Escrita Chinesa

Escrita Chinesa Viviane Alleton

Resenhas - Escrita Chinesa

b1ktwpas 13/10/2022

Desafiador
Tenho certeza que esse foi o livro que mais demorei a concluir, o que chega a ser absurdo, dado seu tamanho. Me interessa a linguística e a diversidade de idiomas e formas de escrita do mundo, mas às vezes o livro traz informações que seriam melhor absorvidas por quem é da área, ou seja, um bom conhecedor do tema, especialmente do mandarim, não um leigo como eu. Foi interessante, logo no começo, conhecer o que os europeus -- falantes de línguas alfabéticas -- pensavam da escrita chinesa. Que era algo baseado sempre na imitação do que queria representar, como se fossem desenhos. Foi legal também aprender que os caracteres chineses se chamam sinogramas, não são ideogramas nem hieróglifos, tampouco são letras. E que também deve ser bastante desafiador aprender o chinês para quem nasce e cresce falando e escrevendo uma língua como o português. Eu já tentei, no Duolingo, duas vezes e desisti. As partes que mais gostei do livro foram aquelas que falaram sobre a percepção estrangeira da língua chinesa, a simplificação e formalização da língua escrita na China ao longo do tempo e a diversidade linguística no país.

Braz 27/06/2021

Uma visão sobre o idioma.
O livro escrita chinesa, tem muitas informações o que pode te deixar meio perdido as vezes, porém ele nos mostra muita coisa sobre o chinês antigo e o que mudou conforme foi chegando aos dias de hoje, ele não ensina o idioma, e sim sobre a história do idioma. Para pessoas que gostam de idiomas e um ótimo livro.

Américo 18/03/2015

Livro completo sobre a escrita chinesa
O livro traz um apanhado geral sobre a história, evolução e especificidade da língua chinesa, tanto no que diz respeito à fala quanto à escrita. Ideal para pesquisadores da área ou interessados e estudantes do idioma. Lembrando que o livro trata do estudo acadêmico do idioma, e não do seu aprendizado.

Emerson 29/04/2014

Esse livro dá uma boa noção sobre como se originou a escrita chinesa e desmitifica conceitos errôneos sobre esse sistema de escrita como "ideograma" ou "pictograma". Embora seja focado na escrita chinesa, esse livro dá uma boa noção sobre como surgiu os kanjis, sinogramas chineses adaptados para o japonês, e os sistemas de escritas coreanos. Há muitas histórias interessantes e aborda a origem pre-histórica da escrita chinesa até a forma atual, discorrendo também sobre os modos de escritas chineses tradicionais e simplificados. Quem estuda japonês terá um bom material de apoio que auxiliará no entendimento e uso tanto dos kanjis como entender algumas regras básicas sobre os traçados.
A vantagem dessa edição é o formato de bolso e uma boa encadernação, aliada também ao custo, que é muito barato.
Recomendo.