Andersen e suas histórias

Adaptador: Regina Drummond @regina.drummond.1
Ilustrador: André Neves @neves.ilustra
Editora: Ave-Maria
Páginas: 52
Avaliação: Gostei muito (4/5)
Mês: Fevereiro/2020
Bibliotecária: Glaucia / São Bernardo do Campo-SP
@glaucia.vilasboas
Em comemoração ao dia internacional do livro infantil escolhi uma leitura realizada em fevereiro para minha filha Alice. O livro foi publicado pela editora Ave-Maria em comemoração aos 200 anos do nascimento do autor.
As histórias escolhidas foram recontadas por Regina Drummond que escreve com uma delicadeza, leveza e com textos ricos em detalhes. Todas as ilustrações foram feitas por André Neves que tem traços inconfundíveis e únicos deixando a obra linda.
São 06 histórias, algumas conhecidas e outras menos. Eu particularmente conhecia quatro e duas não. As histórias são: O soldadinho de chumbo ; A roupa nova do rei ; Miudinha ; O boneco de neve ; O anjo e O patinho feio.
Adoro contos de fadas. Gosto tanto, que no meu curso de Pós escrevi um artigo científico sobre o trabalho infantil nos Contos de Fadas. As histórias se analisadas criteriosamente nos trazem muitos ensinamentos.
Essas especificamente tem como tema central o Amor, exceto “A roupa nova do rei” que critica a vaidade e a soberba intelectual das pessoas. Temas como tristeza, morte, diferenças e desprezo são abordadas nestas histórias. As histórias de Andersen, diferentes de outros contos de fadas, a maioria não tem final feliz, ao contrário muitas tem finais tristes.
Dentre as histórias em que Andersen escreveu tem uma em que a meu ver é a mais triste de todas “ A vendedora de fósforos” mas esta não está neste livro e é uma boa oportunidade de conhecer outras histórias do autor.

site: https://www.instagram.com/p/B-fcs1MDJYn/