marechal rondon

marechal rondon sebastião costa teixeira de freitas

Resenhas - marechal rondon

Israel145 02/03/2020

Ótima biografia. Apresenta um dos homens que mais contribuiu para o desenvolvimento e expansão do território nacional, rasgando o sertão em marchas ousadas exercendo a agrimensura e mapeando o Brasil.
Militar positivista com fortes convicções políticas e ideológicas, levou sua filosofia na prática quando pacificou diversas tribos indígenas. De uma mentalidade sóbria e integra, militar de altíssima honra deixa uma legado esquecido numa época em que militar quer ser político e as bestas não são animais de monta e carga, mas sim dirigentes de nação.
Recomendo a leitura pra ampliar os horizontes de quem não sabe ainda quem são os militares que merecem ser cultuados no Brasil.

Israel145 02/03/2020

><'',º> 22/03/2018

Sobre Rondon:

O sonho de ver o país exibindo ares do chamado primeiro mundo, parece fazer com que aqui só se percebam o valor dos brasileiros responsáveis pelos processos de industrialização. Nesses casos, várias e merecidas biografias já foram escritas. Para o desbravador desses rincões, para o grande ator da luta pela recuperação da dignidade dos nossos irmãos índios, ainda falta alguém com o talento e a determinação do velho Marechal.
Estas notas servem apenas divulgar alguns fatos importantes da vida deste grande brasileiro, um dos mais populares personagens das primeiras décadas do século passado, e então, um dos poucos brasileiros de renome internacional.
Ele é a personalidade mais significativa da história desta região onde se formou o Estado de Rondônia, nome dado em sua homenagem.

Fonte: portalsaofrancisco.com.br

site: https://www.portalsaofrancisco.com.br/biografias/marechal-rondon

Humberto 25/10/2014

Nem de longe passou pela minha cabeça, que em 1914, o ex presidente dos Estados Unidos Theodore Roosevelt se embrenhou na selva Brasileira acompanhado pelo cel. Rondon, por um período de 5 meses, enfrentando todos os dissabores que a selva proporcionava.

O cel. Rondon tem, como homem, todas as virtudes de um sacerdote, é um puritano de uma perfeição inimaginável na época moderna; e, como profissional é tamanho cientista, tão grande o seu conjunto de conhecimentos que se pode considerar um sábio. Quanto mais eu o conhecia e o estudava, em meio da contemplação da grandeza do Brasil, mais me firmava na ideia de que essa grandeza não era maior do que a do filho ilustre desse recanto prodigioso da natureza.
A America pode apresentar ao mundo duas realizações ciclópicas: ao norte o canal do Panamá. Ao sul, o trabalho de Rondon¬ cientifico, prático, humanitário.
Rondon não é apenas o oficial e "gentleman" como os que mais o são nos mais bem organizados exércitos do mundo. É também excepcional, audaz e competente explorador ótimo naturalista, cientista, estudioso, filosofo. Com ele a conversa vai de caça de onças e dos perigos da exploração do sertão à antropologia indígena; dos perigos da civilização industrial, puramente materialista, à moralidade positivista. O positivismo do cel. Rondon é realmente a religião da humanidade, doutrina que o impele a ser justo, bondoso e útil, a viver corajosamente sua vida e, com igual bravura enfrentar a morte.
Nunca vi, nem conheço obra igual. Os homens que a estão realizando são, pela sua abnegação e patriotismo, os maiores que existem. Um povo que tem filhos desta ordem há de vencer. O século 20 lhe pertence.
Theodore Roosevelt, ex-presidente dos Estados Unidos.