Catecismo da Igreja Católica

Catecismo da Igreja Católica Libreria Editrice Vaticana

Resenhas - Catecismo da Igreja Católica

Renisson 30/12/2021

Aqui está a doutrina Católica e é de essencialidade para todos os católicos entenderem a sua doutrina. Não é um livro de leitura rápida, mas de estudo.
O único senão é que este são de folhas brancas.

Hugo 03/07/2021

Um grande livro faz o Cristão pensar. Seus ensinamentos nãó são complexos, muito pelo contrário, são fáceis de seguir.

Filino 28/06/2021

Fundamental para católicos e enriquecedor para todo mundo
O "Catecismo" não deve se limitar àqueles que são católicos. Em verdade, essa obra deve(ria) interessar a qualquer um que levanta questões acerca de Deus, do homem e de tudo que há nessa relação. Crendo ou não, o proveito que o leitor aufere dessas páginas é imenso.

Pela quantidade de páginas, o volume do "Catecismo" poderia assustar algum desavisado. Mas a leitura é das mais prazerosas e didáticas: dividida em 04 partes, com diversos resumos no decorrer do texto, essa obra torna bastante acessível o credo católico, esclarecendo muitos aspectos a respeito dessa fé.

A primeira parte trata do próprio credo católico, consubstanciado na oração que leva esse nome ("Credo"). As frases que compõem essa oração são devidamente analisadas e explicadas ao leitor. A segunda parte, enfocando a liturgia, apresenta e explica, como ponto central, os sete sacramentos. A terceira parte, tratando do agir do cristão, tem o seu ponto alto na exposição e explicitação dos dez mandamentos. Finalmente, na quarta parte, tratando da oração do cristão, o "Pai Nosso" é também apresentado e explicado.

No decorrer de toda a exposição, milhares de notas de rodapé que remetem a passagens bíblicas, documentos da Igreja e obras de pensadores cristãos. Ao final, a relação de todas as obras e os autores citados, bem como um índice remissivo extremamente útil, que relaciona os temas tratados na obra e onde estão localizados (o que permite uma consulta agilíssima). Uma leitura bastante enriquecedora!

Rafael.Aguilar 10/02/2021

É surpreendente como uma teologia tão completa (e complexa), com dois mil anos de desenvolvimento e com uma linguagem tão "impopular", esteja totalmente de pé, sem contradições e com um brilho magnífico - apesar de tantos ataques e heresias.

A leitura do Catecismo (em algum momento da vida) deveria ser a regra para todos os cristãos. Grande parte dos católicos - e eu me incluo nisso - não teve um aprendizado didático e sistemático da fé... nós aprendemos aos poucos e sem coesão, sem saber distinguir bem aquilo que é dogma e aquilo que é especulação teológica. Muitas vezes confundimos as revelações particulares com as públicas e, não raramente, possuímos apenas conceitos sobre as coisas, sem uma profundidade de conhecimento.

Em consequência disso, não raras vezes nós até sabemos algumas coisas importantes, mas não conseguimos relacionar com as outras e nem entender qual o significado simbólico.
É aqui que entra a importância do Catecismo. Através de sua estrutura e das suas referências (nem sempre fáceis de compreender), conseguimos ligar uma coisa na outra, preenchendo as lacunas daquilo que aprendemos de maneira deficiente. Assim, é possível compreender a relação direta entre a Graça e os Sacramentos; entre a vivência dos Mandamentos e a oração; entre a Moral católica e a história da salvação.

Em resumo, o Catecismo é como o cimento, que une e dá sustentação aos "tijolos" esparsos de conhecimento católico, que fomos acumulando no decorrer da vida.

Vítor 01/01/2021

Livro fundamental!
Aqui está apresentada a base da Doutrina Católica. É um livro indispensável para todo(a) católico(a) que deseja avançar para águas mais profundas de sua fé, independente se é recém-convertido(a) ou está há anos na caminhada dentro da Igreja. O mesmo vale para qualquer pessoa que deseja conhecer, seriamente, a Teologia da Igreja Católica.

beatlesisland 30/12/2020

Essencial: o começo do começo de algo incrível.
Muito bem escrito! Não é entediante, e nem enfadonho.

Douglas.Ribeiro 19/12/2020

Essencial para quem quer conhecer mais a Santa Doutrina
O livro que mais demorei a ler, depois da Bíblia, me fez amadurecer muito nesse último ano e meio. Aprendi muito mais sobre minha fé, progredi espiritualmente e amadureci intelectualmente. Obrigatório para todo católico

MateusCantele 14/12/2020

O livro básico do catolicismo
Esse livrinho consegue conter 2 mil anos de tradição da igreja de forma sucinta e objetiva. É uma otima fonte de estudos para entender a fé católica e um pouco dos acontecimentos históricos que permeiam a história da igreja. Recomendadíssimo!

Karen.Andrade 12/12/2020

Gostei!
Ufa! Acabei. Demorei bastante para concluir. Excetuando as diferenças óbvias entre as doutrinas, a leitura das partes amparadas plenamente pelas Escrituras é de muitíssimo proveito, e muito bela também!

Danilo546 03/11/2020

Conhecer a Igreja e sua doutrina é maravilhoso! Todos os católicos deveriam ler!

Arthur Jácome 22/04/2018

Para uma compreensão global e aprofundada da fé católica apostólica romana, o Catecismo é de leitura obrigatória.

Divide-se em quatro seções:
1ª Seção - "O que cremos?" - Exposição do depósito da fé, pela explicação minuciosa do Credo, método que a Igreja vem utilizando desde o tempo dos apóstolos.
2ª Seção - "O que celebramos?" - Explicação sobre Liturgia da Igreja e os Sete Sacramentos que Cristo confiou ao Seu Corpo.
3ª Seção - "O que vivemos?" - Trata da moral cristã, seu fundamento e seu objetivo. Demonstra em que consiste cada mandamento do Decálogo e do duplo mandamento da caridade exposto por Jesus Cristo, Sabedoria Encarnada.
4ª Seção - "O que rezamos?" - Mostra em que consiste a oração cristã, como praticá-la, e faz uma explanação do Pai-Nosso, a oração por excelência, porque ensinada pelo próprio Deus na Pessoa do Filho.

Tudo isso fundamentado exaustivamente nas Sagradas Escrituras, na Tradição, no Magistério da Igreja, nos ensinamentos dos Santos Padres e dos santos.
O que dizer mais...? Para os católicos, tomem vergonha e comecem a ler! Será um marco importante para a vivência de cada um na fé católica.

Jaque.Vitor 22/07/2017

É complicado
A escrita não é tão fácil de entender mas mesmo assim tirou muitas dúvidas que eu sempre tive e ainda manteve algumas que ainda vou tirar. Mas explica muito bem o que a igreja católica acredita e por que acredita nisso. Apesar de ser um pouco repetitivo é um ótimo livro de consulta e estudos sobre o magistério da igreja católica.

Pe. Maurício 18/08/2012

Presente do Coração de Deus !
Desde 1992, o Catecismo da Igreja Católica tem dado seus numerosos frutos de santificação do povo de Deus, bem como a instrução dos seus fiéis. Este livro, que teve, junto ao Papa João Paulo II, e seus numerosos colaboradores, um real prestígio, um acervo de pesquisa e orações numerosa, de modo que, baseando-se na Sagrada Tradição, no Sagrado Maistério, e, principalmente, na Sagrada Escritura, procurou, assiduamente, transmitir, de modo íntegro e, sem mácula, o depósito da fé aos membros do corpo místico de Cristo.

Elizabeth 15/06/2012

Eu gosto de tudo um pouco mas... Aquele que Lê livros enriquece a alma. Porém aquele que medita na palavra de Deus Alimento o espírito (Sandro Costa)
O Catecismo ,é uma rica fonte para os católicos que quer se aprofundar sobre a fé católica ,e conhecer a verdade por ela ensinada!!!
É um livro que todos os católicos deviam ter e estuda-lo e não apenas ler!!!
Aprendi muito sobre a minha fé!!

rogeriogalves 27/12/2010

Livro fantastico,suas entrelinhas são como caixas que sempre tem algo novo a nos revelar, certamente um livro ungido pelo espirito santo.