Claro Escuro Gustavo Corção

Resenhas - Claro Escuro

Nati 11/06/2024

Quanta verdade em uma única obra!
Fiquei sabendo sobre esse livro ao fazer um curso sobre a Alma Feminina do Guilherme Ramos?
Então, já tratei de providenciar o livro pq já conhecia a fama do autor.

E que maravilha de livro.

O autor era antidivorcista, e traz suas razões para tal. Eu sei que é difícil, nos dias atuais, pensarmos sobre a ótica do autor?
Como por exemplo, como continuar em um casamento onde eu não sou feliz? Aí é que está a questão: o egoísmo de que tanto o autor fala que precisamos combater.
O casamento não pode ser visto apenas como a função de trazer felicidade.
Complexo, eu sei.
Mas tudo que ele traz nesse livro, faz muito sentido.
Eu com certeza não terei mais a mesma ideia
sobre casamento, família e divórcio!
Fiz inúmeras marcações por todo o livro! Quero
deixá-lo na cabeceira da minha cama para revisita-ló sempre!

Vou deixar um trecho do posfácio do livro que
resume bem o que eu senti ao ler i livro:

E espantoso notar que todos os prognósticos feitos há quase sete décadas por Corção a fim de alertar o poço sem fundo no qual nos metíamos se concretizaram. Desde a moral do egoísmo hedonista que move a vida atual até o fato de habitarmos todos, não em lares, mas empilhados em caixas cada vez mais apertadas, está tudo lá, previsto, explicado, solucionado. Ler Claro escuro agora é ter quase uma experiência profética. Suas palavras inevitavelmente nos fazem lamentar o curso da história recente e temer o que está por
vir.
Que seja ele presença constante nas estantes de nossas casas, que haja dele um exemplar em cada oficina de casados, em todos os cursos de noivos de cada uma das paróquias do Brasil.
Que figure como nossa primeira opção para presente de casamento. Que seja, por fim, lido e relido; debatido e discutido; meditado e absorvido. Que aceitemos de mãos abertas a graça que nos foi dada através de suas páginas.

Lucas.Langowski 16/02/2024

Genial. Simplesmente genial.
Por recomendação da professora Olinda Scalabrin, fui atrás de um livro do Gustavo Corção. Desde a introdução o autor já mostrou sua capacidade de arguição, e seu bom humor.

O título, à primeira vista, não parece ter relação com o tema do livro, mas no último capítulo o autor utiliza a expressão e tudo se clareia. A escolha desta expressão para título do livro é genial, assim como outras expressões utilizadas ao longo do texto, como "filhos do divórcio", por exemplo.

Aprendi muito com o livro, pretendo relê-lo daqui um tempo.

Monique 20/12/2023

Claro Escuro
O livro é composto ensaios que tratam do divórcio e as questões que envolvem suas causas e consequências. Onde nos leva a muitas reflexões sobre amor, os princípios que baseiam a insolubilidade do casamento, as mudanças que ocorrem na estrutura familiar, principalmente na vida dos filhos.
Muito além da visão cristã do casamento, o autor levanta questões sociais e sobre um sentimento que vem crescendo a cada dia mais entre os casais, egoísta.
Dan 20/12/2023minha estante
Fiquei curioso

Rafaella 11/12/2023

Livro maravilhoso!!
Leitura indispensável para casais que desejam se casar e mais ainda para aqueles que já estão casados! Termino a leitura deste livro já com saudade, pois foram vários dias em companhia de um grande autor que me conduziu, com maestria e profundidade, a grandes reflexões sobre a vida e o casamento. Resumindo: este livro é uma joia rara.

13marcioricardo 26/06/2023

Até que a morte vos separe.
Livro dogmático que defende o casamento até que a morte separe os cônjuges. Apesar de concordar com algumas ideias e de poder olhar o assunto por uma pespectiva mais conservadora, o viés é totalmente católico.

O autor começa por defender que o homem precisa viver em sociedade. E mais que qualquer outra coisa a família é o bem mais importante do homem, da sociedade e da pátria. Depois passa para a sua defesa contra o divórcio.

Eu posso entender as ideias, mesmo que não concorde com elas, mas não tenho paciência quando os argumentos se baseiam em Deus quer isto ou aquilo, os milagres de Jesus aquele outro, porque a Virgem Maria é rainha dos céus e da terra numa pág ( noutra é Maria Madalena ) ou o pecado original.

Toma Santo Agostinho como referência máxima e até sugere que tenha sido o maior pensador de todos os tempos. Também passa o livro a desfazer os últimos quatro séculos, a burguesia e o individualismo que chegou com o iluminismo, como se os séculos anteriores fossem melhores.

Para quem chama os outros de tolos põe-se muito a jeito. A obra e suas previsões envelheceram mal. Até entendo que quem goste dessas coisas e, tal como o autor sugere, precise de ver a empregada como a mãe de Jesus para ter capacidade de a tratar condignamente, se reveja nessas idéias.

Entretanto, esta necessidade de converter os outros à sua fé e às suas regras não seria tão triste se não tentasse enfiar o fato católico a todos. Lamento, é uma roupa que já não me serve. E não voltará a servir.
Aryana 27/06/2023minha estante
??

Marcos Gabriel 07/07/2023minha estante
Oi, não sei da sua religião mas com relação ao casamento baseado na Bíblia. Realmente é até que a morte separe, com poucos pontos de exceção em q o divórcio ainda em vida pode ocorrer.
Não sou católico.

13marcioricardo 07/07/2023minha estante
Como disse Marcos, eu posso entender quem pense assim. Minha discórdia está nos pontos que realcei e também noutro que esqueci em que ele fala que o verdadeiro casamento é onde existem filhos, como se os outros valessem menos..Sou agnóstico. Não sei se existe Deus ou não. Mas não acredito nas religiões. São elas e seus deuses criações humanas.

Marcos Gabriel 08/07/2023minha estante
Entendi Márcio.
A Bíblia nos ensina qual a verdadeira religião. Tmb não tenho apego algum com religiões criadas por homens, mas tento seguir oq a Bíblia nos ensina a cada dia mais e mais, pra isso acontecer somente com a misericórdia que dura para sempre do Criador.

o.caioalmeida 22/04/2024minha estante
Ai você abre o noticiário hoje e vê que todas as previsões do Corção estão concretizadas (menos a de dormir em gavetas).

Divórcio nas alturas, metade das crianças sem o pai em casa, as taxas de casamento caem a cada ano, temos um bando de imaturos de 30 anos morando na casa dos pais...

Mas realmente né kkk, o grande problema foi Corção ser católico, puxa vida

Obs: não sou católico

Nati 15/05/2024minha estante
Cara, eu não estou nem na metade do livro e estou fascinada com a sabedoria e escrita do autor!
Posso até mudar de ideia no decorrer do livro, mas nas 40 primeiras páginas, concordo totalmente com ele! Faz muito sentido o que ele escreveu ali!

Gezinha 07/03/2023

Sem palavras para descrever a preciosidade desse livro.
Todos os casais deveriam ler! Todos os que pensam em se casar, todos que "não acreditam" no casamento...
É um bálsamo para a geração de "filhos do divórcio".
O autor tem uma escrita fluinda, profunda, clara, objetiva, com um humor sarcástico e ácido, mas ainda assim, elegante e preciso.
Deixa claro o errado e catastrófico caminho que as famílias, e por consequência a sociedade se encaminha, nesse mundo hedonista e fundamentado em um egoísmo vazio e cruel.
Leiam!

Ana 03/03/2023

Perfeito!
Uma leitura indispensável para todos que desejam se casar um dia! A leveza da escrita do Gustavo Corção sempre me encantou, mas nesse livro, tem um "quê" a mais.
Um assunto sério, tratado com seriedade, mas com uma escrita simples e de fácil compreensão! Livro riquíssimo!

Mariana Rodrigues 19/02/2023

Claro Escuro
A família é boa, e boa será até o fim do mundo; mas está funcionando mal. Os exemplos entram pelos olhos. Os moços e moças que se queixam da escuridão familiar são hoje legião. Temos de enfrentar com veracidade, e sem romantismos de ufanismo cristão, o triste claro escuro de nosso problema. A família é boa, diremos mil vezes; mas está funcionando mal, diremos duas mil vezes. E quando a família vai mal, tudo o mais ? política, economia, moeda, petróleo, indústria automobilística, partidos, imigração, tráfego das ruas, água, pão ?, tudo o mais irá de mal a pior. Porque uma sociedade é o que são suas famílias.

? Gustavo Corção

Eduardo937 09/02/2023

Importantíssimo para a fé
Não conhecia Corção, muito menos sabia que ele tinha Chesterton como principal referência. O livro é uma verdadeira catequese, que poderia ser tranquilamente lido em um encontro de noivos na igreja católica.

Jorge.Vinicius 17/01/2023

Leiam Gustavo Corção
Outra obra prima de Gustavo Corção. Ele discorre acuradamente sobre matrimônio, família, divórcio, criação dos filhos, sociedade, egoísmo, abnegação, psicologia, filosofia, política e santidade.
Ele, como católico, fala para os não católicos e, ulteriormente, para os católicos. Nos abastece com suas críticas ácidas e com verdades incômodas, influenciadas, decerto, por Chesterton, Machado de Assis e Santo Tomás de Aquino.
É assustador o quão profético Corção é nesta obra. Um brasileiro que, seguramente, foi um dos maiores de seu tempo, apesar de inexplorado e incógnito nos dias que correm.
Leiam Gustavo Corção!

Lorena Carneiro 03/01/2023

Profético
O autor Corção tem maestria em sua escrita, além de ser profético. O livro tem como tema principal o divórcio.

Ele agrega em sua fala bases teológicas, filosóficas e psicológicas.

O que mais marca nesse livro é sua afirmação ao dizer que se a família não está bem, nada mais estará bem e a sociedade toda será afetada. De fato, atualmente podemos visualizar que a família vai mal.

Levo como ensinamento ao ler esse livro ser menos egoísta, no lar, com o parceiro e com os filhos. E rezo para que mais pessoas conheçam esse autor, leiam esse livro e façam o mesmo.

Cuidem da família!

Maria4343 29/11/2022

Já começo dizendo que não conheço o autor, eu NUNCA pesquiso a vida pessoal do autor, não entendo essa obsessão em saber cada detalhe. Ele parece ser um ótimo escritor católico. Escreve muito bem, terminei o livro relativamente rápido. Mesmo sendo católica não concordo com absolutamente tudo. O livro fala sobre divórcio e por que ele é contra, e por que a Igreja é contra. Só lendo esse livro para entender. Olha alguns parágrafos que achei interessante.
[...] Mas a humanidade goza desse bizarro privilégio de se enganar sobre as coisas mais comuns e fundamentais.
[...] Para os dois cônjuges frustrados das alegrias que os filhos dão, ou aliviados das canseiras que os mesmo:o filhos tão abundantemente proporcionam, é justo dizer que a união está empobrecida, mas não que está inutilizada.

Mais pra frente ele diz

A ausência de filhos não anula o vínculo.

E por fim deixo essa última reflexão do autor Gustavo Corção.

[...] A só aceitação da possibilidade do divórcio transforma essa coisa - união entre homem e mulher até que a morte os separe -na união entre homem e mulher enquanto der certo.

Se você não consegue ler um livro sobre divórcio no ponto de vista cristã por nojinho, faz um favor e me bloqueia. Obrigada.

Paula.Juca 15/08/2022

Um farol na escuridão
Neste livro Corção trata do divórcio como um veneno que entra dentro das famílias matando o amor e aumentando o egoísmo. Quando você sabe que existe a possibilidade do divórcio, não há como levar o casamento como algo indissolúvel, logo temos famílias sendo desfeitas por tão pouco.... O egoísmos reina nas nossas famílias, e de acordo com Corção se as famílias adoecem e morrem grande é a perda para toda a sociedade, pois é dali que provém grandes médicos, advogados, cientistas, engenheiros etc.
Vale muito à pena a leitura deste livro pra todo jovem pretendente ao casamento.

Vinícius 22/04/2022

O Divórcio
Corção avalia de forma coesa e com base cristã as implicações dos divórcios na sociedade e o impacto nos filhos na sociedade da década de 40-50, onde já naquela época, causava espanto e preocupação a quantidade desenlaces matrimoniais. O que escreveria o autor se tivesse vivido os dias atuais? O derretimento do principal pilar de uma sociedade que é a família adoece a sociedade como um todo. Mais um excelente livro do Corção sempre referenciado seja de embasamento o críticas a alguns autores internacionais.

Maisa 20/12/2021

Meu mais novo autor favorito
Que livro excelente!! Profundo e atualíssimo não se esquecendo que foi escrito por volta de 1960, chega a ser profético tudo que é discorrido e analisado pelo autor nesta obra. Sem dúvida o melhor livro que li em 2021! Esse autor escreve muito bem com certeza lerei os demais livros de sua autoria!!