Um Conto de Duas Cidades

Um Conto de Duas Cidades Charles Dickens

Resenhas - Um Conto de Duas Cidades

Camila 03/10/2010

Um Conto de Duas Cidades
Inverno de 1775. A viagem do senhor Jarvis Lowry, funcionário do Banco Tellson de Londres, é subitamente interrompida pelo mensageiro Jerry. A resposta que Jerry deve retornar é: “de volta à vida”.
Charles Dickens não poderia ter começado “Um Conto de Duas Cidades” de forma mais instigante. Afinal, que leitor não ficaria curioso para descobrir quem pode retornar a viver após quinze anos enterrado vivo?
Ao longo da história conhecemos a trajetória do Doutor Alexandre Manette que após ter sido preso injustamente na Bastilha é libertado pela família Defarge que atua no cenário revolucionário de Santo Antônio, subúrbio de Paris. Exilado na Inglaterra, e ao lado da cuidadosa filha Lucie, Alexandre luta para recuperar sua memória. Contudo, ele se vê obrigado a reviver os temores do passado quando Charles Darnay, marido de sua filha é preso na França e condenado por traição a pátria. Com isso, toda a família Manette, junto de seus amigos e empregados viaja para a França e se defronta com os horrores da revolução.
Em “Um Conto de Duas Cidades” Dickens mesclou personagens fictícias com fatos, nomes e lugares reais tendo baseado seu livro no clássico “A Revolução Francesa” de Thomas Carlyle. Sendo assim, Dickens não se concentra nas personalidades ou nas idéias que formularam a revolução contra o poder absolutista. O autor prefere que conflitos pessoais e coincidências entre suas personagens sirvam como pano de fundo para a revolução que se desenrola. Este fator acaba simplificando o momento histórico retratado e atraindo muitas críticas ao clássico.
As tramas paralelas dão mobilidade ao livro. Na Inglaterra, a família Manette tenta se recompor enquanto Charles Darnay e Sidney Carton disputam o amor de Lucie. Na França, o sentimento de vingança da Jacquerie derruba com crueldade os tronos e os castelos dos nobres. Durante a narrativa as cartas escritas pelas personagens adquirem grande importância: Charles Darnay é atraído para a França por uma carta e condenado por outra.
“Um Conto de Duas Cidades” oferece uma visão de como a revolução modificou a vida de ricos e pobres, culpados e inocentes deixando uma indubitável certeza: os ideais liberdade, igualdade e fraternidade tão proclamados pelos revolucionários não foram seguidos na prática sendo substituídos muitas vezes por medo, sangue e morte.

MaFer 22/04/2009

Maravilhoso!
Esse livro é maravilhoso, o meu favorito. E o primeiro que conseguiu me fazer chorar...
Raony 05/07/2012minha estante
Recomendo A Dama Das Camélias

Neiva 06/12/2020

Aquele foi o melhor é o pior dos tempos...
Começa com uma boa expectativa,a leitura se acomoda.
Da metade para frente e muito bom.
Vale a pena o desenrolar da trama.

Tatiana 29/11/2020

Surpresa total
Não havia lido nenhum livro de Dickens e confesso que demorei para engrenar nessa leitura. Porém a linguagem e a forma como os personagens se entrelaçam na história e a descrição praticamente perfeita do ambiente e da época já será ponto de partida para novas leituras de Dickens. Simplesmente encantada como Dickens dentro do contexto da Revolução Francesa consegue trazer uma história tão bela e verdadeira.

Sami 30/10/2020

Uma verdadeira obra. Aprendi mais sobre a revolução francesa nesse romance que me fez chorar do que nas aulas de história. Com certeza é uma leitura valida , que mostra a desigualdade, e o que ela é capaz de fazer . Dois lados injustiçados na sua maneira. Que mesmo depois de um tempo, gerações se unem.

Vick-chan 08/11/2021

Quero ler mais Dickens...
Foi uma leitura difícil no início,mas aos poucos fui me adaptando e pegando o ritmo, é um ótimo livro com várias reviravoltas.
??????

Elaine Messias 17/02/2022

Um clássico
Uma história cheia de pequenos grandes momentos. Uma fotografia psicológica e sociológica extremamente crua da época da revolução francesa.

flav 22/02/2023

Liberdade, igualdade e fraternidade
Foi o primeiro livro que li de Dickens e não nego que estava com medo de não entender nada por ser um autor clássico, mas me surpreendi. A escrita dele é simplesmente envolvente!!!! Ele apresenta tão bem os detalhes que, por algumas vezes, me sentia lá entre a França e a Inglaterra. Tem muita, mas muita referência mesmo!!! Acho que essa edição ajudou demais, porque no final dela, ela descrevia tudo que o autor citava.

o conto ocorreu no começo da revolução francesa, o que fez com que todo o cenário ganhasse o meu coração. Toda a trama me pegou, porque faz refletir muito sobre o senso de justiça, a ira do povo e outros assuntos.

achei que tinha bastante protagonistas, o que me confundiu um pouco no começo, mas no decorrer entendi a necessidade de ter vários deles. Com isso, várias tramas foram criadas, mas todas receberam devida atenção e não ficaram com pontas soltas.

só não avaliei com 5 estrelas porque no meio da história sinto que o autor poderia ter encurtado um pouco e não estender muito.

-desafio rory gilmore: 15/339
Thay262 23/02/2023minha estante
Wow! Amei a resenha!!!
Confesso que nunca li nada do autor e sofro dos mesmos anseios de temer não compreender nada se tentar, mas você tirou muito da minha insegurança.
Diva??????

flav 23/02/2023minha estante
@anneangel aaa obrigadaa

Mey 28/10/2013

Uma história excelente! Me apeguei aos personagens, eles tem um ar romântico. Lucie com sua bondade e beleza que encanta a todos, Dr. Manette com suas marcas sofridas do tempo da prisão,Srta Pross, Darnay, Carton e os Defarge. Esses e tantos outros são personagens com valores fortes, românticos, são motivados. Eles poderiam se perder no meio da tormenta, mas continuam inabaláveis movidos cada um a sua causa, alguns motivados por amor,outros pela revolução ou por ódio e vingança.

Um ótimo livro! Interessante a dualidade entre Inglaterra e França, entre Carton e Darnay, entre a tirania e a busca pela liberdade, a busca pela liberdade que se tranforma em ódio, vingança e, tirania novamente.

O livro é ambientado na época da revolução francesa, mas é uma novela, um romance. Uma dica é ler a versão que possui no final do livro apêndices com notas explicativas e a cronologia dos eventos ficcionais e os eventos reais ocorridos.