ROSA: Rosa Parks

ROSA: Rosa Parks Gabriela Bauerfeldt

Resenhas -

Léo 11/12/2023

Necessária
Uma história de coragem de uma mulher negra, nascida no começo do século XX, que não se sujeitou às injustiças cometidas por muitos brancos.

Tennesse Whiskey 05/11/2023

Perfeito
Um livro incrível que narra a trajetória dessa grande mulher de maneira sucinta e impactante, as ilustrações são impecáveis!! Adorei a leitura!

Stephany 25/05/2023

Rosa Parks
Rosa Parks, mulher guerreira que lutou até o fim da sua vida pelo direito de negros norte-americanos.

Biblioteca 04/04/2023

Excelente !!
"Viva a sua vida de modo que ela seja um exemplo para você mesmo" - Rosa Parks

Quem foi Rosa Parks ?

??Uma ativista do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. No dia 1 de dezembro de 1955, Rosa entrou para a história por se negar a ceder a um branco o seu assento em um ônibus em Montgomery, no Alabama.

??Em Montgomery, capital do Estado de Alabama, no Sul dos Estados Unidos, local onde ocorriam os maiores conflitos raciais do país, desde 1900, por lei, os primeiros assentos dos ônibus eram reservados para passageiros brancos.

??No dia 1 de dezembro de 1955, quando Rosa voltava do trabalho, tomou um desses ônibus e sentou-se em um dos assentos localizados no meio do coletivo. Quando alguns brancos entraram no ônibus e ficaram em pé, o motorista exigiu que Rosa e outros três negros se levantassem para dar o lugar aos brancos. Enquanto os outros três se levantaram, Rosa se negou a cumprir a ordem e permaneceu sentada.

??A polícia foi chamada e Rosa Parks foi detida e levada para a prisão por violar a lei de segregação do código da cidade de Montgomery apesar de não estar sentada nas primeiras cadeiras. No dia seguinte, Rosa foi solta depois que teve a fiança paga por Edgar Nixon, presidente da NAACP e por seu amigo Clifford Durr.

??A prisão de Rosa provocou um grande protesto que resultou em um boicote aos ônibus urbanos, quando os trabalhadores negros e os simpatizantes da causa passaram a caminhar quilômetros em direção ao trabalho, causando grande prejuízo para a empresa. Os protestos receberam o apoio de várias personalidades que se engajaram no movimento, entre eles, Martin Luther King, que era pastor na cidade de Montgomery, e a cantora gospel Mahalia Jackson, que realizou uma série de shows para ajudar os ativistas que estavam presos.

?? O movimento contra a segregação durou 382 dias e só terminou em 13 de novembro de 1956 após a Suprema Corte declarar inconstitucionais as leis de segregação. Foi o primeiro movimento contra a segregação que saiu vitorioso em solo norte-americano

??Rosa Parks foi reconhecida nacionalmente como a "mãe do moderno movimento dos direitos civi" #rosaparks #segregaçãoracial #racismo

Anamutse 02/01/2022

Leitura rápida e cativante, tenho certeza que seria um ótimo método de ensinar essa história a crianças!

Paulo 22/02/2021

Fantástica história de vida e luta em um período onde os negros não eram tratados como seres humanos.

Van Jales 12/12/2020

Flower Rosa...
Que guerreira e líder, uma mulher firme e lutadora, dessa vez meus filhos que quiseram ler comigo... Leitura gostosa..