Tia Zulmira & Eu

Tia Zulmira & Eu Sérgio Porto

Resenhas - Tia Zulmira e Eu

Henrique Fendrich 02/05/2022

Stanislaw é daqueles cronistas que quase não existem mais. Gente que não se preocupa em dar pareceres técnicos sobre a realidade. Sua arma é o riso, a piada, a galhofa. Flagrar um instante do absurdo. Criar personagens - ele próprio personagem de si mesmo - e colocá-los para vivenciar situações inusitadas. E só então desvendar um pedaço do mundo real.

É um livro daqueles que se lê mais pra se divertir do que outra coisa. Mas mal não há em se atentar às críticas insinuadas aqui e ali. E na condução da narrativa, um cronista tão ágil e habilidoso com as palavras como só um humorista consegue ser.

Erick 20/03/2020

Livro bem datado no humor e referências, o que torna alguns textos um tanto inócuos, porém ainda assim em alguns momentos pude achar graça e semelhança com os dias atuais certos e certeiros arremates de Stanislaw e a sábia tia Zulmira - que apesar do título está longe de aparecer em todos os textos, sendo que às vezes fica a cargo do traste do primo Altamirando, que daria nome ao livro seguinte, em encerrar a narrativa com algum comentário jocoso.

Gláucia 19/09/2011

Tia Zulmira e Eu - Stanislaw Ponte Preta
Publicado em 1961 é o tipo de livro que não envelhece. Contem crônicas engraçadíssimas com temas corriqueiros e algumas situações são analisadas com galhardia pela sábia Tia Zulmira, que após perambular entre as melhores rodas intelectuais da Europa e arredores hoje vive sossegada em seu casarão no aprazível bairro Boca do Mato.