Os Fundamentos do Capitalismo

Os Fundamentos do Capitalismo James Otterson




Resenhas - Os Fundamentos do Capitalismo


18 encontrados | exibindo 16 a 18
1 | 2


Rafael1885 09/02/2024

O ESSENCIAL DE ADAM SMITH
O livro trata das principais ideias do filósofo escocês Adam Smith. É interessante que Smith, muitas vezes relacionado apenas com a economia, também traz muito conteúdo filosófico em sua obra "Teoria dos sentimentos morais". Mas claro que atualmente, sua obra mais famosa, "A Riqueza das nações", traz alguns fundamentos da economia de mercado e alguns conceitos muito famosos que muitas vezes são interpretados de maneira equivocada popularmente, como "a mão invisivel". Outro ponto curioso é a ligação que Smith faz entre os mercados e a moralidade humana, sendo uma certa ligação entre suas duas obras. O livro é bem fácil de ler, já que o autor James Otteson escreve de maneira clara as principais ideias de Smith, e é interessante lembrar que esse livro faz parte de uma coleção que trata do resumo dos pensamentos de varios autores liberais.
comentários(0)comente



Paulo.Henrique 14/02/2024

Para Smith sociedade evoluída é uma sociedade egoísta.
A leitura deste livro incita uma profunda reflexão crítica. Ao contemplar as teorias de Smith através do olhar de Otteson, somos levados a ponderar sobre o equilíbrio entre liberdade individual e bem-estar coletivo, e como este se manifesta em políticas econômicas e sociais. A crítica emerge naturalmente dessa reflexão, especialmente quando confrontados com exemplos de falhas de mercado e questões de justiça social. Otteson, ao mesmo tempo que admira Smith, não se esquiva de abordar as limitações do capitalismo, provocando no leitor uma apreciação matizada dos fundamentos econômicos, entre a admiração pelas capacidades do mercado e a conscientização de suas falhas e dos desafios que permanecem na busca por uma sociedade mais justa e equitativa.
comentários(0)comente



Pries 18/03/2024

Os Fundamentos de Uma Economia Próspera
Nesse breve resumo das principais obras de Adam Smith, o autor James Otteson parece não ter deixado escapar nenhuma ideia que conduz os pensamentos desse brilhante homem que tivemos a oportunidade de ter em nosso meio.

Adam Smith foi muito mais do que um economista, suas obras dão luz a uma sociedade que parecia rumar sem uma direção definida. A consequência disso foi a adoção do modelo criado por Smith em diversos países onde, no geral, fez com que só nos últimos 50 anos reduzisse a extrema pobreza global de 75% para meros 9%.

De fato, ainda tem muito chão para rumar na direção de uma sociedade perfeita e seu modelo possui diversas falhas. Entretanto ainda não se provou ser possível que um modelo econômico diferente do criado por Smith venha a ter sucesso para a construção de uma sociedade próspera. Os relatos existentes por toda a história da humanidade provam isso.

" Não é da benevolência do açougueiro, do cervejeiro e do padeiro que esperamos o nosso jantar, mas dá consideração que eles tem pelos próprios interesses. Apelamos não à humanidade, mas ao amor-próprio, e nunca falamos de nossas necessidades, mas das vantagens que eles podem obter."

Vale exaltar o compromisso que Smith teve ao criar sua obra A Teoria dos Sentimentos Morais onde ele examina minuciosamente o contexto por trás da moralidade do indivíduo/ sociedade. Enquanto Karl Marx foca no contexto material e na luta de classe (que nunca deu certo e sempre trouxe o caos), Smith propõe o uso da justiça e da beneficência para não só unificar uma nação, como também buscar com que todos tenham um equilíbrio em oportunidades e convivência social.

LEITURA DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA QUALQUER PESSOA.
comentários(0)comente



18 encontrados | exibindo 16 a 18
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR