Blood: Uma História de Sangue

Blood: Uma História de Sangue J.M. DeMatteis...

Resenhas - Blood

1 | 2 | 3 | 4

Maurício 26/09/2021

Sem palavras. Um dos melhores livros que li esse ano e com certeza a melhor HQ que li na minha vida. Uma história linda, contada de um jeito que eu nunca imaginaria que fosse capaz. A arte é absurda e me deixou contemplativo em diversos momentos. Com certeza lerei de novo no futuro, para ver como irei interpretar essa história em um momento diferente da minha vida.
Maria17697 28/09/2021minha estante
Legal!

Julia 02/12/2022minha estante
É o tipo de hq que vale a pena reler! Vc sempre capta algo diferente a cada leitura que faz, uma nova interpretação, algo que ficou nas entrelinhas.

Guga 09/02/2021

Esse quadrinho, escrito por J. M. DeMatteis e pintada em aquarela por Kent Williams, aparentemente é uma história sobre um homem que busca entender a razão de sua existência.
Digo "aparentemente" pois o roteiro, assim como a arte, o roteiro e a a forma como o tempo passa são totalmente abstratos.
No prefácio da edição, DeMatteis explica como ele decidiu escrever essa história, e essa explicação é algo muito importante para que se compreenda as coisas que acontecem. De acordo com sua explicação, ele buscava "estar consciente de escrever com o inconsciente". Kent Williams também participou da narrativa com sequências de arte que eram feitas e a partir delas a dupla desenvolvia o roteiro.

Sendo assim, essa é uma obra bastante experimental e que pode deixar o leitor confuso, como fiquei na primeira vez em que li (2019), mas ao ler novamente o prefácio entender a cabeça dos seus criadores, fica mais fácil absorver o que acontece. Talvez, ter lido chapado dessa vez também tenha ajudado.

Nota: 1ª leitura em 2019; 2ª leitura em 2021.
Cristiano.Cruz 28/09/2021minha estante
Acredito que o tempo tenha a ver com um personagem que não relativiza com a passagem humana, estando mais relacionado com o tempo geológico e além.

Guga 02/10/2021minha estante
Caraca, faz sentido em. Que brisa.

beleza 24/08/2021

HQ ou mangá
Não leio este tipo de livro.
Achei uma narrativa louca?.
Acho que não entendi e devo reler, mas não me tocou
Cristiano.Cruz 28/09/2021minha estante
Não é para qualquer um, e quando digo isso, não o faço com maledicência.

Johnson 27/04/2022

Só pra doido entender.
Essa hq é loucassa! O negócio da estória dentro da estória dentro da estória. Mas enfim, a arte vale a pena, com ressalvas (mas essas ressalvas só se valem por causa do meu gosto pessoal) eu recomendo, mas não é favorito.
Gabriel Muney 27/04/2022minha estante
Olá! Te convido a ler meu conto: https://naosouomuney.medium.com/tereza-rachel-28e8dacae5ca e dizer o que achou ? obrigado!

Larissa.Cifarelli 26/08/2021

Blood
A arte é divina, feita em aquarela, lindíssima. A estória é para se refletir, muito filosófica, gostei bastante.
Cristiano.Cruz 28/09/2021minha estante
Refletir quanto ao "futuro" ou a sua "inexistência"?

EduardoCDias 19/07/2021

Vampiros em desenho elaborado.
A história de um vampiro, que mata seus mestres e vaga pelo mundo. Não faz muito o meu tipo de leitura. Desenhos muito pesados e confusos, apesar de bonitos.
Cristiano.Cruz 28/09/2021minha estante
Que mata seus mestres ou a si próprio? Ouroboros.

Ricardo.Rincon 03/06/2021

Sensacional
Se você gosta de histórias poéticas e que vão te fazer pensar na vida, esse quadrinho é pra você.
Eu amei, um baita quadrinho sensacional.
Cristiano.Cruz 28/09/2021minha estante
Ou na sua inevitabilidade.

Luiz819 16/11/2020

Um quadrinho que não é para qlq público
Blood definitivamente não é um quadrinho para qlq público, e confesso que me incluo na parte que não gosta. Trata-se de um quadrinho complexo, com muitas metáforas, alegorias e referências religiosas no qual a ideia é explorar os dramas e sentimentos humanos.
Minha recomendação ao leitor dessa obra é que faça uma primeira leitura sem se preocupar em entender os detalhes, apenas o grande cenário (e isso já vai ser difícil). Depois, em uma segunda ou terceira leitura, já será possível ver os nuances.
A arte é bastante focada em destacar sensações humanas que fazem parte do conceito do quadrinho. Portanto, até mesmo a arte é provocativa.
Se você gostar de ler uma obra provocativa, cheia de metáforas e alegorias então deve dar uma chance à essa obra. No entanto, se você, como eu, prefere algo mais racional e com uma trama bem definida, não é o quadrinho para você.
Cristiano.Cruz 28/09/2021minha estante
Concordo que não é uma leitura fácil, mas acredito que a intenção dos autores é clara, fora as abstrações recorrentes em obras como Blood.

Dan 02/05/2012

Uma História Pintada Com Sangue
Numa narrativa dentro da outra, a obra impressiona não somente pela trama sombria e bruxuleantemente apaixonante, mas pelo trabalho artístico feito com aquarela nos desenhos. Macabro, sinistro e genial!

10/01/2019

Nem vou tentar fingir que entendi todas as nuances e metáforas. Boiei em boa parte da leitura. Entendi sim as inserções bíblicas, os ciclos e a constante busca por algo, essa última tão intrínseca ao ser humano. Só que não consegui juntar todas essas peças. Não sei como elas se encaixam umas nas outras para montar a história de Blood. Consigo apreciar esses pontos separadamente, o que não ajuda muito, porque não faz sentido sem um contexto.

Além disso, os traços não me cativaram muito. Em algumas páginas estão tão caprichados, em outras chegam ao desleixo. Provavelmente deve ser intencional e deve haver uma explicação técnica por trás, mas me incomodou um pouco destoar tanto de um quadro para o outro.

Já desconfiava que não seria uma HQ pra mim, mas fiquei feliz em sair da zona de conforto para dar uma chance. Quem sabe numa releitura futura eu consiga ligar os pontos?

Alessandro232 17/01/2019

Uma obra que se destaca por sua exploração filosófica e metafísica da temática do vampirismo
O personagem principal que dá título a essa obra é um vampiro. Mas, não espere uma exploração convencional da temática do vampirismo. Em "Blood" não temos a presença de elementos típicos das histórias das criaturas da noite, tais como castelos assombrados, cruzes, condes velhuscos que invandem a cidade de Londres. Em "Blood" destaca-se a exploração diferenciada e metafórica dos temas e motivos vampirescos, com matizes metafísicas. Trata-se de uma obra complexa, que justamente por ser muito diferente, pode desagradar muitos leitores acostumados com histórias mais convencionais e "fechadas".
Vale destacar que a obra tem uma estrutura narrativa intricada, com uma história dentro de outra história. A principal delas é protagonizada por Blood um personagem misterioso que inicia uma jornada em busca de autoconhecimento sobre sua identidade e origem. Ao longo dessa busca, Blood se questiona qual é seu lugar no "mundo", sendo esse lugar um tanto estranho, um misto de passado e futuro, cuja localização permanece desconhecida e de ambientação surrealista.
O roterista J. M. Dematteis explora de forma experimental em "Blood" temas bastante complexos e atuais, tais como o sentido da vida e a possibilidade da continuidade da existência além da morte.
Também chama a atenção a bela arte de Kent Williams de diversos estilos, que rementem às telas "góticas" de Francisco Goya, ao erotismo de Egon Shiller e às manifestações artísticas do Romantismo e Expressionismo alemão.
É muito interessante como o roteiro complexo de Demattis é cheio de simbolismos, metáforas verbais e visuais, referências a seres míticos, destacando-se entre eles, o vampiro e a diversos outros textos, a exemplo de "As mil e uma noites" e os livros da Bíblia combina com as ilustrações sombrias de Williams, criando assim uma perfeita simbiose entre texto e arte.
"Blood" não é para todos gostos, e seu desfecho suscita muitas leituras. Mas, é uma obra bastante ousada e inovadora, que rompe algumas convenções na criação das histórias em quadrinhos, prinicipalmente no que se refere a técnicas narração. É uma narrativa gráfica que instiga o leitor e mesmo quando termina o faz refletir sobre diversas questões filosóficas e existenciais.
A edição da editora Pipoca e Nanquim é excelente qualidade. A capa é dura e com um verniz que acentua a arte de Williams. Também tem interesante prefácio de Demattis sobre o estranho processo de elaboração de "Blood" e as capas originais das edições norte-americanas.

Isa 15/03/2024

Desenho lindo, história confusa
A arte foi o que mais me chamou atenção! Me lembrou demaaais Egon Schiele, perturbado, complexo, grotesco, mas honesto.
Seria um Egon Schiele mais dark e em HQ.
As disposições de arte e desenhos, momentos de detalhes e simplificação, cores fortes ou suaves... tudo isso contribui MUITO para a narrativa!! Lindo!

A história em si eu não sinto que absorvi tudo que poderia.
Talvez me falte repertório ou profundidade.
De qualquer jeito, mesmo sem ter uma história amarradinha e explicada, eu gostei.

Leyd 12/11/2019

Inúmeras obras de ficção - e não ficção - foram construídas em torno da jornada de autodescoberta do protagonista. Pode-se até argumentar que toda história, em um grau ou outro, é sobre o caminho do herói em direção à autorrealização, assim como alguns diriam que a autorrealização é a força motriz por trás de tudo o que fazemos. Seja ou não um fenômeno verdadeiramente universal, a busca por si é certamente comum em nossas vidas reais e em nosso entretenimento. Blood é acima de tudo, outro exemplo desta constatação, seu personagem principal, um vampiro, constantemente se esforça para definir a si mesmo e a seu mundo.

Movendo-se através de suas páginas aquarteladas com uma energia maníaca e caótica nós somos transportados para lugares incríveis, cheios de elementos que parecem brotar das páginas. Não definido em um horário ou lugar específico, o pequeno enredo mostra apenas alguns trechos de uma tapeçaria épica. Dito de duas perspectivas; a narração em terceira pessoa, que se da através de um espírito na forma de uma jovem garota para um velho rei moribundo e também em primeira pessoa, pelo protagonista e seus coadjuvantes.

Blood é algo completamente diferente de uma história em quadrinhos comum, com obras de arte e diálogos únicos que parecem poesia.
Esta Grafic novel tem uma ressonância emotiva diferente de tudo que li do gênero, onde a linguagem visual cria um clima e uma paisagem ao nosso redor que vivem e respiram.

Greice Kelly 26/12/2019

Difícil
Ainda não consigo formar uma opinião sobre a HQ, a história, às imagens... é tudo muito perturbador, muitas metáforas. Realmente é uma obra para leitores que tenham uma bagagem.

Rafael.Nagao 04/02/2020

Confuso e instigante
Já adianto que esse quadrinho não é para qualquer um... é inegável que a arte é maravilhosa, mas sua história pode incomodar alguns por conta da sua narrativa confusa e onírica.
A narrativa possui diversos elementos como fantasia, terror e até religião.
Devo ressaltar aqui que essa aura confusa na história é proposital e não um defeito, uma vez que o próprio roterista afirmou que escreveu com o inconsciente, dessa forma dou ao leitor o mesmo conselho que o J.M. DeMATTEIS deu no prefácio ?tanto na escrita quanto na vida: não conduza a história, deixe que ela conduza você?

1 | 2 | 3 | 4