O Filho das Sombras

O Filho das Sombras Juliet Marillier

Resenhas - O Filho das Sombras

Diana 21/01/2024

Este livro fez com que eu entrasse numa ressaca literária mas também conseguiu tirar me dela... Sendo o segundo livro da saga de "Sevenwaters", sinto que houve uma clara evolução em relação ao livro anterior.
Eu não ia ler este livro, porque sendo da filha da Sorcha tive um pressentimento que não iria gostar ou que perderia o interesse no mesmo, mas com a minha teimosia fui ler, e digo vos já, foi uma ótima decisão, este livro mostra nos novos inimigos e um novo romance imperdível. Não tenho muito que dizer, simplesmente leiam este livro, se gostaram do outro então vão amar este.

Emmy 09/11/2023

PERFEITO
Tenho muitas e poucas palavras para dizer sobre esse livro, ao mesmo tempo. Ele é de uma leveza, uma delicadeza e profundidade que te prende e te transporta pra esse universo no instante que o leitor começa a ler.
Ele mantém o nivel do primeiro livro, com uma protagonista incrível e com muitas camadas, assim como os personagens secundários. Apesar de ter achado algumas decisões da Liadan burras, também entendo que esse é o conceito de simplicidade porém ousada da personagem.
Tenho um grande problema com o romance com menores de idade, mas, por ser um livro de 2001 e sendo uma fantasia histórica, não me surpreende muito. Porém, o final dá alguns indícios de que o próximo livro vai ter um relacionamento incestuoso, o que me faz ficar 10 passos pra trás.
Quanto a escrita, ela é um pouco complicada e, pelos capítulos serem enormes, um pouco cansativa, mas, ao decorrer que você se acostuma com o ritmo, fica incrível sentir a imersão que um simples posicionamento de palavras pode dar.

Moon 20/08/2023

Mais uma vez eu fui surpreendida
Sinopse: "O Filho das Sombras" é o segundo livro da trilogia "Sevenwaters", escrita por Juliet Marillier. A história se passa na Irlanda antiga e acompanha a vida de Liadan, filha da protagonista do primeiro livro, Sorcha. Liadan cresceu em um mundo repleto de magia e mistério, mas também marcado por intrigas e ameaças.

Após um encontro com um misterioso estranho chamado Bran, Liadan se vê envolvida em um complexo emaranhado de destinos entrelaçados.

A trama se desenrola em meio a uma atmosfera de perigos iminentes, forças ocultas e decisões difíceis. Liadan precisa escolher entre seu dever e seu coração, enquanto enfrenta desafios que testam sua força interior e sua lealdade à sua família e ao seu povo. A magia ancestral, a conexão com a natureza e o crescente amor entre Liadan e Bran são elementos que entrelaçam a narrativa, criando uma história envolvente e emocional.

"O Filho das Sombras" mergulha os leitores em um mundo de fantasia repleto de elementos celtas, mitologia e emoções intensas. A obra aborda temas como amor proibido, sacrifício, poder feminino e a luta contra as trevas, tudo isso em meio a um cenário rico em detalhes e personagens cativantes.

MINHAS IMPRESSÕES: Eu já havia amado o primeiro livro, da série Sevenwaters e fui mais surpreendida ainda, na sua sequência, onde acompanhamos a Liadan, filha de Sorcha e Red, numa descoberta de seus poderes parecidos com os do tio, Finbar. Ela também tem uma conexão forte com as criaturas encantadas da floresta e possui o dom das Visões, onde consegue ver um possivel futuro. Seu caminho cruza com o de Bran, o Homem Pintado, um mercenário conhecido por sua letalidade e por não ser leal à ninguém. Um amor arrebatador os envolve e leva Liadan a descobrir que seus destinos estão entrelaçados e mais uma vez, ela e sua família são usados como peças de xadrez na luta contra o mal que assombra Erin.

A Liadan é a versão mais nova da Sorcha e me conquistou assim como a mãe dela. Uma mulher forte, inteligente e capaz de amar intensamente. A autora novamente nos leva para um mundo de magia, ação, amor e descoberta, com cenas super bem escritas, descrições imersivas e um desenrolar bem construído com plots bem pensados e inseridos com perspicácia ao longo da trama. Porém, novamente, tenho que pontuar negativamente os capítulos super longos que cansam um pouco e também senti falta de saber mais sobre o destino de Niamh, irmã da Liadan.

aluisapmadeira 28/06/2023

"O Filho das Sombras ? Sevenwaters #2" | 3 estrelas.
Não posso dizer que não tenha gostado deste livro, mas talvez esperasse um pouco mais do mesmo.
A história é interessante e segue a linha da "original", mas custou-me um pouco a pegar nele durante os dias, porque se tornou entediante, a determinado ponto.
Acabei por retomar a leitura e gostar, mas não correspondeu totalmente às minhas expectativas, o que sei que é uma unpopular opinion. ?

? "???'? ??? ???? ??? s???????? ????????? ?? ??????, s???????? s? ?x?????? ??? ??? ?? ??????s ??? ????? ???? ?? ???? ? ????? ????, s???????? ???? ???s ???? ???? ????? ??? ???? s? ??? ????? ????? ??? s?? ???"

Nivea Ceroni 29/04/2023

Filho das Sombras
Quem conhece a história da Sorcha não consegue enxergar essa série de livros sem ela, mas quando a escritora é fantástica ela consegue trazer outro personagem tão forte e importante quanto o outro e fazer com que os leitores se apaixonem ainda mais por esses enredos. Assim conhecemos Liadan e nos despedimos de Sorcha.
Aqui conhecemos a força e a coragem de uma menina que só podia ser mesmo filha da Filha da Floresta.
E só para registrar, esse livro é ainda tão maravilhoso quanto o primeiro, que sempre será o meu favorito!!

Camila 20/03/2023

Escrita muito mais desenvolvida do que a do anterior
Eu gostei da história de "A filha da Floresta", mas confesso que (não sei se por culpa da autora ou da tradução), a escrita deixou muito a desejar. O que eu vi nesse livro foi uma escrita muito mais desenvolvida, mas como os mesmos elementos maravilhosos do primeiro livro: romance e magia. A personagem é tão (ou mais) envolvente do que Sorcha, e o romance, para mim, fez muito mais sentido do que no primeiro livro.

Thais 06/07/2022

Surpreendente
Consegue ser ainda melhor que o primeiro, recheado de tudo que eu amo em um livro de fantasia, e o final é convidativo para o restante da série. É simplesmente perfeito

Lore 04/04/2022

Eu esperava bem mais,a história é boa mas não chega nem aos pés da primeira , eu esperava uma história maravilhosa e o que eu ganhei foi uma mais ou menos

Virginia 06/01/2022

O Filho das Sombras
Depois de ter lido "A filha da floresta", percebi que tinha que ler o resto da saga. Por isso, não perdi tempo e comecei logo a ler "O filho das sombras". Se o primeiro livro da saga foi bom, este foi ainda melhor. Mas calma, que já explicarei tudo.

"Histórias não são mentiras nem verdades, antes qualquer coisa entre as duas. Podem ser verdadeiras ou falsas, conforme o ouvinte escolhe, ou o contador quer."

O filho das sombras conta-nos a historia de Liadan, filha de Sorcha e Red, irmã de Niamh e gémea de Sean. Tudo parece tranquilo em Sevenwaters, as coisas não podiam estar melhores até que um dia tudo muda. Liadan, tal como o seu tio Finbar, possui o dom da Visão e começa a sentir que um grande mal está a despertar - um mal antigo que se julgava adormecido. O livro todo é construído nessa tensão. O filho das sombras é diferente do seu antecessor, pois encerra em si uma narrativa repleta de intrigas, reviravoltas e revelações chocantes.

O que eu mais gostei foi o facto de nos apresentar outras visões para a mesma história. Sim, o livro pode ser narrado na primeira pessoa, mas Marillier parece incluir muito mais as personagens secundárias dando-lhes uma maior atuação. Achei que todo o clima de tensão foi muito bem construído, sendo que, durante a leitura, eu criava teorias sobre o que iria acontecer e o que seria este grande mal (pessoalmente, acredito que seja a Lady Oonagh).

"Quando tiveres visto um pouco mais do mundo real, talvez aprendas que toda a gente é dispensável. Não há exceções, seja um ferreiro habilidoso, um guerreiro calejado ou uma rapariga curandeira. Sofremos, morremos e somos esquecidos. A vida continua."

Como eu já disse, as personagens secundárias adquirem uma maior importância neste livro. Aliás, são as personagens secundárias e as suas escolhas que afetam a protagonista e a guiam ao longo da história. Uma outra coisa que fica muito clara desde o início é que Liadan não é Sorcha - ela é uma personagem inteiramente diferente. Liadan é independente e teimosa, enquanto Sorcha era um pouco ingénua e mais passiva. Sim, as personagens secundárias podem ter a sua quota parte no desenrolar dos eventos mas são as ações de Liadan que os desencadeiam. A personagem não deixa que outros façam as escolhas por ela, nem se submete à vontade das Criaturas Encantadas; ela prefere decidir o seu próprio destino, mesmo que pareça errado para aqueles que ama.

E quanto ao "Filho das Sombras"? Se querem mesmo uma resposta a essa pergunta, sugiro que leiam o livro e procurem por vocês mesmos. Aviso já que não é o que vocês esperam.

"Não procuro fazer com que estas feridas desapareçam, como se nunca tivessem existido. Sei muito bem que ele há-de, sempre, transportas as cicatrizes. Não posso fazer com que o seu caminho passe a ser amplo e direito. Há-de haver sempre curvas, e lombas, e dificuldades. Mas posso segurar-lhe a mão e caminhar a seu lado."

Em suma, "O filho das sombras" lida com as consequências d'A filha da floresta, enquanto tenta explorar essa ameaça tão omnipresente.
Diana 24/12/2023minha estante
Vou lerrr!

Virginia 24/12/2023minha estante
Força que vale a pena :)

Ally 12/10/2021

Bom, mas não como eu esperava
Eu iniciei esse livro com muitas expectativas, pois o livro antecessor foi um dos melhores de fantasia que eu havia lido nos últimos tempos, e então veio uma decepção.
O livro em si é muito bem escrito, os personagens e história muito bem construídos, é aquele tipo de livro onde as coisas fazem sentido sabe? Onde todas as pontas são amarradinhas. Só que os "mistérios" são muito fáceis de serem desvendados, a trama vai se tornando uma coisa meio sem graça.
Os elementos mágicos parecem não ter uma força tão grande aqui, embora haja um grande mal espreitando, e o que é abordado é feito de uma força tão pesada, triste...
O que salva o livro com certeza é o romance, que embora complicado, é lindo, forte, e puro, enemies for lovers, do jeitinho que eu gosto.
Outro ponto bem característico que me conquistou no livro foi a coragem da protagonista, em se arriscar, em ousar viver da forma que acredita, de enfrentar ate mesmo a família e a sociedade preconceituosa onde vive, e mais ainda, enfrentar as forças do outro mundo, se recusando a ser uma mera peã em seus jogos.
O livro não é ruim, na verdade eu gostei bastante, só não achei uma continuação tão boa quanto o primeiro livro da série, e também não fiquei com vontade de continuar essa história.

Maju 23/03/2021

Meu livro favorito
Já li esse obra de arte pelo menos umas 6 vezes. Acho triste essa série maravilhosa não ser muito conhecida e mais triste ainda por ter poucos leitores pra comentar. Sem dúvidas a Juliet sabe nos criar personagens femininas fortes e nos fazer apaixonar por elas.
Obrigada Juliet Marillier por existir e criar essa belezura ??

Ana Gouvêa 15/09/2020

Que bela continuação!
Segue delicado, segue envolvente e muito bom de ler! Gosto de personagens diferentões. ?