Sons da Fala

Resenhas - Sons da Fala

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Luciana Leitora 23/02/2021

Maravilhoso
Foi uma leitura maravilhosa. Eu já esperava que fosse bom por se tratar da escrita da Octavia, mas fui impactada com uma história maravilhosa, uma personagem forte e inspiradora.
Além da impressionante capacidade da autora nos fazer mergulhar na atmosfera desse mundo pós apocalíptico em poucas páginas, amei e queria mais dessa história e personagem maravilhosas.
Qnt menos se sabe melhor é. É surpreendente e vale a pena adentrar na história sem saber de nada e deixar a Butler te guiar por esse delicioso conto

Fabio Pedreira 02/12/2019

Boa historia em poucas palavras
Sons da Fala é o primeiro conto publicado pelo Projeto Cápsula da @editoramorrobranco
Muitas histórias apocalípticas ou distopicas contam como seria o mundo sem energia, ou sem gasolina e como a população sobreviveria a tudo isso. Desse tipo tem aos montes. Mas e como seria um mundo onde as pessoas perdessem a capacidade de se comunicar pela fala?
Sons da Fala traz a história de Rye, uma mulher que vive em um mundo onde um vírus atacou boa parte da população. Uma parte morreu e os sobreviventes ou não conseguem mais falar ou não conseguem ler. A única forma de comunicação são os gestos, e as coisas não são mais como eram antes.
Como se não bastasse isso, o perigo é constante, já que aqueles que podem ouvir tem inveja dos que podem falar e vice versa. Autoridades não existem mais e o nível de hierarquia é medido pelo nível de sequela pós vírus.
Olhando assim, parece uma loucura total, mas não é. Essa foi minha primeira leitura de algum material da Octavia E. Butler, e foi espetacular. A autora constrói um mundo onde passamos a ter noção de quanto a comunicação é algo importante. De como a falta de algo tão simples pode afetar e muito a nossa sobrevivência, além de como a humanidade pode mostrar seu lado destrutivo.
Em poucas páginas a autora traz uma excelente história e que tenho certeza de que irá agradar muita gente. Por isso tenho que dizer pra todo mundo ouvir, leiam.
O conto pode ser lido gratuitamente no site da editora.

Stefânea 27/06/2021

Interessantíssimo!
Conto perfeito que tive a honra de levar para dentro de sala de aula e discutir com meus alunos, pois mesmo sendo bem curto, evoca diversos sentimentos e sensações.

Acompanhar Rye é algo bem intenso. No início fiquei confusa, quando entendi tudo seria melhor não ter entendido, mas acabamos partilhando da mesma tristeza. Principalmente lendo ele durante a pandemia, acaba sendo impossível não fazer uma relação do vírus dela com o nosso.

Não estaríamos, mesmo em meio a capacidade de falar, incapacitados de nos entender?

Octavia segue perfeita, e essa leitura segue necessária.

Henrique 27/12/2020

Ficção Científica de ótima qualidade!
Este conto é uma ótima oportunidade tanto para conhecer a obra de Octavia E. Butler quanto para se adentrar em um dos muitos cenários intrínsecos a narrações de distopia.
É uma escrita que prende o leitor do início ao fim e se encerra deixando mais vontade de leitura.

site: https://view.joomag.com/projeto-c%C3%A1psula-sons-da-fala-octavia-e-butler/0561402001568660208?short&

Dominique.Auler 31/08/2021

Com uma construção de mundo prodigiosa, a autora nos apresenta um cenário aterrorizante: a perda quase total da linguagem e as consequências disto.

Tay 04/08/2020

Queria que houvesse mais
Nunca li nenhum dos livros da autora, mas gostei muito do conto, queria que houvesse mais história nesse universo.
Um futuro devastado por uma doença que praticamente acabou com as principais formas de comunicação, fala e a escrita. A autora nós faz pensar e refletir sobre a nossa humanidade.

Emanuel 25/04/2020

Que história emocionante!
A história começa qualquer coisa, mas, depois fica muito boa. Histórias distópicas não precisam explicar o que levou a situação e essa não explica, em contrapartida, explora muito bem o impacto que a situação tem na personalidade dos personagens e como eles lidam. Gostei da Rye, espero que as crianças venham ajudar a vida dela melhorar.

Lunardi 20/02/2020

Obra prima
Em poucas páginas Octavia Butler faz um trabalho melhor de criação de mundo do que diversas obras de ficção científica no mercado atual.
Fiquei intrigado e pensando nesse conto vários dias depois de terminar de lê-lo. Mesmo que você não goste vale a pena a leitura por ser muito curto.

Mirella | @readingmirella 05/07/2020

um ótimo primeiro contato;
nunca tinha lido nada da octavia e fiquei bem mais interessada depois desse conto, ele é bem rápido, mas conseguiu me passar muitas emoções e o final!!!!! foi o susto mais legal que eu já tive na minha vida.

Adrya.Ribeiro 03/03/2020

Imagine quando aquilo que você mais presa é tirado de você? Butler nos apresenta um mundo pós apocalíptico
onde os seres humanos ou perderam a fala ou sua capacidade de entendimento. Onde para se comunicar resta apenas linguagem corporal. Interessante observar que uma coisa tão "simples", naturalmente inerente e garantida como a linguagem, poderia revolucionar caso viesse realmente a acontecer algo assim, levando a sua perda. Se com todas as possibilidades de comunicação, o mundo se encaminha para uma grande catástrofe, imagine você não ter mais nada ?

Nath Mel 10/03/2020

Conto maravilhoso e desolador. Rye é uma sobrevivente de uma doença que matou quase todas as pessoas, e aqueles que sobreviveram tiveram graves traumas. Alguns tiveram problemas mentais, problemas de fala, perca de memória, de ler e escrever... Ela, uma professora universitária que perdeu a capacidade de ler e escrever lida com o sofrimento de ter perdido sua família, a solidão e falta de perspectivas futuras. A autora é incrível! Um conto pequeno, simples mas que transmite tamanha sensibilidade.

mikele | @respiropalavras 24/06/2020

reflexivo e impressionante
em "Sons da Fala", a sociedade foi afetada por uma grave doença que matou milhares. os que sobreviveram tiveram suas capacidades comunicativas seriamente afetadas: não conseguem falar, escrever ou ler. alguns entre eles ainda possuem resquícios de comunicação, e por isso, precisam manter segredo, pois correm perigo. este perigo se deve a grande inveja, raiva e sentimento impetuoso que se manifesta naqueles que perderam tudo.

é dentro deste contexto que vamos acompanhar nossa protagonista, Ray, que entra em um ónibus para visitar um parente distante sem saber o que a espera nesse percurso.

Octavia Butler possui uma narrativa que envolve, hipnotiza e faz refletir. É impossível não imaginar como seria viver em um mundo onde a linguagem e comunicação não existissem. falar, escrever, ler e poder se comunicar com o outro são coisas valiosas que não percebemos que possuímos, simplesmente por ser algo tão natural e inerente.

o conto nos faz pensar em como estamos usando linguagens impróprias por tanto tempo que passamos a desaprender a forma correta de se comunicar. a linguagem do medo, da violência, da desigualdade, da pretensão e do egoísmo tem sido nosso som de fala por eras. pressupostamente estamos evoluindo mas aonde vamos chegar dessa maneira?

o único erro deste conto, é que ele é apenas um conto. mas ao mesmo tempo, ele jamais será só mais um conto, pois "Sons da Fala" é uma experiência curta, porém, enriquecedora.

nicolemartinss 24/06/2020

chocada com esse conto nunca tinha lido nada dessa autora e que negócio maravilhoso, socorro!!!! (tá disponível gratuitamente na editora morro branco. seção "projeto cápsula")

Raielle 16/06/2020

Impressionada
Sons da fala é um conto distópico de poucas páginas que traz uma sociedade onde, por conta de algo que não fica muito claro, as pessoas adoeceram. Com essa doença, muitos morreram e aqueles que conseguiram sobreviver tiveram que aprender a viver numa nova realidade na qual a habilidade de se comunicar através da linguagem verbal foi basicamente perdida e todos foram acometidos de algum grau de debilidade intelectual.

Se trata de uma história curta, mas ainda assim de grande impacto que te faz refletir de forma crítica acerca da grande importância do papel da comunicação dentro da sociedade e como sem ela nos voltamos facilmente para a violência.

Octavia Butler é uma autora que há muito tempo já queria conhecer e esse foi um ótimo começo. Fiquei realmente impressionada com a sua capacidade de criar uma sociedade distópica, com um enredo e personagens envolventes e dotados de complexidade, em tão poucas páginas. Cheguei ao final do livro com uma enorme vontade de saber um pouco mais sobre aquele mundo criado e também sobre o destino dos personagens.

Não poderia ficar mais satisfeita com a experiência e mal posso esperar para conhecer outras obras renomadas da autora.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6