Os Fundamentos do Capitalismo

Os Fundamentos do Capitalismo James Otterson

Resenhas - Os Fundamentos do Capitalismo

Pries 18/03/2024

Os Fundamentos de Uma Economia Próspera
Nesse breve resumo das principais obras de Adam Smith, o autor James Otteson parece não ter deixado escapar nenhuma ideia que conduz os pensamentos desse brilhante homem que tivemos a oportunidade de ter em nosso meio.

Adam Smith foi muito mais do que um economista, suas obras dão luz a uma sociedade que parecia rumar sem uma direção definida. A consequência disso foi a adoção do modelo criado por Smith em diversos países onde, no geral, fez com que só nos últimos 50 anos reduzisse a extrema pobreza global de 75% para meros 9%.

De fato, ainda tem muito chão para rumar na direção de uma sociedade perfeita e seu modelo possui diversas falhas. Entretanto ainda não se provou ser possível que um modelo econômico diferente do criado por Smith venha a ter sucesso para a construção de uma sociedade próspera. Os relatos existentes por toda a história da humanidade provam isso.

" Não é da benevolência do açougueiro, do cervejeiro e do padeiro que esperamos o nosso jantar, mas dá consideração que eles tem pelos próprios interesses. Apelamos não à humanidade, mas ao amor-próprio, e nunca falamos de nossas necessidades, mas das vantagens que eles podem obter."

Vale exaltar o compromisso que Smith teve ao criar sua obra A Teoria dos Sentimentos Morais onde ele examina minuciosamente o contexto por trás da moralidade do indivíduo/ sociedade. Enquanto Karl Marx foca no contexto material e na luta de classe (que nunca deu certo e sempre trouxe o caos), Smith propõe o uso da justiça e da beneficência para não só unificar uma nação, como também buscar com que todos tenham um equilíbrio em oportunidades e convivência social.

LEITURA DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA QUALQUER PESSOA.

Paulo.Henrique 14/02/2024

Para Smith sociedade evoluída é uma sociedade egoísta.
A leitura deste livro incita uma profunda reflexão crítica. Ao contemplar as teorias de Smith através do olhar de Otteson, somos levados a ponderar sobre o equilíbrio entre liberdade individual e bem-estar coletivo, e como este se manifesta em políticas econômicas e sociais. A crítica emerge naturalmente dessa reflexão, especialmente quando confrontados com exemplos de falhas de mercado e questões de justiça social. Otteson, ao mesmo tempo que admira Smith, não se esquiva de abordar as limitações do capitalismo, provocando no leitor uma apreciação matizada dos fundamentos econômicos, entre a admiração pelas capacidades do mercado e a conscientização de suas falhas e dos desafios que permanecem na busca por uma sociedade mais justa e equitativa.

Rafael1885 09/02/2024

O ESSENCIAL DE ADAM SMITH
O livro trata das principais ideias do filósofo escocês Adam Smith. É interessante que Smith, muitas vezes relacionado apenas com a economia, também traz muito conteúdo filosófico em sua obra "Teoria dos sentimentos morais". Mas claro que atualmente, sua obra mais famosa, "A Riqueza das nações", traz alguns fundamentos da economia de mercado e alguns conceitos muito famosos que muitas vezes são interpretados de maneira equivocada popularmente, como "a mão invisivel". Outro ponto curioso é a ligação que Smith faz entre os mercados e a moralidade humana, sendo uma certa ligação entre suas duas obras. O livro é bem fácil de ler, já que o autor James Otteson escreve de maneira clara as principais ideias de Smith, e é interessante lembrar que esse livro faz parte de uma coleção que trata do resumo dos pensamentos de varios autores liberais.

Lucas 02/12/2023

Livro conta os principais pensamentos do grande economista Adam Smith, bem básico para quem pretender entender a introdução da economia.

Danilo435 03/09/2023

Recomendado
Para quem quer entender quem foi ele, achei um excelente resumo de sua grandes duas obras. Algo fascinante o que ele conseguiu em uma época difícil de extrair dados.

Entrou para a minha lista de livros obrigatórios.

Guilherme.Franca 10/04/2023

E viva a liberdade..
Smith desmente Marx e expõe a hipocrisia sobre o que dizem sobre o capitalismo, mesmo nao se utilizando desse termo, smith explica que a verdadeira liberdade igualitária só é atingida num sistema capitalista e enfatiza os 3Ps... leitura excelente e necessária nos dias de hoje!

Mauricio Skoober 23/03/2023

Excelente livro, recomendado para quem quer APRENDER SOBRE O CAPITALISMO
É todo uma síntese do pensamento do ADAM SMITH, o precursor do pensamento CAPITALISTA. É um sistema fantástico e quem prejudica é as próprias pessoas, pois não se autoanalisam e acabam não agindo dentro dos 3Ps: Pessoas, propriedade e promessas voluntárias. Defendendo o estado mínimo como catalizador de acordos e com justiça negativa. Explora que o papel do estado não é intervindo em grupos de pessoas, gerando o que chamamos de privilégio. Recomendo!
Matheus_Lago 25/03/2023minha estante
É interessante que Adam Smith, ao contrário do que muitos pensam, não idealizou o capitalismo ou algo do tipo, ele observou e descreveu uma ordem espontânea que surgia em locais do mundo. Sua preocupação com a ordem moral de toda essa expansão de produtividade e acumulo de riquezas era a principal preocupação de que o capitalismo fosse moral e ético, não levando a um materialismo (ideia implantada por iluministas pra suprimir o capitalismo).

Mauricio Skoober 20/04/2023minha estante
Interessante sua observação. Muito pontual, vejamos que hoje em dia muitas pessoas não param para pensar que o dinheiro é papel que nada mais é que a troca de bens. Veja que é importante analisarmos a vida como uma ordem espontânea e não como a busca do materialismo desenfreado.

Obika 08/02/2023

Tendencioso, e advoga pelo idealismo.
Trata o sujeito da obra, Adam Smith, como livre de críticas, advoga pelo idealismo e livre uso da propriedade, onde as ações sociais são segundo plano.

Coloca as mazelas sociais como mérito dos desvalidos.

Mikey 24/01/2023

A Riqueza
Cada indivíduo conhece sua própria situação, bem como as oportunidades disponíveis a ele (melhor que qualquer outra pessoa a distância).
Smith argumenta que os próprios indivíduos deveriam ter a liberdade e a responsabilidade de decidir como produzir e vender seu trabalho e seus bens, mas como ele mesmo disse, isso só é possível num governo competente, porém vejo que a mão invisível do mercado nos abandou, num mundo onde a tecnologia avançou tanto e mitigou tantos trabalhos braçais e analógicos, nós temos um gigantesco déficit de mão de obra para a manutenção dessas máquinas em quanto os trabalhos braçais e análogos por mais que ainda existam, há muita demanda para pouca vaga.
Esse spreed é altíssimo e só pode ser mitigado com o auxílio do poder público.
Se o indivíduo a priori não tiver conhecimentos para negociar, ele entra no saturado mercado da força, ou em camadas ainda mais baixas, no do roubo.
Mauricio Skoober 23/03/2023minha estante
Discordo, óbvio que muito mudou desde o livro. Mas apenas um economia livre, com trocar voluntárias e liberdade é possível a prosperidade de todos. O estado ao invés de ajudar, prejudica, pois nada melhor que o indivíduo para tomar suas decisões. A mão invisível é incrível e quanto ao baixa empregabilidade, é culta boa parte por políticas protecionistas.

Jéfet 21/01/2023

Perfeito! As ideias de Smith são apresentadas objetiva e precisamente. Até mesmo aspectos de sua teoria que não são muito comentados no geral, aqui são bem colocados e explanados.
Mauricio Skoober 23/03/2023minha estante
Graças a divisão do trabalho é que gera prosperidade.

Bruno.Moraes 24/05/2022

Perfeito para iniciantes.
É um livro pra quem tem interesse em conhecer adam smith. O autor faz uma grande síntese das principais ideias de smith, o objetivo dele não é fazer você concordar com smith.
O autor se preocupa em apenas mostrar, de maneira didática, a vida e principalmente as obras de smith.
Mauricio Skoober 23/03/2023minha estante
Fantástico, libertador pois são os 3ps Pessoas, Propriedade e Promessas voluntárias.

Adam Smith - o pioneiro intelectual do capitalismo
Ao término da leitura, tive a sensação de ter elevado meu nível de conhecimento acerca dos assuntos tratados no livro. Portanto, acredito que o essencial proposto pelo autor foi transmitido com eficácia. Uma das características marcantes e que contribuiu para a fixação e entendimento dos conceitos-chave foi a recorrência às ideias centrais, principalmente para iniciar o desenvolvimento de um novo raciocínio.

A origem
Ao término da leitura, tive a sensação de ter elevado meu nível de conhecimento acerca dos assuntos tratados no livro. Portanto, acredito que o essencial proposto pelo autor foi transmitido com eficácia. Uma das características marcantes e que contribuiu para a fixação e entendimento dos conceitos chave foi a recorrência a certas passagens anteriores ao longo da leitura, principalmente para iniciar o desenvolvimento de um novo raciocínio.

A origem

Kindle da Lay 14/04/2022

Surpreendente!
Surpreendentemente esse livro me prendeu e quando eu vi já estava terminando a leitura. Não concordo com o pensamento smithiano como um todo, mas confesso que é um assunto que achei interessantíssimo! Mais uma obra de economia lida.
Mauricio Skoober 23/03/2023minha estante
Perfeito, O smith é um grande mestre, veja que ele procurou por algumas economias prosperam e outras não. Constatou que foi graças a divisão do trabalho!