A Cidade dos Hereges

A Cidade dos Hereges Federico Andahazi

Resenhas - A Cidade dos Hereges

Lucas Fagundes 27/02/2022

Não sei o que dizer?
Foi uma leitura interessante, sem dúvidas. O autor teve muita coragem para escrevê-la. Mostra a Igreja Católica como uma instituição hipócrita e corrupta. Também, fala bastante sobre o mito do Santo Sudário.
O que me incomodou um pouco é não saber diferenciar ficção de realidade. O livro é ficção, o autor não se propõe a ser realista. Mas em vários momentos, o livro parece ser baseado em fatos reais e isso me confundiu demais.

regifreitas 19/06/2017

Na França medieval (ano 1347) tomada como pano de fundo, Andahazi cria um interessante romance sobre como se deu o processo de confecção e falsificação por trás do Santo Sudário (uma das relíquias religiosas mais controversas de todos os tempos) realizada por um nobre que desejava ardentemente a glória e o poder. No caminho do ambicioso Duque Geoffroy de Charny, sua filha Christine e o jovem monge Aurélio vivem uma tormentosa história de amor. Repleto de erotismo, e ao mesmo tempo de uma crítica contundente ao fanatismo religioso e à corrupção e às lutas políticas dentro da própria igreja, Andahazi aborda temas polêmicos, que podem incomodar os mais religiosos.

A obra tem seus problemas, principalmente na segunda metade, na qual abusa de algumas situações inverossímeis, na obviedade de algumas das suas escolhas, perdendo um pouco a sua força. Mesmo assim, é uma leitura recomendada, por trazer reflexões importantes sobre fé, amor, sexo e liberdade.

Karina Rangel 20/05/2012

CRÍTICO E INTRIGANTE
Frederico Andarazi retrata em seu livro alguns fatos acontecidos no contexto religioso da igreja católica da idade média.Um livro intrigante, crítico, que está envolto em um contexto de romance onde os personagens principais sofrem devido a religião e a visão fanática da época até o fim de suas vidas(ou melhor até o fim do livro).MUITO CRÍTICO!!!
MUITO BOM!!!!
ADOREI LÊ-LO!!!
O MELHOR!!!
INDICO PRINCIPALMENTE PRA VOCÊ QUE GOSTA DE LIVROS CRÍTICOS...

Mica 21/11/2011

Feito para chocar, mas poderia ser melhor
A Cidade dos Hereges me decepcionou. Não há dúvidas de que o livro foi escrito com o propósito de chocar e de colocar em xeque o catolicismo (e, por que não dizer, o cristianismo em si?).
Algumas descrições são viscerais que incomodam, embora cumpram o seu objetivo. E a forma como mostram como a mulher era tratada naquela época e ao longo da história causa uma repugnância sem tamanho e me faz feliz por estar vivendo em uma época de mudanças.
Mas a escrita em si eu achei entediante e fraca. Não havia empatia real com nenhum personagem e a história em si era pífia. O livro é mais um tratado teológico do que uma história e chegou a certo ponto eu já estava cansada de ler.
Não é um livro que eu recomende. Promete demais e entrega de menos.

Jéssica Blora 20/07/2011

Assustando os preceitos morais
Eu gostei da história como um todo, mas senti um certo alívio ao terminá-la. Não cheguei a uma conclusão definitiva sobre o que realmente achei do livro, ainda estou processando todas as informações. Admiro a coragem de Federico Andahazi ao escrever sobre um tema tão delicado, mas o livro me deixou com sentimentos contraditórios. Não é um livro que agradará a todos.O livro aborda um tema indigesto, e as criticas contra as instituições religiosas.Aborda uma crítica cru e nua sobre o cristianismo.Choquei-me muito em várias partes do livro.Um livro forte que mexe conosco de uma forma muito adversa.

Recomendado para pessoas de estômago forte. ;O

Lucas 12/02/2011

A Igreja herege
Li a cidade dos hereges logo após ver uma série de documentários sobre o santo sudário, mais especificamente os testes realizados à partir do carbono 14, diversos testes foram realizados antes mas nenhum com a eficiência deste. No carbono 14 foi possível determinar aproximadamente a idade do famoso santo sudário, ao invés de ser da época em que Jesus Cristo morreu, foi descoberto que a existência do pano que envolvia Cristo no seu leito de morte foi feito mais de um século após o fato. O que leva a crer uma única coisa. Farsa.

Começando a falar do livro, o escritor argentino Federico Andahazi cria um romance na idade média , e a estória não gira em torno apenas da fabricação corrupta e sangrenta do santo sudário, mas de também de toda a maldade envolvendo a igreja católica naquela época, incluindo passagens sobre padres pedófilos, que infelizmente vemos muito atualmente. Muitos chamam a idade média de idade das trevas, acredito que a igreja católica foi o grande símbolo dessa era. Obviamente muita coisa do livro é fruto da imaginação do escritor, mas certos fatos ocorridos fazem o leitor pensar que devido o jeito como era administrado as situações pela Igreja na época, não seria nenhum absurdo imaginar que tais coisas escritas no livro seje um total absurdo.
O santo sudário é uma farsa, diversas outras coisas da Igreja católica também são.
Federico Andahazi toca na ferida no reino de corrupção de dois mil anos que mais usurpa a humanidade. Sem dúvidas um ótimo livro para nos fazer refletir sobre todo o passado negro da Igreja católica.
Marco 13/07/2011minha estante
Oi Lucas,
Cara, concordo contigo em todos os pontos (sudário, igreja, etc, etc...) mas tua resenha fala pouco sobre o livro em si.
Boas leituras!