Um Garoto Chamado Rorbeto

Um Garoto Chamado Rorbeto Gabriel...

Resenhas - Um Garoto Chamado Rorbeto

Ana 02/12/2012

Um garoto chamado Rorbeto, isso mesmo, Rorbeto... achou estranho? mas é como este garoto se chamava. Filho de pais analfabetos não teve escolha, morava em uma favela perto do rio e levava uma vida difícil, sua casa não tinha gás, e nem chuveiro quente, mas nada disso atrapalhava a alegria de poder brincar de Rorbeto, que até então brincava e como era criança, não pensava nos problemas de sua vila e nem como resolver aquela situação.
Rorbeto ia para a escola todos os dias, e em um dia desses matinais, começou a contar seus dedos, ela contou: 1,2,3,4,5 e 6 ! contou seis dedos de uma das suas mãos, assustado resolveu contar os dedos dos pés e o da outra mão, mas só encontrou cinco em cada...
Rorbeto então, começou a pensar que havia algo de errado com ele, e escondeu a sua mão premiada em uma sacola de plástico para que ninguém visse aquela aberração que achava que tinha...
Certo dia, a professora de Rorbeto resolveu ensinar seus alunos como escrever, e então Rorbeto todo encabulado, resolveu escrever com a mão esquerda, não deu certo.
Um tempo depois ele escreveu o seu nome com a letra mais bonita de sua classe, e seus colegas diziam que queriam ser igual Rorbeto, o menino das mãos de ouro, como foi carinhosamente apelidado...
O garoto então ficou tão alegre em saber que seus colegas não se importavam com quantos dedos ele tinha, que resolveu ir jogar bola para comemorar!... e logo exclamou : - Furem a luva, que eu vou ser goleiro!
Passou-se os anos e o pai de Rorbeto, deixava de ser analfabeto e se lembrou do dia do nascimento do filho, se recordou quando o médico o perguntou que nome seria o da criança e ele respondeu RORBETO!, sem saber se estava certou ou errado, sua esposa também não tinha argumentos para contestar o marido pois também era analfabeta, o pai do garoto que agora se tornava um moço, disse a ele que descobriu que havia cadastrado o nome do filho errado, mas Rorbeto disse ao pai: - O amor sempre faz tudo certo...

Um garoto chamado Rorbeto, é um livro infantil, escrito por Gabriel Contino e ilustrado por Daniel Bueno.
Este foi o primeiro livro de Gabriel voltado ao público infantil, e ganhou o prêmio Jabuti de melhor livro infantil em 2002, adorei o livro, apesar de me dar um ar de nostalgia ao me lembrar da minha infância em que tudo era tão fácil e ninguém se preocupava com problemas, a vida era só brincadeira e as pessoas de hoje, naquele tempo eram crianças que não sabiam o que era discriminação e não viam pobreza em nenhum lugar, e não enxergavam as diferenças ...
Karol 23/09/2014minha estante
Um dos livros mais lindos que já li na minha vida. Simples e encantador!

Jaqueline *-* 26/05/2009

Esse livro é o máximo !
Esse livro conta de um menino com um nome bem estranho, a história é toda rimada, é muito legal!

leidy 10/03/2009

exelente
esse livro é fantástico,eu li e gostei muito com certeza é um livro q vai encantar muita gente!!!!

Mônica 10/03/2009

muito divertido.
ele tem uma história muito interessante e engraçada. é muito divertido de ler, e te prende até o fim da história. foi escrito muito bem (:

Jace 06/10/2009

É um livro encantador e maravilhoso. Gabriel, o pensador foi muito sutil porém coseguiu expor o analfabetismo que existia outrora e chamou atenção para valorizarmos as coisas simples da vida.

Leo 02/01/2010

Rorbeto! Sim, Senhor !
Já vou dizendo pra quem tiver a oportunidade de ler este livro: LEIA !
Poesia pura, emoção a flor da pele e o final acolhe ,como uma flor que desabrocha, a frase mais impactante do livro,as peculiaridades de cada inivíduo, a realidade do país, a aceitação da diferença e de si mesmo, a importãncia da família tudo mesclado sabiamente pelos versos de Gabriel, o Pensador.

Fabio Shiva 04/03/2012

Um ótimo livro para crianças de todas as idades!
Ótimas rimas para tratar de forma divertida de um tema sensível... e politicamente correto. Gabriel O Pensador foi muito criativo e feliz ao contar a história do menino Rorbeto, batizado errado porque o pai não sabia ler nem escrever...

Li com meu sobrinho Luan, foi uma farra! O texto rimado dá um ritmo gostoso à leitura, e nunca vi Luanzito ler tão bem e com tanto gosto!

Recomendo!

***

Resenha de Luan

A história foi legal. Rorbeto nasceu. O pai botou o nome errado. Ele falou: adeus, doutor! A cidade onde o Rorbeto morava era muito escondidinha. Não tinha banho quente, só banho frio, mas ninguém esquentava com isso.

Um dia Rorbeto estava contando os dedos. E aí ele ficou impressionado, porque tinha seis dedos!

Eu gostei mais do Rorbeto, um personagem muito gentil.

Esse livro é bonito, tem que ler. Esse livro é demais!

***

Comunidade Resenhas Literárias

Aproveito para convidar todos a conhecerem a comunidade Resenhas Literárias, um espaço agradável para troca de ideias e experiências sobre livros:

Thiago 02/07/2013

Um garoto chamado Rorbeto
O pai era analfabeto e quando teve seu filho escreveu num papel para o doutor ver o doutor com pressa falou que estava certo e no final o nome do menino ficou Rorbeto a mae nem estava ligando so queria brincar com seu bebe, o menino creceu e foi a escola quando aprendeu a contar descobriu que tinha 6 dedos numa mao .No outro dia veio com uma bolssa na mao dirita passou muito tempo escondido nos cantos sempre com a mao direita escondida ,serto dia a professora mandou ele escrever no quadro ele foi e tntou escrever com a mao esquerda a professora mandou ele escrever com a direitae a letra ficou muito

aninha 16/11/2014

Um Garoto Chamado Rorberto - bem legal
Bom é um livro bem legal, engraçado, meio poético, e recomendo é uma história que te prende até o final, recomendo e é um livro para todas as idades

Jean 16/04/2016

Com uma linguagem simples e encantadora, o livro nos mostra que ser diferente é ser normal!

Kaká 31/08/2016

Rorbeto
É um livro de literatura infantil divertido e engraçado que retrata o dia a dia com a história atrapalhada de Rorbeto. Um garoto que passa por várias situações curiosas em sua vida e família. Até o seu cachorro é maluco. Onde sua maior perturbação é a descoberta em meio ao seu mundo atrapalhado, é a descoberta do seu sexto dedo.

Ingrid_mayara 09/01/2018

Um livrinho muito fofo
Um garoto chamado Rorbeto foi lançado em 2005, sendo o segundo livro do Gabriel O Pensador. Sim, aquele cantor que todos já ouviram falar e a maioria conhece apenas algumas de suas músicas - inclusive eu, que não gosto muito de rap.

Na contra-capa, Ziraldo (o criador do personagem Menino Maluquinho) diz: "Ele é assim, o Gabriel. Criado ao pé de uma das maiores favelas do Rio, transitou sua infância da praia até o alto do morro. Este é o seu universo! Um universo cheio de uma verdade comovente".

O título e a capa combinam perfeitamente com a história. Dentro, há várias ilustrações que acompanham a narrativa. O livro é narrado em terceira pessoa, em forma de versos; a história é bem curta, mas dá para ter uma boa noção do que o autor quer passar.

Rorbeto morava numa vila bastante humilde, onde as pessoas tratavam-se como parentes. As crianças brincavam na rua, colhiam frutas, brincavam com os animais... Rorbeto foi crescendo e estava aprendendo a contar. Usou apenas uma das mãos para contar cada integrante da família e parou no número seis. Pensou:

"Seis dedos numa mão só? Será que na outra são quatro?"

As pessoas começaram a perceber que ele tinha um segredo. Chegando na escola, sentou-se no canto, envergonhado, com a mão direita dentro de uma sacola. Nem brincou no recreio.

Justamente naquele dia a professora iniciaria a alfabetização. Rorbeto desenhou a letra com a mão esquerda; a professora notou, sabendo que ele não era canhoto. Pediu que ele tentasse com a mão direita.

Rasgou a sacola correndo,
Escreveu mais rápido ainda.
E mesmo nervoso e com pressa,
Ele fez a letra mais linda!

A professora fez uma expressão diferente e chamou os outros alunos para o canto onde ele estava. Rorbeto ficou preocupado, pensando que seu segredo havia sido descoberto. Escondeu a mão. Os colegas o elogiaram pela letra. Ufa!

No dia seguinte, a turma toda chegou com uma mão na sacola. Rorbeto pensou que fosse alguma piada. A professora perguntou o motivo de tanta sacola e ouviu da turma: "É pra escrever mais bonito". Rorbeto disse que isso não os ajudaria a melhorar a letra, então alguém perguntou o porquê da sacola. Ele mostrou os dedos. A professora explicou que aquilo era só um detalhe. A turma elogiou a letra, nem ligando para a mão diferente.

Depois ele foi jogar bola e gritou: "Furem a luva que eu vou ser goleiro!"

Foi mais ou menos a quinta vez que eu li esse livro e sempre "cai um cisco no olho" por me fazer lembrar a infância de um jeito tão envolvente.

Pena que não é um livro muito fácil de ser encontrado, mas acho que é perfeito para quem está em processo de alfabetização; melhor ainda: é um ótimo livro para conversar com as crianças sobre aceitação, sobre o quanto é normal ser diferente.

site: Se quiser me seguir no instagram: @ingrid.allebrandt

Jordanah 14/06/2019

Incrível
Me arrepiei do início ao fim. O livro é pra crianças, mas me emocionou muito.

Mariane 25/06/2020

Uma releitura para aquecer o coração (:

Mylena 10/07/2020

Um garoto chamado Rorbeto
Como sempre a literatura infantil me provando que é pura poesia. Histórias pequenas, rápidas, mas tão sensíveis que me toca demais. Esse livro é a coisa mais linda.