Jakob, o Mentiroso

Jakob, o Mentiroso Jurek Becker

Resenhas - Jakob, o Mentiroso

Diego Rodrigues 31/01/2024

"Não há remédio de que as pessoas precisem tanto quanto de esperança"
Este é um daqueles livros fundamentais da literatura sobre o Holocausto. Jurek Becker, o autor, foi um polonês nascido em 1937 e que passou a infância em um gueto, mesmo ambiente onde se desenvolve o romance. Apesar de não ser exatamente autobiográfica, a obra evoca com precisão os horrores vividos pelos judeus nas mãos dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

O narrador é um dos sobreviventes do Holocausto que relata suas memórias dos tempos de gueto, a maior parte delas centradas na figura de Jakob. Mas por que "o mentiroso"? Jakob propaga pelo gueto notícias sobre a eminente aproximação dos russos, notícias essas forjadas, meio que por acaso no início e de forma deliberada mais tarde, quando percebe sua colaboração na queda significativa no número de suicídios. É isso, Jakob alimenta o gueto com esperança. E para garantir a autenticidade dos fatos, ele inventa a mentira mor: "eu tenho um rádio".

As mentiras de Jakob alteram de forma drástica o cotidiano do gueto. Graças a elas, as pessoas voltam a fazer planos para o futuro. O casal de namorados, a pequena órfã, o barbeiro do bairro, o médico do gueto e também o próprio Jakob... Ninguém consegue ficar indiferente às suas invenções, que se revelam de suma importância para amenizar o sofrimento e garantir a sobrevivência daqueles que aguardam ansiosos pela chegada dos russos. Logo, as mentiras de Jakob se tornam essenciais e o povo, ávido por novidades, o cerca aonde quer que ele vá. Agora, refém das próprias mentiras, ele terá que arcar com os custos de ser o provedor de esperanças em um ambiente desolador.

A narrativa intercala entre momentos de humor, drama e violência, muitas vezes passando de um para o outro de forma abrupta e acertando o leitor em cheio. É um livro que fala de forma muito comovente e dolorosa sobre esperança em tempos funestos. Jakob está longe de ser o herói modelo, ele é falho, às vezes mal-humorado e nem sempre a sua cabeça está para invenções. Porém, uma vez dada a esperança, ele não é mais capaz de tirá-la. Mas seria correto dar esperanças a um povo com um destino tão sombrio pela frente? Essa é uma das dúvidas que martelam sua consciência e suscitam profundas reflexões no leitor. Jakob pode não ter o poder de mudar o seu destino e o de seus amigos, mas é capaz, através de suas mentiras, de tornar os dias mais leves e a vida mais suportável. Uma lição que pode ser aplicada para muitas coisas na vida.

Essa é uma história bela e trágica na mesma medida, um retrato de uma época obscura e também uma carta aberta em defesa da esperança e que ressalta a importância dessa em nossas vidas. A obra ganhou ainda duas adaptações cinematográficas, uma delas trazendo Robbie Williams no papel de Jakob. Ainda não tive a oportunidade de assistir, mas com certeza irei atrás e sei que vou me emocionar novamente, assim como aconteceu durante a leitura.

site: https://discolivro.blogspot.com/

Alex 17/12/2022

Jakob, o mentiroso
Bom eu achei o começo um pouco confuso mais dps a história si encaixa e fica delícia de ler vc senti cada sentimento dos personagens senti o medo deles naqueles guetos consegue sentir o qual horrível foi a vida de todos que viveram naquele tempo nos guetos, muitos focam nos campos de concentração mais esquecem dos guetos que tbm são horríveis!! No fim gostei muito do livro indico muito que leiam.

Vitor J. 25/09/2020

Um livro perfeito !
A muito tempo tinha ele encostado na minha prateleira de livros, quando resolvi iniciar meu hábito a leitura e descobri o SKOOB.

Digo que graças ao SKOOB, eu pude admirar um livro tão maravilhoso sobre a história de judeus que moravam em um gueto na época da segunda guerra. Podemos imaginar e até sentir como as pessoas na época lidaram com a situação toda durante esse triste período, custei a acreditar no começo dele que fosse baseado em fatos reais mas era um romance escrito por um autor que realmente viveu em um gueto.

Recomendado a todos !!!

Yasmin675 24/05/2019

Um livro incrível.
Quando adquiri meu exemplar desse livro eu não estava com nenhuma expectativa e até adiei um pouco a leitura, mas assim que comecei não consegui parar de devorar as páginas, é simplesmente incrível.

Por ter como tema o holocausto, pensei que seria uma leitura muito pesada e que me deixaria super triste, mas não foi exatamente o que aconteceu. Becker descreve os acontecimentos de forma tão humana e bem-humorada que em determinados momentos eu até esquecia que eram todos judeus, num gueto cercado por soldados alemães.

Seus personagens são magníficos, todos bem escritos e com traços muito humanos e motivações nobres. Jakob principalmente, que através de suas mentiras tornava a vida no gueto mais suportável e cheia de esperança de dias melhores. O final realmente me comoveu e até fiquei um pouco triste porque conforme Jakob mentia, eu também criava esperanças de que tudo acabaria bem no final.

Mas apesar dos pesares, ri bastante e me diverti muito lendo esse livro. O ritmo é fluido e quando você começa é muito difícil parar. É um livro incrível, recomendo bastante.

Túlio 14/10/2016

...
Incrível a forma como autor consegue manter o fluxo de atenção em alto nível do começo ao fim sem apelar para truques ou sentimentalismo. A escrita é deliciosa, suga o leitor o tempo inteiro. Trágico e cômico ao mesmo tempo. Personagens muito bem construído, a consciência coletiva muito bem explorada. Enfim... Por vezes me senti completamente transportado para a narrativa. Pena o livro receber notas baixas de alguns leitores. É uma obra prima!!!

Edu 20/09/2016

Um livro maravilhoso
Quando comecei a ler este livro imaginei mais um livro sobre o holocausto...mas, Jakob o mentiroso me surpreendeu pelo olhar humano do autor. Neste livro a Alemanha nazista é apenas o pano de fundo para a história de um homem que tem que decidir entre dar esperança para um povo sofrido ou lhes dar a verdade... recomendo a leitura...

TMLQA 04/06/2015

RESENHA - SKOOB3RS
Jakob, o mentiroso consegue fazer o que parece impossível: contar a história do Holocausto com humor. Baseado nos acontecimentos da infância de Jurek Becker, o romance assume a forma de memória do único sobrevivente do gueto judaico, que tem o dever de contar a história não da trágica deportação de seus amigos e família, mas dos momentos de tranquilidade que antecederam a tragédia.
A narrativa se atém a Jakob Heym, que, a fim de animar os amigos, convence-os de que tem um aparelho de rádio clandestino que recebe notícias das forças aliadas. Quando a mentira foge ao controle - a ponto de Jakob ter de improvisar todo um discurso de Winston Churchill -, Becker mostra ao leitor o efeito que essa esperança tem sobre as pessoas. Mesmo que os rumores sejam falsos, a esperança que despertam permite que continuem com suas vidas, criando uma emocionante teia de eventos, com pessoas que se apaixonam, cuidam dos familiares e convivem com os amigos. Embora saibamos o tempo todo que o romance não pode ter um final feliz, o horror dos vagões vazios à espera de receberem a população da cidade é suavizado pela força das relações que mantém as pessoas unidas.
Originalmente concebido para ser um roteiro, Jakob, o mentiroso é escrito num tom lúcido, claro e às vezes engraçado, com momentos de rara beleza. A história de Becker sobre o Holocausto deixará o leitor assoberbado e emocionado, mas também o fará ver que o homem sempre tem a capacidade de se divertir, mesmo nas piores situações.

site: https://www.facebook.com/profile.php?id=100009583351923
Paula Horn 07/01/2022minha estante
sua falta de nota baixou a avaliação do livro :( hehehe

Egídio Pizarro 21/01/2015

Difícil compreender como um livro desse tem nota menor que 4,9 por aqui. Poucas vezes li uma narrativa tão bem feita, com nuances tão encantadoras.

Acontecimentos se estendendo por bons, ótimos parágrafos, tão bem escritos e tão tocantes... que livro. Quem não leu, deveria ler imediatamente.