Sonetos

Resenhas - Antologia Poética

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Patrícia 09/02/2020

Clássico
Nunca tinha lido Vinicius de Moraes além dos sonetos mais conhecidos na escola, confesso que esperava mais... Mas não deixa de ser um clássico a ser lido.

Biblioteca Álvaro Guerra 08/06/2018

Esta antologia se pode conhecer muito mais da arte do poeta e ao mesmo tempo manter contato com a tradição poética brasileira.

"[...] Como ocultar a sombra em mim suspensa
Pelo martírio da memória imensa
Que a distância criou - fria de vida[...]"

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/978-85-359-1408-5

Niina.Banep 23/05/2017

Incrível
Não tenho palavras pra descrever a beleza dessa obra, vários clássicos reunidos. Me encheu de paixão

Ro 28/11/2016

Essa leitura me mostrou que, sinceramente, Vinicius de Moraes não é para mim. Eu havia escolhido esse livro como uma forma de voltar a ler poesias, mas a leitura em nada me agradou. Achei a primeira fase do Vinicius ruim, a segunda também não foi lá grande coisa. Foi tudo muito empurrado, muito sofrido... Mas como todos sabemos, cada leitura é uma aprendizagem, logo não me arrependo dessa.

Thainá Carvalho 19/02/2016

Lindo!
O livro é ''dividido'' em duas fases do autor, a primeira ''transcendental, frequentemente mística, resultante de sua fase cristã'' e segunda parte meio que em oposição à fase anterior. Confesso que gostei mais da segunda fase do poeta. Foi o primeiro livro que li de Vinicius e foi uma experiência muito interessante. Dentre os poemas que mais gostei destaco: ''Trecho'', ''A hora intima'' e o INCRÍVEL ''Operário em construção''.

Maria.Eduarda 21/12/2015

Vinicius de Moraes
Este livro me marca muito pq foi o primeiro livro q li eu tinha mais ou menos uns 8 anos e n sabia oq era poema, e eu ficava lendo de um jeito sensacional
Hj tenho 13 anos e amo ler

Prosasuzana 30/09/2014

Há um tempo
não lia poemas, por isso peguei a Antologia de Vinicius para voltar com o hábito (de ler e escrever poemas), e também para conhecer melhor a obra desse autor. No começo foi um pouco difícil não se entediar com os poemas (não esperava que ele fosse tão romântico!), mas conforme a leitura fluía e eu fui chegando ao final, acabei gostando dos poemas de amor. Confesso que não gosto de poemas muitos compridos, eu acabo me perdendo na leitura e a interpretação fica mais difícil. Grande parte do livro é composto de poemas mais compridos e com algumas metáforas confusas, mas qual antologia não é cheia de altos e baixos?

Claro que também tinha poemas mais curtos (sonetos) maravilhosos. E outros que soavam como música. Vinicius não se tornou uns de meus poetas favoritos, mas não há como negar que ele é um grande poeta. E claro que ainda espero reler vários desses escritos, pois melhor do que ler um poema é reler.

site: http://www.adolecentro.com/2014/09/antologiapoeticaviniciusdemoraes.html

Israel145 08/09/2014

A antologia poética mostra um apanhado geral da produção literária de Vinicius de Moraes, suas poesias são o que pode se chamar de intensas. As primeiras poesias mostram um autor mais angustiado, deixando refletir na obra um sofrimento latente tendo como tema as desilusões da vida e a nostalgia.
A partir de então a obra é acometida de um lirismo impressionante, sendo bom destacar os belos sonetos que permeiam a obra.
Vários poemas lembram muito as letras de suas músicas como era de se esperar, assim como deixa claro os fragmentos de sua infância e o cotidiano de sua vida, tendo como tema presente a morte (do seu pai e do poeta Manuel Bandeira, por exemplo).
Altamente recomendado para quem gosta do compositor Vinicius e quer se aprofundar mais na sua produção poética.

Elispector 31/08/2014

"Eu sei e você sabe, já que a vida quis assim..."
Aqueles que não apreciam poemas, me perdoe, mas a poesia de Vinicius é fundamental.
Sinto muito por aqueles que leram seus poemas por obrigação, sob o grande peso de um vestibular ou outra cobrança. Esses não puderam ter a sensação da calma e da tristeza do passar do tempo e as contradições e (im)possibilidades do amor - presentes nos versos. A morte, a guerra, a imagem da mulher e tantos outros temas, todos "versados" com um estilo único, de maneira que as palavras se curvam diante de tanta autoridade poética.
É claro que não tenho palavras para comentar seu poema "Operário em Construção"...
Sendo assim, quem sabe uma releitura dos poemas de Vinicius, em outro momento, possa tocá-los de modo diferente?

"Para isso fomos feitos:
Para lembrar e ser lembrados
Para chorar e fazer chorar
(...)
Para a esperança no milagre
Para a participação da poesia"
(V. de Moraes)

nathaly 05/05/2014

POESIAS LINDAS
achei muito interesante com poesias bonitas e recomendo

Mônica 24/05/2013

Sou Apaixonada
Difícil fazer um resenha crítica sobre os poemas e tudo o mais, amo o autor e suas características de escrita, por isso vou focar mais na edição feita pela editora.

Gostei das escolhas de letra, diagramação e cor da página, e também eu que sou chata, gostei da escolha da diagramatura do papel. A seleção foi simples, porém senti foco para estudo crítico e não obras do autor.
Por que o estudo critico? Não senti na escolha uma cronologia ou dados importantes o o autor, senti passagem por temas do mundo vivido por ele, abrindo ao meu ponto discussão de um ponto estudioso, como usado no vestibular.

Mesmo assim é meu livro de cabeceira, e da pra entender bem o autor, e eu ao menos me identifico.

Gabi 01/01/2013

Um livro lindíssimo, com uma coletânea maravilhosa de poesias de Vinicius, porém prefiro seus sonetos. As poesias desse livro são belas, mas algumas não me agradaram.

Pam 31/08/2012

Um dos primeiros livros que eu li.
Cresci lendo o livro, que pertencia à minha mãe. Como o meu pai é fascinado pelo Vinicius, aos 6 anos, de tanto ouvi-lo declamar o "Soneto de Fidelidade", eu havia decorado. É claro que só fui realmente entender a essência sublime de seus poemas quando eu fiquei mais velha. Herdei o fascínio do meu pai por esse homem, e é encantador o fato de encontrar um sentido mais profundo em suas palavras a cada vez que releio qualquer um de seus poemas.

Beth 22/08/2012

Soneto de Fidelidade
De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre e tanto
Que mesmo me face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que e chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

Estoril, outubro, 1939

anjo canibal 07/11/2011

sinopse
Antologia poética reúne a produção de um dos autores que mais influenciaram a cultura brasileira do século xx, tanto na literatura quanto na música popular. Relançamento exclusivo para o vestibular 2010, baseado na edição organizada pelo próprio Vinicius em 1960.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6