Longa pétala de mar

Longa pétala de mar Isabel Allende

Resenhas -

Bookster Pedro Pacifico 02/08/2023

Longa pétala de mar, de Isabel Allende
Eu gosto muito do estilo característico de Isabel Allende: romances envolventes, com personagens bem construídos e um contexto histórico fruto de uma consistente pesquisa da autora. Em “Longa pétala de mar”, o cenário inicial é a Espanha, durante a guerra civil que marcou o país.

O personagem principal é Victor Dalmau, um estudante de medicina que ainda muito jovem é convocado a servir durante a guerra. Eu gosto muito de temática médica na literatura, então adorei essa parte. Sua amiga, a pianista Roser, também vai ganhando importância no decorrer das páginas.

Mas a narrativa não se limita aos acontecimentos da Espanha. Isso porque a guerra civil provocou uma forte onda de exílio. Dentre os afetados, Victor e Roser ingressam em um navio e atravessam o oceano atlântico para iniciar uma nova vida em um território por eles desconhecido: o Chile. O trajeto de navio também é um ponto importante do livro. A travessia no Winnipeg tem relação direta com um famoso personagem da obra: Pablo Neruda.

São muitos refugiados que chegam no continente. E a partir disso o enredo também passa a abordar a História do país latino-americano e sua ditadura - um tema recorrente nas obras de Allende. Acompanhamos décadas de acontecimentos durante o século XX.

Adorei a leitura, desde o mergulho na Guerra Civil Espanhola, até os anos dos refugiados em um novo país. O choque cultural e a necessidade de construir uma vida social do zero. A escrita de Allende é fluida e, sem dúvidas, consegue prender o leitor. Romance histórico dos bons!

Nota 9/10

Para mais resenhas, siga o @book.ster no instagram!

site: https://www.instagram.com/p/CvVtXBUA6lQ/

Jader 17/01/2021

A história de amores inesperados, por pessoas, por ideologia, por uma nação... rica em história, romanceada no melhor estilo Isabel Allende.
Mirela 22/01/2021minha estante
???

Jader 22/01/2021minha estante
Obrigado meu amor, um excelente presente ??

Mirela 22/01/2021minha estante
Presente é te ver feliz ?

Jardim de histórias 14/10/2022

A sutileza em um cenário áspero! Assim é Isabel Allende
Longa pétala de mar, vinho e neve com uma fita de espuma branca e preta.

Um "poema" que jamais será esquecido por todos aqueles que fizeram esta viagem graças à solidariedade do grande poeta e humanista Pablo Neruda.

Uma obra muito bem escrita, a autora não se prende em detalhes. Nesse romance, Isabel Allende, conta a história do jovem médico Victor Dalmau e da pianista Roser Bruguera, que integram um grupo de refugiados espanhóis que em busca pela paz, fugindo da guerra civil espanhola (guerra entre os republicanos de esquerda, contra o nazi-fascismo nacionalista de direita que ocorreu de 1936 a 1939) embarcam para o Chile no famoso navio Winnipeg, fretado por ninguém menos que o grande poeta Pablo Neruda. Dizem que esse ato, foi considerado como o maior poema de Neruda.
Durantea leitura, vamos refletir bastante no contexto político e social, porque a maioria dos refugiados, eram socialistas e republicanos em direção a um país historicamente direitista que havia acabado de se convertera a uma esquerda progressista. A fuga não só era da guerra civil espanhola, mas também dás sombras que a 2.ª guerra mundial, que já introduzia seus prefácios, assombrando a europa. A autora, trabalha muito bem com esses conflitos ideológicos. Destaco o personagem Felipe Del Solar que ao lado de Pablo Neruda, vão trazer contornos para trama, elevando o nível do romance de forma impecável. Atrevo-me a dizer, que amei esses personagens, os protagonistas, todos que participam dessa história maravilhosa. Uma história que se inicia em 1936 e avança deliciosamente até 1994.
É o que acontece, quando o que está em jogo é a sobrevivência e a moral. Todos os personagens que auxiliam nesse contexto, agindo como engrenagem neste escopo, trazem sua importância. É uma história que pode ter o efeito, bem desejado para quem procura um romance de sobrevivência. Mas, também, tem o contexto político integrado, que de certa forma, inflama àquelas almas revolucionárias que se conectam na história das lutas e consciência de classes.
Ao finalizar essa história, me despeço de todos como se fossem de meu convívio. Afinal, essa não seria a magia por de trás do fabuloso universo literário?
Vanessa.Castilhos 08/07/2023minha estante
Maravilhoso! Parabéns!! Quero ler esse ainda este ano, e só fiquei com mais vontade de ler!

Renato375 31/12/2021

Cuidado com o fascismo!
Esse é um livro que escancara a criminosa sanha fascista da Europa e da América Latina. Deixa claro como é necessário combater rigorosamente qualquer ação ou política, fascista.

Apresenta a crueldade do autoritarismo, da guerra e dos covardes ditadores.

Demonstra a importância da educação para os pobres e como a ausência dela dificulta a existência e lhes impõe uma vida difícil e cheia de privações.

Mostra de maneira muito didática como é difícil ser mulher nesse mundo.

Apresenta o amor de várias formas e com voltas e reviravoltas. O amor romântico e o amor construído no cotidiano.

Para além disso tudo. Esse livro me apresentou o Chile. Um país vizinho do Brasil e do qual eu conhecia nada!

Recomendo a leitura dessa obra maravilhosa sem medo de desagradar ninguém.

Isabel Allende fala de coisas duras de maneira magistral.

Encadernação: 5/5
Fonte: 5/5
Espaçamento: 5/5
Cor do papel: amarelado
Preço: R$ 27,31

Nana 14/02/2020

Quer aprender um pouco mais de história e política?
Tem livros que ao terminar a leitura somam apenas mais um na lista de lidos, e tem outros que acrescentam muito aos nossos conhecimentos, é o caso deste.
Preciso confessar que na época de escola, nunca gostei de história, então aprendi só o básico pra passar de ano. Atualmente que os assuntos de guerras e brigas políticas no Brasil e no mundo começaram a me interessar e em muitos livros de ficção estou aprendendo o que deveria ter estudado a tempos atrás.
Os livros da Isabel Allende são sempre uma aula de política sem serem cansativos. Ela tem um dom como poucos para criar personagens fortes e misturar com fatos reais fazendo o leitor querer saber mais e mais, com certeza é uma excelente contadora de histórias.
Neste livro temos Victor Dalmau e Roser como personagens principais da ficção e que se juntam com personagens reais como o poeta Pablo Neruda e Salvador Allende.
Inicia na década de 30 com a Guerra Civil Espanhola e a luta dos refugiados para saírem da Espanha rumo ao Chile. Logo em seguida inicia a segunda guerra mundial, vem uma nova fuga desta vez para a Venezuela e assim a leitura vai fluindo passando por vários eventos históricos nos levando nessa jornada junto com os personagens. Muito bom!

Vivi 09/05/2022

A Guerra Cívil Espanhola ( início 1936) foi de grande impacto para muitos.
O general Francisco Franco espalhou muito terror e muitos foram esmigalhados pelos simples fato de serem contra a ele. A única forma de sobreviver seria fugir para o Chile se não fosse a ajuda de Pablo Neruda muitos não teriam chances de uma vida descente. Sim, ele ajustou á muitos nessa travessia.
E no meio desse caos todo vamos conhecer a vida de Victor Dalmou como ele passou a ser marido de sua amiga a pianista Roser, sua grande paixão Ofélia. Tudo o que sofreram e principalmente a crueldade dos desencontros e mal entendidos que a vida nos dá. Todos tiveram resiliência diante das piores dores e perdas. Acompanhamos a solidão que foi vida desse trio e ao mesmo tempo o que fizeram em nome do amor, zê-lo e companheirismo.
Impossível não sentir paixão, frustração, os sonhos e principalmente a esperança de cada um desses personagens tão fortes. Confesso que se rolar filme, vou precisar de um kit de lenços ?.
Me cortou o coração principalmente em se tratando de Victor no fundo foi uma vida de solidão e de se conformar com tudo que a vida lhe deu. Afinal ele se anulou para cuidar e proteger.
Nunca li Isabel Allende só assisti uma obra e ja senti que é um caminho sem volta.
?Em plena Guerra Civil Espanhola, o jovem médico Víctor Dalmau e sua amiga, a pianista Roser Bruguera, são obrigados a abandonar Barcelona, exilar-se e atravessar os Pirineus rumo à França. A bordo do Winnipeg, navio fretado pelo poeta Pablo Neruda, que levou mais de dois mil espanhóis para Valparaíso, eles embarcaram em busca da paz e da Liberdade que não tiveram em seu país. Recebidos como heróis no Chile - essa ?longa pétala de mar e neve?, nas palavras do poeta chileno -, os dois se integrarão na vida social do país durante várias décadas, até o golpe de Estado que derrubou Salvador Allende, com quem Víctor estava ligado por laços de amizade, graças à paixão pelo xadrez. Víctor e Roser se verão novamente desterrados, mas, como diz a autora: ?quando se vive o suficiente, todos os círculos se fecham?.

Qnat 28/03/2022

O livro começa bem, falando sobre a guerra civil espanhola.
O problema que, já no Chile, começa a se focar mais em romances. Imagino que era para dar uma ideia de "normalidade" na adaptação dos personagens em um tempo de paz, e falar um pouco das classes sociais do chile, mas achei tudo um pouco efadonho, fugindo muito do estilo da primeira parte do livro.

Mas, me mantive firme na leitura, e lá para o final (nos 70%) o livro volta a ter um teor mais agitado, junto com as mudanças políticnas chilenas.

Beatriz.Ribeiro 17/02/2023

Longa pétala de mar - Isabel Allende.
Fui agraciada com essa ficção histórica que, combinada com uma ótima escrita e um enredo interessante, apresentou-se como uma obra completa.

Nela iremos acompanhar o médico Victor Dalmau e sua amiga Roser Bruguera, ambos com uma trajetória que transcorrerá pela Guerra Civil Espanhola e o Golpe de Estado que ocorreu no Chile. Apesar das muitas tragédias ocorridas, esses personagens principais, além de não desistirem da vida e das pessoas, tiveram fortalecidos a esperança e o laço afetivo entre si.

Conforme o enredo vai se desenvolvendo, veremos com detalhes a saída dos personagens da Espanha, agora comandada por um governo com tendências nazifascistas, e a nova rota que a vida deles irá levar, longe da Europa e de tudo que um dia chamaram de lar.

Em resumo, indico essa obra para os leitores que gostam de ler sobre recomeços, amizades e relações improváveis. Essa foi uma leitura prazerosa que me deixou envolvida com os personagens e com as situações descritas com riqueza de detalhes. Com certeza irei ler outros títulos lançados pela autora.

Marcia 05/03/2024

Minhas impressões sobre o livro
Uau! Que viagem literária incrível fiz através desse livro: "Longa Pétala de mar" da escritora Isabel Allende.
Nesse livro, junto a família Dalmau, estive na Guerra Civil Espanhola, enfrentando muitos desafios até que precisaram fugir para França. Abandonaram Barcelona , atravessaram os Pirineus rumo a França. Quantos desafios! Na França encontraram mais dificuldades mas puderam viver/sobreviver por um tempo até os rumores da Guerra pela Europa, a Segunda Guerra, que os fez fugir novamente.
Dessa vez, a bordo do navio Winnipeg, seguiram para Valparaíso. Esse navio transportou mais de dois mil espanhóis para o Chile. Imaginem como foi esse período todo! História real!
Essa viagem foi liderada pelo poeta Pablo Neruda e apesar das dificuldades no trajeto foram muito bem recebidos no Chile. Viverão no Chile por muito tempo até que novas dificuldades aparecem. Leitura intensa, dinâmica e real.
Que livro!
"Este é um romance, mas os fatos e as pessoas que pertencem à história são reais" ( Isabel Allende)
"Longa Pétala de Mar é uma viagem pela história do século XX, de mãos dadas com alguns personagens inesquecíveis que descobriram que numa única vida cabem muitas outras, e às vezes o difícil não é fugir, mas voltar."
Valeu!!!
Ricardo.Silvestre 18/03/2024minha estante
No ano passado li dois livros da Isabel e foram ambas leituras muito impactantes e maravilhosas. Sei que vou continuar a ler mais livros dela.

Otávio - @vendavaldelivros 28/07/2022

“Percebeu então que a partir daquele momento pertencia definitivamente ao Chile. ‘Pátria é onde estão nossos mortos’, costumava dizer Carme.”

Uma Guerra Civil seguida de um golpe militar, um exílio do outro lado do oceano, uma guerra mundial, outro golpe militar e uma ditadura cruel e sanguinária. Por quantas tragédias e guerras uma pessoa pode passar? O que se torna o ser humano que vê o pior da humanidade tantas vezes?

Publicado em 2019, "Longa pétala de mar" é o romance de número 21 da escritora chilena Isabel Allende e vai narrar a saga do médico Victor Dalmau e de sua amiga, a pianista Rose Bruguera, espanhóis, moradores de Barcelona, que lutam contra os nacionalistas na Guerra Civil Espanhola e acabam precisando fugir do país após a derrota dos republicanos e o início da ditadura do General Francisco Franco. O destino final após a fuga para a França é o Chile.

No novo país, após reconstruírem suas vidas, viverem novos amores e novas experiências políticas e sociais, reencontram o totalitarismo, o ódio e a ditadura, dessa vez após o golpe que depôs e matou Salvador Allende, e levou o general Augusto Pinochet ao poder. E dessa vez, mais velhos, com a família construída no Chile, acabam sofrendo os males que uma ditadura cruel é capaz de gerar.

É difícil não ser sugado pela força magnética da escrita de Isabel Allende. “Longe pétala de mar” tem um ritmo forte, constante, com mudanças de rumo com frequência que não alteram o prazer da leitura. Como um eterno apaixonado por “A Casa dos espíritos” foi impossível não enxergar semelhanças entre as histórias. Dessa vez, porém, além de nomear os personagens históricos, Allende faz com que a política esteja presente do começo ao fim da obra.

O livro é apaixonante por si e se posso fazer uma crítica é que, em alguns momentos, tem-se a sensação de uma passagem de tempo brusca onde poderia existir um aprofundamento de história e personagens. Fora isso, só posso recomendar essa saga fortemente inspirada e baseada em histórias reais e que é uma ode à luta contra ditaduras, algo cada vez mais necessário.

Evy 04/04/2021

Mais um livro maravilhoso de Isabel Allende no qual vamos acompanhar a jornada do médico Victor Dalmau e da pianista Roser Bruguera, durante os últimos dois anos da Guerra Civil Espanhola e o início da Segunda Guerra Mundial. Personagens muito bem construídos, cenários descritos em detalhes e sentimentos aflorando de cada palavra dessa autora que nos faz mergulhar tão fundo na história que está relatando que é praticamente impossível parar de ler.

Fui totalmente arrebatada pela narrativa de Allende quando li o seu famoso "Casa dos Espíritos" e estou participando de uma leitura coletiva com amigas na qual leremos vários livros da autora ao longo do ano! Longa Pétala do Mar é uma homenagem ao autor Pablo Neruda, pelo menos me pareceu, já que este autor é bastante citado durante toda a história, todos os capítulos iniciam-se com uma citação de seus poemas e o título é inspirado no poema "Cúando de Chile".

O livro é dividido em três partes: "Guerra e êxodo", "Exílio, amores e desencontros" e "Retornos e raízes" que norteiam os caminhos percorridos pela autora ao nos relatar essa história que trata de assuntos difíceis da história e no entanto tão importantes e necessários. Nossos personagens principais, fugindo da Guerra Civil Espanhola vão se refugiar na França e de lá embarcar, rumo ao Chile, no navio Winnipeg fretado por Pablo Neruda para ajudar os refugiados, Mais de 2 mil espremidos numa embarcação para viagens curtas e para poucos tripulantes.

Não bastando todo esse contexto que já é de uma riqueza de informações na maravilhosa narrativa de Allende, ao chegarem ao Chile, somos apresentados ao cenário político da época que culminará no Golpe Militar e na ditadura que se estendeu por 16 anos. Fico impressionada como Allende consegue com igual genialidade trabalhar os acontecimentos reais tão bem amarrados à sua ficção.

Para quem já leu a casa dos espíritos, alguns de seus personagens são citados na história, e para os apaixonados por Neruda, é um presente lindo ter tanto dele nesse livro. Adorei tudo, me apaguei aos personagens que são muito bem construído e sua jornada de crescimento pessoal, a beleza dos cenários das cidades por onde passam e a crueza do cenário político e social de todos eles.

É um romance maravilhoso e que super recomendo a leitura!

Will Monteath (autor) @willmonteath 11/04/2022

Longa Pétala de Mar, que às vezes é longa, e às vezes é curtinha!
Minha segunda excelente experiência com a Allende. Fico impressionado em como ela consegue colocar tanta história dentro de um único livro (que nem é dos maiores)... Seu ritmo é rápido, surpreendente, não te deixando parar pra respirar ou tomar um gole de café. Meu café esfriou algumas vezes (diga-se de passagem). É guerra espanhola, ditadura de Franco, navio Winnipeg com a travessia dos refugiados para o Chile, Neruda, o incansável médico Victor Dalmau, seu romance com Ofélia e com a fantástica Roser, Salvador Allende, partidas de xadrez, padres macabros que deveriam apodrecer na prisão, famílias tradicionais chilenas, golpe militar, Pinochet, pessoas imperfeitas, relações familiares tóxicas, e a vida que segue em frente com seus impiedosos plot twists. Parando para pensar, a Isabel tem a capacidade de fazer a vida passar rápida e devagar ao mesmo tempo. Ela tem essa habilidade ímpar de relativizar o tempo, fazendo dele apenas um brinquedo de montar e desmontar. Ler esse livro é fazer parte dessa viagem que demora algumas vidas e que, ao mesmo tempo, passa tão rápida.

Destaque com menções gloriosas para os coadjuvantes Juana Nancucheo e Felipe del Solar.

Apenas leiam =)
www.willmonteath.com.br @willmonteath

site: www.willmonteath.com.br @willmonteath

Ielda 13/04/2022

Um romance cheio de luta, ideais e amor.
Gostei muito. O livro é uma saga. O 1° da autora que li. Amei seu jeito de escrever, de contar as histórias que se entrelaçam neste romance histórico. Guerra, ditaduras, sofrimentos de povos e sofrimentos pessoais que chegam a doer em quem lê. Um dos melhores q li nos últimos tempos.

Ari Phanie 28/03/2021

Um perfeito resgate histórico
Esse foi meu terceiro contato com uma obra da Allende. Eu me apaixonei pela forma como ela narra suas histórias lá em A Casa dos Espíritos, um dos meus livros favoritos da vida. E minha admiração completa por ela se consolidou nessa maravilhosa homenagem que ela teceu aos refugiados, à democracia e a Pablo Neruda.

O livro começa nos mostrando um cenário de guerra, medo e incertezas na Espanha da década de 30. Trata-se da Guerra Civil Espanhola; um confronto entre forças nacionalistas fascistas e a esquerda. Com a vitória iminente do Franquismo, milhares de espanhóis tiveram que fugir do seu país. E é com esse pano de fundo que conhecemos e acompanhamos a família Dalmau. Victor, um paramédico, e Roser, a noiva grávida do seu irmão, fogem para o Chile no navio Winnipeg, financiado por Pablo Neruda. Ao contrário do que imaginavam, os espanhóis são bem recebidos e tratados no Chile, e conseguem prosperar rápido. Mas, eventualmente, o fascismo também chega no Chile e a ditadura de Pinochet se instala, mandando os já exilados Dalmau para outro lugar.

É claro que durante esses eventos, muita água rola, e muitos personagens são introduzidos. A trama é densa, já que envolve História, mas também é envolvente exatamente por isso e também pelos personagens. Eu me apaixonei por Victor e Roser; especialmente Roser que é firme e sensata. Também me apeguei às anciãs da narrativa: Juana e Carme. Por ser um livro inspirado na vida real, em momentos críticos da História, há poucos diálogos, o que no começo me incomodou, porque eu queria mais dos pontos de vistas dos personagens, mais do que ia em no interior de cada um. Mas, eventualmente, me acostumei com a forma narrativa, e na verdade, gostei. Me incomodou também os longos saltos no tempo; eu teria apreciado saber mais o que houve naquele tempo passado em branco, como tal evento se deu, etc. Mas nada disso me influenciou negativamente.

Longa Pétala de Mar é um livro muito bom, esclarece e explica tanto, que ele poderia ter se estendido facilmente em mais umas 200 páginas, e não cansaria. A riqueza de detalhes seria ainda maior. Terminei com a sensação boa de ter lido uma grande história, contada para rememorar, para que não se esqueça e nem se subestime como ideais fascistas são perigosos e sorrateiros. Livro recomendadíssimo.

“Perguntava-se onde estavam antes os torturadores e os delatores que não eram vistos. Surgiram espontaneamente em poucas horas, preparados e organizados como se tivessem treinado durante anos. O Chile profundo dos fascistas sempre estivera ali, debaixo da superfície, pronto para emergir. Era o triunfo da direita soberba, a derrota do povo que acreditava naquela revolução."
Ander 28/03/2021minha estante
Parece ser tão bom mesmo, ótima resenha.

Ari Phanie 29/03/2021minha estante
Valeu, Ander. Eu adoro os livros da Allende. Já conhece a autora?

Ander 29/03/2021minha estante
Ainda não, mas quero conhecer um dia.

Ari Phanie 29/03/2021minha estante
Te recomendo muito. Começa por A Casa dos Espíritos e não tem erro. :*

bia_rubens 26/11/2022minha estante
casa dos espiritos é otimooo.. eu vou começar longa petala hj :D

Carlos Nunes 21/02/2022

Fabuloso
Minha segunda experiência com Isabel Allende, além de A CASA DOS ESPÍRITOS, foi estupenda! Sem nada de realismo mágico, é um livro empolgante, envolvente, de leitura fácil e muito agradável, embora extremamente doloroso.
As personagens fictícias da autora (porém inspiradas em pessoas reais), muito bem construídas, longe do maniqueísmo, enfrentam com determinação e força as maiores vissicitudes que um ser humano pode encarar: abandono, frio, fome, guerra, dor e desespero. Famílias dilaceradas, futuros interrompidos, destruição e morte - tudo em nome de uma ideologia política. E passar por isso não uma, mas duas vezes, é inacreditavelmente possível.
Ainda assim, a beleza da escrita da Isabel nos cativa e nos envolve na história do dr, Victor Dalmau, de Roser, de Marcel... histórias entrelaçadas com as histórias da Espanha e do Chile, com as de Salvador Allende e Pablo Neruda.
Um livro maravilhoso, que me despertou não só a vontade de ler outras obras da autora como a autobiografia do maior poeta chileno.
Recomendadíssimo!