Para compreender a teoria do conhecimento

Para compreender a teoria do conhecimento Alvino Moser...

Resenhas - Para compreender a teoria do conhecimento

Mila 25/08/2021

Ótimo livro
Ótimo livro. Didático e muito bem escrito. É possível aprender bastante com ele. Livro indicado para estudantes de filosofia.

Pedro Sucupira 10/05/2022

2022 LIVRO 12 – Para Compreender a Teoria do Conhecimento, por Alvino Moser e Luís Fernando Lopes.
Esta é uma obra que traz uma introdução sobre a teoria do conhecimento. Aqui são abordadas as questões clássicas da teoria do conhecimento, tais como a possibilidade, origem, fonte, método e limites do conhecimento, bem como as principais posições epistemológicas e seus representantes.

Perguntas como ‘o que é conhecer?’, ‘é possível conhecer?’, ‘podemos ou não conhecer ou saber algo?’, ‘qual é o objeto do conhecimento?’, ‘como se forma o conhecimento?’, entre outras, são discutidas aqui a partir das reflexões de diferentes estudiosos ao longo da história. Desde a antiguidade grega clássica, passando pelas teorias do conhecimento do Renascimento, o racionalismo de René Descartes e o empirismo de John Locke e David Hume, pelas teorias do conhecimento que surgiram durante o Iluminismo, o criticismo de Immanuel Kant, a fenomenologia de Edmund Husserl e a hermenêutica, pelas teorias do conhecimento da contemporaneidade, tais como o positivismo de Auguste Comte, o pragmatismo, a filosofia analítica e a epistemologia marxista, culminando nas teorias mais recentes do século XXI da neuroepistemologia que estudam o conhecimento mediante os resultados das neurociências cognitivas.

A teoria do conhecimento é um assunto denso, complexo e que transborda com inúmeras vertentes e isso exige paciência e disciplina por parte de quem deseja se aprofundar nesse assunto.

Este não é um livro fácil. Contudo, apesar de ser um assunto complexo e uma leitura pedante, a impressão que eu tive é que os autores estavam o tempo todo cientes desse fato e por isso fica evidente a tentativa desses em facilitar o entendimento do leitor.

Ao final posso dizer que o livro cumpre com o que propõe, ser uma introdução.

#filosofia #teoriadoconhecimento #epistemologia