Longa pétala de mar Isabel Allende

Resenhas -

MilenaSales00 20/12/2023

Escrita impecável de sempre
Segundo livro da allende e mais um livro pra se viver mil vidas. Nascer e crescer com os personagens. Dar diversos adeus.
Uma existência a refletir.
Definitivamente minha escritora preferida do ano foi ela ??

myhtuck 12/12/2023

Longa pétala de mar
"Em plena Guerra Civil Espanhola, o jovem médico Víctor Dalmau e sua amiga, a pianista Roser Bruguera, são obrigados a abandonar Barcelona, exilar-se e atravessar os Pirineus rumo à França. A bordo do Winnipeg, navio fretado pelo poeta Pablo Neruda, que levou mais de dois mil espanhóis para Valparaíso, eles embarcaram em busca da paz e da Liberdade que não tiveram em seu país. Recebidos como heróis no Chile - essa “longa pétala de mar e neve”, nas palavras do poeta chileno -, os dois se integrarão na vida social do país durante várias décadas, até o golpe de Estado que derrubou Salvador Allende, com quem Víctor estava ligado por laços de amizade, graças à paixão pelo xadrez."

Nota: 5/5
Desafio Bookster 2023

Biblioteca Álvaro Guerra 08/12/2023

Em plena Guerra Civil Espanhola, o jovem médico Víctor Dalmau e sua amiga, a pianista Roser Bruguera, são obrigados a abandonar Barcelona, exilar-se e atravessar os Pirineus rumo à França. A bordo do Winnipeg, navio fretado pelo poeta Pablo Neruda, que levou mais de dois mil espanhóis para Valparaíso, eles embarcaram em busca da paz e da Liberdade que não tiveram em seu país. Recebidos como heróis no Chile - essa “longa pétala de mar e neve”, nas palavras do poeta chileno -, os dois se integrarão na vida social do país durante várias décadas, até o golpe de Estado que derrubou Salvador Allende, com quem Víctor estava ligado por laços de amizade, graças à paixão pelo xadrez. Víctor e Roser se verão novamente desterrados, mas, como diz a autora: “quando se vive o suficiente, todos os círculos se fecham”.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788528624403

Juliana.Santos 07/12/2023

Mistura de ficção e realidade
Allende nos brinda mais uma vez com um maravilhoso romance que aborda a história de uma família - com foco em um membro específico - ao longo de décadas.
Gostei muito de acompanhar a vida de Victor ao longo de tantos momentos históricos, primeiro na Espanha, depois no Chile, tendo como pano de fundo acontecimentos que em algum momento aprendemos durante a vida escolar.
Me lembrou muito de "A Casa dos Espíritos", que tem essa mesma "pegada" de mesclar fatos históricos com personagens fictícios.
Já vou incluir outros livros de Isabel na minha TBR.

Cafe_Fili 06/12/2023

Muito relevante
Isabel Allende em sua melhor forma, a história é cativante e te leva de maneira leve a conhecer mais a história da América Latina e do Chile em especial.

César 03/12/2023

El derecho de vivir en paz
O livro se inicia na Espanha, no contexto da Guerra Civil Espanhola, tendo como foco a família Dalmau, republicanos contrários a imposição do regime ditatorial de Franco. Após a vitória do franquismo, milhares de refugiados da guerra, incluindo os Dalmau, fogem rumo a França em busca de exílio no país. Em meio a mortes e desencontros entre os membros da família, o médico Víctor Dalmau e a pianista Roser Bruguera conseguem chegar no país, que, todavia, não é nada receptivo aos refugiados espanhóis.

Após alguns meses, Víctor e Roser conseguem embarcar no navio Winnipeg, fretado pelo poeta chileno Pablo Neruda, que trazia 2 mil espanhóis refugiados para o Chile. É no país latinoamericano que Víctor e Roser começam a reconstruir suas vidas, que acompanhamos por várias décadas, até que os rumos políticos do Chile, assim como a Espanha, passam a apontar a iminência de uma ditadura, e os protagonistas se vêem novamente desterrados.

Este é o meu primeiro contato com as obras de Isabel Allende, e me impressionou positivamente a forma como ela consegue trazer fatos históricos com riqueza de detalhes, oriundos de extensas pesquisas da autora, e inseri-los em uma ficção, de forma bastante homogênea, e efetiva.

É um livro excelente pra conhecer a história política do Chile, que inclusive tem fortes semelhantes com a nossa e de outros países latinoamericanos. Além disso, Allende introduz no decorrer da trama vários acontecimentos que terão impacto profundo na vida dos personagens, e tece nos momentos certos a resolução de cada situação emblemática, sem deixar pontas soltas.

Diego Vertu @outro_livro_lido 28/11/2023

Refugiados de ontem e de hoje
Longa Pétala de Mar tem como protagonista, Víctor Dalmau, um médico da guerra civil espanhola, devido à alguns acontecimentos, Víctor se casa com a pianista Roser Bruguera e no contexto da guerra os dois fogem para o Chile no navio Winnipeg ajudados por Pablo Neruda que era embaixador do Chile. No Chile a vida de Víctor se entrelaça com a família Del Solar. Uma família de classe alta, Víctor terá relações de amizade e política com Felipe del Solar e Ofelia del Solar. Com o passar dos anos, o golpe militar de 1973 mexe com o Chile e terá reflexos na vida de Víctor e Roser e nos Del Solar.

Meu primeiro contato com Isabel e me encantou sua escrita, ainda mais nesse romance com dois eventos históricos como pano de fundo. O livro mostra uma realidade crua de momentos cruéis da Espanha e do Chile, há também pontos do místico e os bons dramas das novelas latinas. Uma linguagem magnífica com pontos de poesia de Pablo Neruda. A temática de refugiados do século XX ainda se mantém atual com tantas guerras e crises acontecendo no presente, acho que isso que abrilhanta esse livro tornado-se essencial sua leitura. Quero conhecer mais a autora e seus outros livros já estão sendo adicionados em minha lista.

Crixtina 21/11/2023

Longa pétala de mar
Amei a leitura e a escrita !! Perfeito !
Uma leitura fluida e envolvente! Além de trazer um conteúdo histórico bem interessante

Mário 21/11/2023

Entre guerras e poemas
Primeiro livro de Allende que leio, certamente o início de outros que virão. Contextualizado entre as guerra civil espanhola e os tempos ditatoriais chilenos narra a difícil experiência de vida de um jovem casal de degradados e exilados políticos. Carregado de registros históricos, contextos políticos e sociais de uma época, paixões sinceras e sensíveis reflexões sobre a vida essa obra mostra-me o porquê de tamanha reverência prestada à Autora.

Cris 20/11/2023

Autora à prova de risco
Tem como alguma coisa que Isabel Allende escreve ser ruim ou mesmo mediano? Acho que não. Mais um ótimo livro dela, sensível, bem escrito. Por compreender um intervalo longo de tempo achei que algumas partes foram sucintas demais, eu não reclamaria se tivesse um pouco mais de história em alguns períodos.

Regina 20/11/2023

O livro Longa Pétala do Mar é o segundo que leio de Isabel Allende. Um livro baseados na guerras, exílios e um romance encantador. Recomendo muito a leitura

Mayara 31/10/2023

Gosto muito dos livros da Isabel Allende.
Já é meu quarto livro da autora. Ela tem uma sensibilidade incrível para contar histórias e nos prender. A escrita dela me remete a um rio, fluida. É uma que acalenta e muito prazerosa.
Nessa história temos os protagonista Victor Dalmau e Roser Bruguera. Começa com os dois enfrentando os desafios da guerra civil espanhola, o exílio no Chile, os anos durante a ditadura militar e seu retorno ao país. E assim segue o livro acompanhando a vida deles.
Os livros dessa autora sempre têm um contexto histórico riquíssimo que vale muito a pena.
Enfim, amei bastante esse livro! Os personagens são bem reais, amores reais e lindos. 5 estrelas.

Janaina 30/10/2023

Nota 10!
Meu 1°livro da autora. Comecei sem grandes expectativas, e terminei apaixonada. A habilidade tremenda da autora para contar histórias é linda de ser ver, um deleite.
Aprendi muito sobre a ditadura espanhola e a chilena. Esses aspectos históricos foram apenas o pano de fundo para uma história de amor lindíssima e que me emocionou como há mto .
Recomendo!

Adriana854 24/10/2023

Isabel Allende ?

TÍTULO: "Longa Pétala de Mar"

AUTORA: Isabel Allende

TRADUÇÃO: Ivone Benedetti

EDITORA: Bertrand Brasil

SINOPSE: O fascinante novo romance de Isabel Allende.Em plena Guerra Civil Espanhola, o jovem médico Víctor Dalmau e sua amiga, a pianista Roser Bru-guera, são obrigados a abandonar Barcelona, exilar-se e atravessar os Pirineus rumo à França. A bordo do Winnipeg, navio fretado pelo poeta Pablo Neruda, que levou mais de dois mil espanhóis para Valparaíso, eles embarcaram em busca da paz e da Liberdade que não tiveram em seu país. Recebidos como heróis no Chile ? essa ?longa pétala de mar e neve?, nas palavras do poeta chileno ?, os dois se integrarão na vida social do país durante várias décadas, até o golpe de Estado que derrubou Salvador Allende, com quem Víctor estava ligado por laços de amizade, graças à paixão pelo xadrez. Víctor e Roser se verão novamente desterrados, mas, como diz a autora: ?quando se vive o suficiente, todos os círculos se fecham?.Uma viagem pela história do século XX, de mãos dadas com alguns personagens inesquecíveis que descobriram que numa única vida cabem muitas outras, e às vezes o difícil não é fugir, mas voltar.
Clara624 24/10/2023minha estante
Parece ótimoo