O Pequeno Livro do Rock

O Pequeno Livro do Rock Hervé Bourhis

Resenhas - O Pequeno Livro do Rock

LeandroBurla 11/07/2021

Uma divertida viagem pela história do rock
Conheci esse livro num dos saudosos passeios na Livraria da Travessa que fica no CCBB - RJ. Na época (coisa de quase uns 10 anos) folheei e não quis comprar naquela oportunidade. Desde então, ficou na lista de aquisições. Mas não achava de jeito algum. Comprei usado via Internet a pedido do meu filho, hoje um apaixonado pelo rock de 9 anos de idade. Para ambos foi uma viagem divertida pela história do rock, repleta de descobertas, curiosidades e boas lembranças.
Numa primeira leitura parece raso e superficial, mas possui bastante abrangência. Terminada a passagem, sentimos falta de alguns artistas bem conhecidos. Contudo, o autor é francês e por isso tende a capturar sua percepção e gostos. Também denota muito do gosto do mesmo e de suas experiências - especialmente quando a "linha do tempo" alcança sua vivência.
A arte é um show á parte: leve, divertida e bem humorada. O ponto fraco é o conceito de "rock" em si. Não digo do início, pois a "música profana" deriva do blues, mas dedicar espaço a outros gêneros, como o rap e hip hop e deixar de fora fatos e artistas com relevância comprovada, sem entrar em méritos de gostos. Talvez minha percepção tenha sido influenciada por sua outra obra, dedicada aos Beatles, que achei melhor.
Por mais que se conheça, os "easter eggs" e menções são um deleite. O índice demostra a quantidade de conteúdo. Enfim, para ler no volume máximo.

Orlaninho 07/09/2018

Bom...mas...
Descobri muitas bandas que não conhecia e detalhes maravilhosos sobre este gênero musical sensacional. Muitas excelentes bandas não foram citadas na obra e acredito que renderiam um volume 2.

Thiago Rasi 12/10/2017

Pequeno livro do Rock
Entendo perfeitamente que é um livro sob a ótica do autor. Mas faltou muitos artistas e bandas que marcaram o rock, enquanto sobraram alguns artistas totalmente invisíveis.

Phelipe Guilherme Maciel 16/01/2017

Totalmente sobre a ótica de Hervé
O livro foi escrito por um francês. Ele dá mais ênfase a alguns momentos da musica francesa do que para aparições de grandes grupos como KISS, Aerosmith, Grand Funk Railroad, entre outros. Obviamente, é o pequeno livro do rock sob a ótica pessoal do escritor. Pelo nome do livro, se esperaria um trabalho mais técnico e menos pessoal.
Mas em linhas gerais, os quadrinhos são ótimos e o cerne do rock está ali. Algumas coisas desajustadas, mas está ali.

Thiago548 03/10/2014

Divertido!
Um livro descompromissado e que narra os fatos do rock n´roll desde o seu surgimento até a época atual, na forma de linha do tempo (assim como o almanaque do rock do kid vinil já resenhado por mim aqui), a leitura se torna divertida graças ao traço do autor francês Hervé Bourhis, que chega dar um frescor a leitura, pra quem gosta de rock (ou não) é uma ótima pedida!

Spirit 14/09/2012

Rock'n Roll
Cansado de ver tantas compilações de notícias e informações repetidas sobre o rock'n'roll, esse francês de 35 anos, amante da música e do desenho, decidiu escrever ele mesmo o seu diário particular do rock com base naquilo que leu, ouviu e respirou durante décadas em revistas, canções e filmes que marcaram as gerações dos cinco continentes.
Ilustrado ano a ano através de capas de discos, letras de músicas, cortes de cabelo, fatos e boatos, o autor fez questão de não se deter apenas em ícones do gênero, retratando situações curiosas sobre personagens desconhecidos, os quais, de alguma forma, tiveram papel importante nesse cenário.
Há ainda as 'batalhas', onde Hervé, de maneira divertida, lista e compara _como faz todo bom fã de rock _discos de dois artistas ou grupos diferentes: Chuck Berry ou Little Richard, Lou Reed ou David Bowie, Nirvana ou Pixies? Quem será o vencedor?
Ao fim, quem sempre sai vencendo é o leitor. Mesmo aqueles que não são fãs de carteirinha se sentirão parte dessa história, 'A única que realmente nos afetou, a única na qual nos envolvemos. Um livro que se folheia seguindo a ordem, na desordem, pouco importa. Um livro que se ouve. No qual a trilha sonora gira em círculo dentro de nossa cabeça'. _do prefácio de Hugo Cassavetti.

Robson Souza 20/05/2011

A História do Rock de forma única
Fantástico! Maravilhoso! Esse livro/graphic novel é único!
O Hervé Bourhis conta a história do Rock'n roll de 1915 a 2009 de maneira totalmente particular, misturando fatos, capas de discos, trechos de música, citações e muitas, mas muitas, ilustrações, formando um mosaico.
Além de se inserir como personagem, nos dando uma referência mais palpável de uma pessoa comum crescendo em meio ao Rock, ele também dá sua opinião crítica, mesmo que sutil. Promove algumas "batalhas", em meio à história, comparando discos de dois artistas como: David Bowie x Lou Reed, ou Radiohead x Grandaddy.
Outro ponto interessante, é que ele não se limita aos Estados Unidos e Inglaterra, e cita muitos artistas franceses (afinal, ele é francês!) e alguns brasileiros, como João Gilberto, Sepultura e Mutantes.
Para completar, no fim do livro tem uma lista com mais de 1.000 singles, de 1950 a 2009, divididos por ano, com o nome do artista e nome da música.
Esse é o tipo de livro em que nunca se encerra a leitura!

Mais em robsonbatt.blogspot.com

Zé Marques 26/07/2010

Esse é um livro pra se ter. Daqueles que, apesar de ser de fácil leitura, vai te acompanhar a vida toda, ao menos como consulta, enquanto você gostar de música.

Quem gosta do assunto e se interessa por ele, definitivamente, vai curtir. Dinâmico, divertido e pessoal - não há melhor maneira de se representar o rock.

Marcelo 18/04/2010

Referências diferentes
O autor é francês e pretende neste livro fazer um apanhado geral da história do rock, sob o viés de sua ótica.
Conta de forma não linear a história do rock sob o ponto de vista de um Europeu com diversas referências estranhas a um brasileiro, mas interessantes.
A concepção visual é diferente e o resultado final é excelente.