A Casa dos Deuses #2

A Casa dos Deuses #2 José Leonídio

Resenhas - A Casa dos Deuses #2

douglaseralldo 28/04/2020

10 CONSIDERAÇÕES SOBRE A CASA DOS DEUSES - OS GUARDIÃES, DE JOSÉ LEONÍDIO OU SOBRE CRÔNICAS DO IMPÉRIO
1 - Os guardiães - A casa dos deuses é o segundo volume da pentalogia de Leonídio em que o autor apresenta ao leitor as crônicas de um passado procurando dar visibilidade a todos os estratos sociais que compuseram e compõe este país. Neste segundo livro a narrativa desenvolve-se nos tempos do imperador, Dom Pedro II;

2 - De antemão, precisamos dizer que esta sequência soluciona um dos problemas que atrapalharam o primeiro volume, a revisão. Falamos disso em Portais da Liberdade e do quanto tais problemas prejudicaram o bom projeto que é esta pentalogia. Nesse livro, a obra nos exige pelo que importa, de modo que acaba fortalecendo as ambições do autor e fazendo justiça à relevância do projeto. Dito isto, podemos, portanto, nos dedicar apenas à interpretação e leitura do romance;

3 - De modo geral o romance permanece percorrendo o caminho de tentar-se construir-se enquanto épico nacional a partir das crônicas de um país antigo e em seu processo de formação, marcado por seus conflitos, mas acima de tudo, especialmente neste segundo volume, pelas inesperadas confluências que nem sempre estamos acostumados a observar, seja na literatura, seja nos livros de história. Isto porque o autor seguindo certo movimento que já percebemos nas artes, procura ambientar sua narrativa numa sociedade cujas complexidades não permitem a vivência em caixas apartadas e isoladas. Com isso ,estabelece inter-relações entre escravos, índios e brancos para além dos relacionamentos antagônicos e opressores já conhecidos e que eram de fato a regra, mas aqui, tentando trazer também os pontos de contato entre estas culturas;

site: http://www.listasliterarias.com/2020/04/10-consideracoes-sobre-casa-dos-deuses.html