O homem proibido

O homem proibido Nelson Rodrigues

Resenhas - O Homem Proibido

Paula1844 05/04/2024

Escrita bem característica do Nelson Rodrigues, que traz temas como morte, traição, relações familiares, obsessões, etc. Gostei da narrativa simples, mas achei um pouco enrolada, poderia ser um texto mais enxuto, mais direto; acho que a ideia foi criar suspense de um capítulo para o outro. O final me surpreendeu positivamente. De todo modo, recomendo a leitura, que vai agradar os fãs do autor.

Clau ð» 12/03/2024

Livro muito gostoso de ler? a relação entre as primas deixa a gente numa expectativa estranha, um receio do que cada uma é capaz. E o final? Ah! Nelson arrasa demais.

lucas 07/03/2024

Um bom romance, que tem tudo para se findar em tragédia e angustia, mas que na realidade, se converte em um final feliz. Nelson explora com profundidade o ser de cada personagem, desde os pensamentos cotidianos ao mais profundo mar de angustia que carregamos no peito. É sensivel e integralmente real.

Filino 28/10/2016

Um Nelson mais suave...
Encontramos aqui todos os elementos de uma típica trama rodriguiana, mas com alguma suavidade. Sim, há tragédias, confusões amorosas e reviravoltas. O fã de Nelson Rodrigues não vai deixar de identificar o estilo inconfundível do autor - bem como seus conhecidos ditos.

Com um ritmo veloz, dá prá percorrer facilmente as mais de 450 páginas do livro - cuja história teve seus capítulos lançados, originalmente, em páginas de jornal. Aos mais "pudicos": podem ler sem medo!

Carol Guimarães 02/12/2014

Mimada
Nelson Rodrigues sob o pseudônimo de Suzana Flag escreve este romance sutil. Como não poderia deixar de ser fica sua marca registrada, trata das questões mais óbvias, mas que somente os profetas conseguem ver. Neste pequeno romance Nelson nos insere na vida de duas irmãs, Sônia e Joyce. A trama se desenvolve dentro de uma família carioca de classe media alta, as duas irmãs se apaixonam por um mesmo homem. Nesse romance os pecados mais triviais que acompanham o ser humano desde que ele começou a existir aparecem em cada breve capítulo deste livro, a inveja, o egoísmo, a cobiça, o narcisismo/egocentrismo etc. Os pequenos preconceitos, a valorização da beleza, o egoísmo da mãe em relação aos outros para a felicidade de seus filhos, o desinteresse que as mulheres tem em homens que as cultuam, o estrago que o mimo causa no caráter de quem é mimado, e várias outras questões que fazem parte da nossa vida e do nosso cotidiano dão um toque de mestre a este romance. A leitura é muito gostosa e rápida, para os iniciantes nas obras de Nelson Rodrigues é uma ótima pedida.