Contos de Fantasmas

Contos de Fantasmas Daniel Defoe

Resenhas - Contos de Fantasmas

1 | 2 | 3 | 4

Kit 10/07/2020

Bem fraquinho, leitura maçante e repetitiva, dos 12 contos deve salvar uns 3. Poderia tranquilamente se chamar ?Contos (chatos) de fantasmas?.

E. Dantas 09/06/2010

PARA FOGUEIRAS
Ok, me expressei mal no título, não é para queimar o livro, é "para fogueiras" daquelas de acampamento onde se contam estórias-assombradas-uuuhhhh-ahhhh-!!!
Porém, como isso aqui é o Brasil e os acampamentos aqui estão ligados mais a problemas políticos que a diversão, fica então para aquelas viagens da galerinha para Teresópolis, antes de dormir , em volta da lareira ( Isso antes que a galerinha descubra os poderes do álcool, comecem a ir para a Região dos Lagos e as melhores estórias virem as que falam de vomito ...)

Ok, parei de piada, mas é que o livro é despretencioso de seriedade mesmo. O Defoe que vemos aqui, caso descoberto antes de "Crusoé", nunca seria levado a sério. Mas não porque o livro é ruim, pelo contrário, porque ele atende certinho à proposta: Contos de Fantasmas.

E convenhamos, não existe melhor conto de Fantasma do que os toscos. Aqueles que a gente já ouviu um amigo de um amigo contar que aconteceu com um primo de um outro amigo dele que morava com a avó de um pai de um amigo que casou com uma amiga da mãe desse outro amigo e...

O preço é dez pratas.
A duração é de 120 páginas = uma ida-e-volta de ônibus para o Centro.
E é bem divertido.
Vale!

Beijos e inté!

Isabela 04/12/2020

dá pra salvar os contos "a aparição da senhora Veal" e "o eclesiástico e o testamento perdido", pq de resto...

17/11/2010

Comprei este livro no aeroporto para lê-lo durante a viagem, mas o livro não prendeu tanto a minha atenção, devo confessar. Na livraria havia vários outros livros que eu poderia ter comprado, mas por este ter sido escrito por Daniel Defoe, autor de Robinson Crusoé, resolvi comprá-lo.
Bem, esperava que as histórias relatadas me causassem algum horror uma vez que sou do tipo fácil de ser impressionada quando se trata de terror, mas não aconteceu. Talvez não tenha sido essa a intenção do autor.

A primeira parte do livro nos apresenta diversos relatos de supostas histórias que de fato aconteceram. Isso nos remete aquela sensação de estarmos em volta de uma fogueira ouvindo alguém contar histórias de terror. Tem algumas histórias interessantes e algumas foram até divertidas. Mas nada muito especial. Talvez porque eu comprei o livro querendo sentir uma coisa e senti outra. Eu diria que é um livro morno, nem excitante e emocionante demais nem frio a ponto de ter um efeito sonífero. Os contos tem seus pontos fortes e nos mostra formas diferenciadas de aparições. Os fantasmas que Defoe nos apresenta nem sempre aparecem para atormentar ou assustar, alguns até aparecem para ajudar os vivos.

Se você pretende ler um livro de terror, não recomendo. Mas se relatos de casos sobrenaturais lhe interessarem, recomendo o livro, porque não tem nada de muito fantasioso, de fato dá até para acreditarmos que certas aparições aconteceram porque é tudo tão simples que não parece ser impossível. Dois contos que eu gostei bastante foram: "O Fantasma em todos os cômodos" e "O Espectro e o Salteador".

O fato é que o livro é ótimo para passar o tempo e relaxar enquanto está preso num engarrafamento, sentado em um ônibus ou qualquer outro meio de transporte, seja numa viagem longa ou curta.

Resenha no Blog Eu♥Livros

Thais 27/01/2012minha estante
Eu também pensava que fosse me dar medo, mas não.O livro é interessante,mas só isso...

Mandy 09/07/2020

Fantasmas não muito assustadores
Escrito por Daniel Defoe, autor do clássico Robinson Crusoé, a obra é muito datada.
Dividido em duas partes "histórias verdadeiras" e "fantasmas falsos", os casos são estranhos e um tanto tolos aos olhos contemporâneos. Vale ler pelo contexto de uma época.
Recomendo o conto "o adivinho na Feira de Bristol", que é o melhor e mais divertido da obra.

Bee 27/01/2022

Mais cômico que aterrorizante
Realmente mais cômico e malandro do que eu me recordava e imaginara quando comprei! Um bom livro para se distrair!

Antonio.Alvaro 22/12/2020

Esperava mais!
Por ser o mestre de grandes mestres de terror como Edgar Allan Poe, imaginava que os contos de Daniel Defoe seriam melhores, mas encontrei alguns contos que já estão na cultura popular, sem falar que na maioria das vezes o autor fica prolixo demais e muito maçante. Dividido em duas partes, sendo a primeira sobre fantasmas reais e a segunda sobre fantasmas não reais, a maioria não me surpreendeu, sendo que gostei mesmo do último.

Wellington V. 25/01/2010

Fantasmas diferentes...
1. É, andei folheando, comprei ontem, dia 22/01/2010. É diferente de Dickens ("Histórias de Fantasmas", mesma editora, mesma coleção) e de Allan Poe. Dickens parece ser mais fantasioso, Poe "meio" maluco e doente e "esse tal" de Defoe alguém com os pés mais no chão. Interessante, no contexto geral. O livro é dividido em duas seções: "Primeira parte: Histórias verdadeiras de fantasmas" e "Segunda Parte: fantasmas falsos e aventuras divertidas". Curiosidade: pra quem (ainda) não sabe, "fantasma" é uma palavra de origem grega que significa "imagem". De mesma origem étnica (grega), a palavra "história" significa "estudo". (Pelo menos eu cheguei a ler isso em "De Anima", de Aristóteles, na importantíssima versão da Editora 34)--> (obra/editora shows de bola!!!)...

2. Se você quiser mesmo ler contos sobre fantasmas e outras "aparições" (visões mentais projetadas no exterior da mente? Alucinações? Forma-pensamento? Excesso de preocupação que gera alucinações?) "reais" (hummmm...), é melhor procurar por algo "mais consistente": "Clássicos do Sobrenatural", da Editora Iluminuras (SP). Li boa parte de seus contos e aprovo. Claro, com algumas exceções -- "A Pata de Macaco", por exemplo...

3. Conste, entretanto, que eu NÃO desmereci esta obra de Defoe. Apenas julgo ter tido contato com livros mais "profundos". E sabe que eu tenho a impressão de que irei acabar revisando essa resenha, atribuindo as cinco estrelas para "Contos de Fantasmas"??? Assim espero... Veremos isso adiante. (Sabe lá Deus quando... risos)

Rose 26/02/2020

Razoável
Confesso que não achei muito interessante. As histórias de fantasmas são fracas. Não se comparam aos contos de terror de Poe.

Nat 10/12/2020

Primeira Parte, intitulada Histórias Verdadeiras de Fantasmas, com sete contos. A Segunda Parte, Fantasmas Falsos e Histórias Divertidas, tem 5 contos. As histórias verdadeiras não me convenceram e, dentre todas as histórias, nenhuma me deu medo. Porém, algumas foram engraçadinhas mesmo. No geral, o livro não foi nada do que eu estava esperando.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Camirota 08/08/2020

Esperava mais, porém, para a época em que foi escrito, acredito ter impressionado algumas pessoas!

vanessamf 27/11/2018minha estante
Realmente, o diálogo dos irmãos foi engraçado...a parte do adivinho da feira que já utilizava psicologia para influenciar as pessoas foi bem interessante, considerando a época do livro.

Yasmim 16/01/2019minha estante
CONCORDOOO, e eu tenho o mesmo box! Já li Frankenstein e Drácula, são muito mais legais, fica tranquila hahahahha

sigma 06/11/2016

Fantasmas?
Bem, o livro em si, faz parte de uma coleção do box Terror composto por outros títulos de autores clássicos do tema. Ao tempo de hoje, a leitura dos contos contidos na obra não causam muito. A história chega a ser um pouco enfadonha e cansativa (opinião), apesar de ser um livro pequeno e leitura rápida. Li com expectativas de encontrar histórias de arrepiar, mas não obtive êxito. Por outro lado, é bom para conhecer, pelo menos, como eram contadas algumas histórias a época do autor (por volta de 300 anos atrás).

sonia 19/11/2012

vale pelo estilo
em uma época em que o boca a boca era a informação possível, e que a conversa à luz de velas excitava a imaginação dos ouvintes, estas histórias devem ter impactado, pois são contadas com inteligencia e de modo a excitar a curiosidade, criando suspense.
Hoje todos estes temas estão exauridos pela ciencia e pelos estudos dos fenomenos paranormais, não nos surpreendem, no entanto o estilo do escritor nos toca.
vale a pena deslocar-se mentalmente a 200 anos atrás, criar uma atmosfera propícia e deliciar-se a ler.

1 | 2 | 3 | 4