Giacomo Joyce

Giacomo Joyce James Joyce

Resenhas - Giacomo Joyce

Ricardo Rocha 19/05/2011

uma sílaba breve
Esse livro único que não me canso de ler nos intervalos da vida. Alguém dirá “reler”. Não. Não é possível para mim reler Giácomo, o que supõe que eu tenha lido uma vez anterior o mesmo texto. Para mim contudo nunca é o mesmo texto. Se renova. Me renova. Tem a humildade das obras menores dos grandes autores sem contudo deixar de mostrar tudo o que fez maiores as tais. Não é idolatrado como Ulisses ou Retrato de um artista quando jovem, o que o torna muito mais atraente. Mas não há como ignorar Ulisses aqui, porque é o embrião de Ulisses. Pelo menos a maioria vê assim. Prefiro ver Ulisses como uma chave para ler Giácomo.

Sim: uma sílaba breve. Um riso breve. Um breve bater de pálpebras” (p. 23) Uma afirmação sutil mas estável. Em oposição clara ao “Não”, pois o que passa disso não é de boa procedência. Remete a Dujardin, recém-descoberto, a afirmação de um momento único: «Un soir de soleil couchant, d'air lointain, de cieux profonds; et des foules qui confuses vont; des bruits, des ombres, des multitudes; des espaces infiniment en l'oubli d'heures étendus; un vague soir... » (Les lauriers sont coupés) Um entardecer de sol se pondo, ar distante, céu profundo, e massas confusas, ruídos, sombras, multidões, espaços de extensão infinita; é o aqui; a hora que bate; e, em volta de mim, a vida; a hora, o lugar, um entardecer de abril, um entardecer claro de sol se pondo, os ruídos monótonos, as casas brancas, a sombra das árvores; um entardecer agradável, e uma alegria de ser alguém, de ir; as ruas e as pessoas, e lá muito longe o céu. A hora soou; seis horas, a hora esperada. Eis a casa onde devo entrar, onde encontrarei alguém; a casa; o vestíbulo; entremos. A tarde cai; o ar está bom; existe alegria no ar” E assim como Giácomo terminará com um guarda-chuva, um sim está ligado ao chapéu nOs loureiros – detalhes significativos, como um espelho numa imagem – “...o chapéu-côco. Sim.” E mais tarde estará, o Sim, na essência do famoso monólogo de Ulisses: “sim o coração dele batia como louco e sim eu disse sim.

Escrito entre Retrato de um artista quando jovem e Ulisses e não publicado, Giácomo Joyce é, pela simplicidade poética que, acho, não está nos livros famosos de Joyce, uma pequena e pouco apreciada pérola