nickmafra

Fabrício 06/06/2021

Esse quadrinho me trouxe memórias da época de moleque, quando ia passar o fim de semana na casa dos meus avós. Um tempo sem internet e tecnologia. Um tempo de simplicidade. Lembro que ficava com meus primos subindo nas árvores, descendo as serras, brincando de tudo quanto é coisa que não se vê mais hoje em dia. Que leitura gostosa. E que saudades daqueles tempos. É de encher os olhos.

Julyane Polycarpo 31/01/2021

Roseira, medalha, engenho
Não que eu tenha lido muitas HQs, mas das poucas que li, preciso dizer que essa tem as ilustrações mais lindas. Estou muito apaixonada.
A história é muito linda também, hora engraçada, hora reflexiva, hora com tensão.

A história se passa no sertão nordestino, de forma não linear e com características muito fortes da região. E eu, como pernambucana, não posso deixar de dizer que recomendo muito a leitura!

juliapassos14 20/03/2021

O livro é um belo retrato das histórias, crenças, tradições, músicas, sonhos, medos, recomeços, heranças culturais, resistência e vidas do sertão da Bahia. Das brincadeiras de criança ao estudo e à dureza do serviço, são desenhos muito bonitos e tocantes, que dão voz a narrativas tão importantes.

"Acorda, levanta, resolve...
Em cima do medo, coragem"

Jon 22/05/2023

Uma magnífica surpresa
Me faltam palavras para essa HQ incrível. Estou surpreso pra falar a verdade, pois não conhecia as obras do autor e encarei a leitura despretensiosamente. Muito bem feita. Traços excelentes. Em alguns momentos fiquei um pouco confuso com as alocações temporais e personagens, mas nada que empobreça a experiência. Histórias incríveis, reais, que retratam a simplicidade e os perrengues da vida no campo no nordeste brasileiro no século passado.. é emocionante, um retrato de milhões de brasileiros.. Transmito aqui os parabéns e meus agradecimentos ao autor Jefferson, foi uma experiência fantástica para mim. Recomendo fortemente esta leitura.

Karin 15/10/2020

Bunito dimais!
Eu não tenho palavras para esse livro.
É LINDO
É PROFUNDO
É SINGELO
É ANCESTRAL
É PRESENTE
É FUTURO
Chorei com a história, a homenagem e o resgate do que somos.
Obrigada por essa obra de arte, Jefferson!

site: https://www.prateleiradecima.com/

Lótus 24/10/2020

Não sei especificar qual foi minha parte favorita nessa HQ. O traço do Jeff é cheio de movimento e nos convida a prestar atenção em cada detalhe. As cores tiram o fôlego, nos fazem sentir carinho, nostalgia. A história mostra as durezas da vida, mas também as delicadezas, que me fizeram sorrir sem perceber. Na guarda do quadrinho, já um padrão de uma espécie de colcha de retalhos, e é exatamente isso que o quadrinho é: diversos fragmentos, unidos de uma forma aparentemente aleatoria, mas quando temos noção do conjunto, percebemos que esses fragmentos só podiam estar ordenados dessa forma, contados desse jeito. Muita verdade, ancestralidade e carinho em cada página. Tive que ler duas vezes, uma seguida da outra, para admirar cada pedacinho.

Lucas Lima 10/01/2021

respeite o nordeste
lindo e emocionante. uma homenagem incrível ao nordeste e nossa ancestralidade. arte com movimento e trilha sonora com direito a Mestre Ambrósio e Cordel do Fogo Encantado. todo brasileiro deveria ler. nordestino é resistência.

Dude 01/11/2020

A vida como ela é..
Linda história sobre a vida do autor Jefferson Costa. Idas e vindas que fazem o leitor terminar a obra numa sentada só.

Paulinho 02/09/2023

Entre Cores e Lembranças
“A lembrança da vida da gente se guarda em trechos diversos, cada um com seu signo e sentimento, uns com os outros acho que nem não misturam. Contar seguido, alinhavado, só mesmo sendo as coisas de rasa importância. De cada vivimento que eu real tive, de alegria forte ou pesar, cada vez daquela hoje vejo que eu era como se fosse diferente pessoa. Sucedido desgovernado. Assim eu acho, assim é que eu conto.”

ROSA, João Guimarães. Grande Sertão: Veredas. 20ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001, p. 138.

“Roseira, Medalha, Engenho e Outras Histórias” segue essa ideia narrativa do nosso querido Riobaldo. De maneira não linear acompanhamos o cotidianos de diferentes personagens, em diferentes tempos e lugares como parte da vida de Vaninha. Dizer isso pode soar pouco. A vida cotidiana, simples, os afazeres domésticos, o trabalho na roça, as brincadeiras de criança, os medos, os receios, as perdas, os sonhos, mas tudo isso compõe o que há de mais importante numa história: a vida.

Eu fiquei deslumbrado com essa obra, me emocionei em algumas passagens. Primeiro, porque a arte é deslumbrante, é um dos trabalhos gráficos mais bonitos, mais belos que eu já vi. O uso das cores é hipnotizantes, os quadros nos convidam à contemplação, é algo realmente único. Segundo, porque em muitos aspectos, minha vida estava retratada ali. Minha infância no interior da Bahia, o trabalho, as brincadeiras, os medos. Foi uma imersão muito profunda e muito poética.

Eu tive o prazer de conhecer o Jefferson Costa, na Flipelô de 2023, e ele me contou que esse era o trabalho da sua vida, e depois de ler eu entendi perfeitamente a sua felicidade em realizar tal feito artístico. Quando contei a ele um pouco da minha história ele me apontou uma página (pp. 15) e eu me vi ali desenhado ouvindo a avó contar histórias de assombração. Caso não tenha ficado claro eu estou tentando convencer você a ler essa HQ. Leia-a!

Quem me acompanha aqui sabe que minha HQ favorita é “Persépolis” da Marjane Satrapi com a qual me conectei de uma maneira tão íntima, a minha segunda “Watchmen” de Alan Moore e Dave Gibbons, principalmente, pela reflexões filosóficas dramatizadas na trama de forma tão impactante e “Cumbe” de Marcelo D’Salete por ter me impactado de uma maneira vertiginosa. Incluo agora entre os trabalhos de HQ que mais me tocaram “Roseira, Medalha, Engenho e Outras Histórias” de Jefferson Costa. Concluí a leitura imaginando quando poderia reler e encontrar novamente, Vaninha, Zeca Preto, Cotia e as cores.

Wandson.Oliveira 14/05/2021

Roseira, medalha, engenho ...
Que obra belíssima, um quadrinho que fala de ancestralidade, jefferson mostra o quão é importante nosso passado, mesmo quando achamos que é simples e sem valor, uma verdadeira homenagem aos seus antepassados.

Bernardo (@vida.colecionador) 22/04/2022

Roseira, Medalha, Engenho e Outras Histórias
Roseira, Medalha, Engenho e Outras Histórias é um dos primeiros trabalhos lançados pelo selo Original Pipoca & Nanquim. A editora, após se consolidar trazendo obras famosas e muito pedidas pelos leitores, decidiu se aventurar na produção de publicações originais.

Essa publicação é assinada por Jefferson Costa, responsável pelos traços das obras A Tempestade, La Dansarina, Jeremias: Pele e Jeremias: Alma. Após afirmar-se no mundo dos quadrinhos como um excelente desenhista, tendo ganhado mais de uma vez o Troféu HQMix - nosso Oscar dos quadrinhos - aqui Jefferson Costa assume pela primeira vez o roteiro da história.

Na história somos apresentados, as vidas de Vaninha e Marinho, e suas famílias, nas décadas de 50, 60 e 70. Através de flashes de momentos distintos da trajetória deles, vamos conhecendo suas vidas, uma vida dura e simples no sertão nordestino. Lembranças boas e ruins, risadas, lágrimas, mas principalmente, como a vida pode nos surpreender.

Nos é mostrado a importância das nossas origens, a importância de superar cada obstáculo, a importância da família e a importância de nunca desistir. Apesar de não ter nascido no nordeste brasileiro, algumas das situações relatadas também presenciei na minha infância, talvez por isso essa história tenha me conquistado.

Mais que um quadrinho, a obra de Jefferson Costa é um álbum de família e através dele, o autor celebra o legado dos antepassados e a importância de não se apagar a história.

Um detalhe muito interessante, e que reforça a ideia do autor de preservar e celebrar as suas origens, é o modo que os personagens falam, com diálogos tipicamente da região nordestina, trazendo ainda mais peso a obra.

Uma leitura emocionante e envolvente, que resgata as memórias do autor sobre suas origens, através de um roteiro preciso e uma arte incrível.

Confira a resenha no site:

site: vidadecolecionador.com.br
Mimi Macedo 22/04/2022minha estante
Siiiimmm ?

NickSnow31 06/04/2021

Simbiose de histórias
"Roseira, medalha, engenho e outras histórias" é a primeira HQ que leio de Jefferson Costa e não poderia ter começado de maneira melhor!

A história é arte pura, não só pelas ilustrações cheias de personalidade, como também pela rica herança cultural nos diálogos e na narrativa.

Jeff une e tece as memórias de sua família de uma maneira maestral tornando toda a obra um grande diário de memórias compartilhadas.

Ele traz a tona a rica cultura do nordeste com todos seus tons complexos.

Não é uma leitura simples e nem para ser feita correndo. É preciso saborear cada página e se envolver comas tramas ali tecidas e, principalmente, com as vozes de cada personagem.

Cleber 20/01/2021

Ótimo trabalho de Jefferson Costa
Fiquei maravilhado com essa HQ brasileira escrita e desenhada por Jefferson Costa. O mesmo desenhista da HQ, também incrível, Jeremias: Pele e da HQ a Dama do Martinelli. Em um trabalho mais autobiográfico, o autor conta sua origens do nordeste do Brasil, com linguagem característica do lugar e desenhos que transmitem o sentimento da localidade e com um gostinho de poesia e canção.
Como diz no prefácio : Nossa identidade é o que nos define... Mas quantos de nós sabem, de fato, de onde viemos?
"Meu lugar é junto de tu. E o teu, é junto d'eu."

Jaqueline 29/08/2021

"Não me canso de querer ser da vida vivedor"
"Roseira, Medalha, Engenho e Outras Histórias" é uma daquelas hqs que tem tudo para nos comover e mexer com os nossos sentimentos. Por ser baseada em lembranças geracionais, espera-se que o leitor se conecte às histórias e sinta junto com as personagens toda aquela vivência, sentimentos, sonhos, dificuldades e sofrimentos de pessoas reais batalhando para viver em uma realidade de lutas diárias.

Por mais que a hq tenha tocado nas minhas próprias memórias de relatos familiares de épocas semelhantes, senti um pouco de dificuldade em acompanhar as histórias e entender o percurso das personagens de forma clara. Algo que ainda não sei dizer muito bem o quê me deixou confusa nessa obra. Talvez, em algum outro momento, eu deva reler "Roseira, Medalha, Engenho e Outras Histórias" para tentar capturar coisas que passaram despercebidas nessa primeira leitura.

Ressalto por fim que as canções que marcam as mudanças de capítulos contribuem muito para a obra. Dentre algumas que destaquei durante a leitura, acredito que Vida, canção do mestre Ambrósio, foi a que mais me marcou:
"Embora a vida
Não me trate com amor,
Eu não me canso de querer
Ser da vida vivedor!"

1 | 2 | 3 | 4 | 5