Os Fundamentos do Capitalismo

Os Fundamentos do Capitalismo James Otterson

Resenhas - Os Fundamentos do Capitalismo

Mauricio Skoober 23/03/2023

Excelente livro, recomendado para quem quer APRENDER SOBRE O CAPITALISMO
É todo uma síntese do pensamento do ADAM SMITH, o precursor do pensamento CAPITALISTA. É um sistema fantástico e quem prejudica é as próprias pessoas, pois não se autoanalisam e acabam não agindo dentro dos 3Ps: Pessoas, propriedade e promessas voluntárias. Defendendo o estado mínimo como catalizador de acordos e com justiça negativa. Explora que o papel do estado não é intervindo em grupos de pessoas, gerando o que chamamos de privilégio. Recomendo!
Matheus_Lago 25/03/2023minha estante
É interessante que Adam Smith, ao contrário do que muitos pensam, não idealizou o capitalismo ou algo do tipo, ele observou e descreveu uma ordem espontânea que surgia em locais do mundo. Sua preocupação com a ordem moral de toda essa expansão de produtividade e acumulo de riquezas era a principal preocupação de que o capitalismo fosse moral e ético, não levando a um materialismo (ideia implantada por iluministas pra suprimir o capitalismo).

Mauricio Skoober 20/04/2023minha estante
Interessante sua observação. Muito pontual, vejamos que hoje em dia muitas pessoas não param para pensar que o dinheiro é papel que nada mais é que a troca de bens. Veja que é importante analisarmos a vida como uma ordem espontânea e não como a busca do materialismo desenfreado.

Danilo435 03/09/2023

Recomendado
Para quem quer entender quem foi ele, achei um excelente resumo de sua grandes duas obras. Algo fascinante o que ele conseguiu em uma época difícil de extrair dados.

Entrou para a minha lista de livros obrigatórios.

Ana 31/01/2021

É um resumo muito bom e explicativo das obras e pensamentos de Adam Smith (conhecido por originar o sistema capitalista) e possui fácil compreensão quanto ao tema abordado.

Gostaria que a estrutura do livro fosse um pouco melhor planejada (foi repetitivo em diversos momentos), mas, no geral, foi uma leitura muito válida e que me permitirá formular críticas estruturadas.
Mauricio Skoober 23/03/2023minha estante
Perfeito, percebe-se que foi um conjunto de anotações, onde o Sr. James foi elencando de acordo com o capítulo.

Adam Smith - o pioneiro intelectual do capitalismo
Ao término da leitura, tive a sensação de ter elevado meu nível de conhecimento acerca dos assuntos tratados no livro. Portanto, acredito que o essencial proposto pelo autor foi transmitido com eficácia. Uma das características marcantes e que contribuiu para a fixação e entendimento dos conceitos-chave foi a recorrência às ideias centrais, principalmente para iniciar o desenvolvimento de um novo raciocínio.

Paulo.Henrique 14/02/2024

Para Smith sociedade evoluída é uma sociedade egoísta.
A leitura deste livro incita uma profunda reflexão crítica. Ao contemplar as teorias de Smith através do olhar de Otteson, somos levados a ponderar sobre o equilíbrio entre liberdade individual e bem-estar coletivo, e como este se manifesta em políticas econômicas e sociais. A crítica emerge naturalmente dessa reflexão, especialmente quando confrontados com exemplos de falhas de mercado e questões de justiça social. Otteson, ao mesmo tempo que admira Smith, não se esquiva de abordar as limitações do capitalismo, provocando no leitor uma apreciação matizada dos fundamentos econômicos, entre a admiração pelas capacidades do mercado e a conscientização de suas falhas e dos desafios que permanecem na busca por uma sociedade mais justa e equitativa.

Kindle da Lay 14/04/2022

Surpreendente!
Surpreendentemente esse livro me prendeu e quando eu vi já estava terminando a leitura. Não concordo com o pensamento smithiano como um todo, mas confesso que é um assunto que achei interessantíssimo! Mais uma obra de economia lida.
Mauricio Skoober 23/03/2023minha estante
Perfeito, O smith é um grande mestre, veja que ele procurou por algumas economias prosperam e outras não. Constatou que foi graças a divisão do trabalho!

Bruno.Moraes 24/05/2022

Perfeito para iniciantes.
É um livro pra quem tem interesse em conhecer adam smith. O autor faz uma grande síntese das principais ideias de smith, o objetivo dele não é fazer você concordar com smith.
O autor se preocupa em apenas mostrar, de maneira didática, a vida e principalmente as obras de smith.
Mauricio Skoober 23/03/2023minha estante
Fantástico, libertador pois são os 3ps Pessoas, Propriedade e Promessas voluntárias.

Mikey 24/01/2023

A Riqueza
Cada indivíduo conhece sua própria situação, bem como as oportunidades disponíveis a ele (melhor que qualquer outra pessoa a distância).
Smith argumenta que os próprios indivíduos deveriam ter a liberdade e a responsabilidade de decidir como produzir e vender seu trabalho e seus bens, mas como ele mesmo disse, isso só é possível num governo competente, porém vejo que a mão invisível do mercado nos abandou, num mundo onde a tecnologia avançou tanto e mitigou tantos trabalhos braçais e analógicos, nós temos um gigantesco déficit de mão de obra para a manutenção dessas máquinas em quanto os trabalhos braçais e análogos por mais que ainda existam, há muita demanda para pouca vaga.
Esse spreed é altíssimo e só pode ser mitigado com o auxílio do poder público.
Se o indivíduo a priori não tiver conhecimentos para negociar, ele entra no saturado mercado da força, ou em camadas ainda mais baixas, no do roubo.
Mauricio Skoober 23/03/2023minha estante
Discordo, óbvio que muito mudou desde o livro. Mas apenas um economia livre, com trocar voluntárias e liberdade é possível a prosperidade de todos. O estado ao invés de ajudar, prejudica, pois nada melhor que o indivíduo para tomar suas decisões. A mão invisível é incrível e quanto ao baixa empregabilidade, é culta boa parte por políticas protecionistas.

anraku 04/03/2021

O ESSENCIAL DE ADAM SMITH
É um livro informativo um pouco raso, talvez até superficial. O autor conta um pouco sobre a vida de Adam Smith e seus principais conceitos de maneira clara e rápida

site: instagram: @ana_anraku
Mauricio Skoober 23/03/2023minha estante
É uma análise do livro, o mesmo cita que devemos ler o livro. Aliais, o livro de SMITH tem 1044 páginas disponíveis.

Henrique.Iunes 19/08/2021

:D
Leitura Introdutória para as obras de Adam Smith, contextualizando suas ideias, e como algumas delas sobreviveram e outras pereceram com o tempo. Mesmo assim, suas ideias influenciaram grande parte das grandes sociedades Ocidentes, a exemplo dos E.U.A que em meados de 1750 era considerado um país bárbaro, e vimos com o tempo no que hoje se tornou. Sua obra foi um marco para a história, e mudou o modo de pensar a respeito do trabalho, da evolução das sociedades, do mercado e do papel do governo (embora eu discorde da proposição de estado mínimo que ele descreveu). Esse livro também leva ao leitor a ter um olhar crítico a respeito do que smith escreveu.
Mauricio Skoober 23/03/2023minha estante
Interessante, discordas do estado mínimo. Defende qual modelo de estado?

Mauricio Skoober 23/03/2023minha estante
Interessante, discordas do estado mínimo. Defende qual modelo de estado? Como seria o papel do estado para você,Henrique?

Jéfet 21/01/2023

Perfeito! As ideias de Smith são apresentadas objetiva e precisamente. Até mesmo aspectos de sua teoria que não são muito comentados no geral, aqui são bem colocados e explanados.
Mauricio Skoober 23/03/2023minha estante
Graças a divisão do trabalho é que gera prosperidade.

Guilherme.Franca 10/04/2023

E viva a liberdade..
Smith desmente Marx e expõe a hipocrisia sobre o que dizem sobre o capitalismo, mesmo nao se utilizando desse termo, smith explica que a verdadeira liberdade igualitária só é atingida num sistema capitalista e enfatiza os 3Ps... leitura excelente e necessária nos dias de hoje!

A origem
Ao término da leitura, tive a sensação de ter elevado meu nível de conhecimento acerca dos assuntos tratados no livro. Portanto, acredito que o essencial proposto pelo autor foi transmitido com eficácia. Uma das características marcantes e que contribuiu para a fixação e entendimento dos conceitos chave foi a recorrência a certas passagens anteriores ao longo da leitura, principalmente para iniciar o desenvolvimento de um novo raciocínio.

A origem

Obika 08/02/2023

Tendencioso, e advoga pelo idealismo.
Trata o sujeito da obra, Adam Smith, como livre de críticas, advoga pelo idealismo e livre uso da propriedade, onde as ações sociais são segundo plano.

Coloca as mazelas sociais como mérito dos desvalidos.