Confissões de um Vira-lata Orígenes Lessa
Orígenes Lessa

Resenhas - Confissões de um Vira-lata

Alana413 15/02/2021

Mais que alguns relatos.
É claro que ali os relatos são tão humanos que as vezes se afastam da realidade canina, mas é um livro que nos relembra a cada instante da nobreza dos nossos amigos de quatro patas. Engraçado, triste, melancólico, divertido. O livro passeia por tantas as intancias dos sentimentos humanos, sem perder a individualidade canina.

GeMartt 26/03/2020

Divertida
O livro conta a história da vida de um cachorro vira-lata e suas experiências.
O livro é divertido se você procura um livro simples.

Edna 11/02/2019

Um Senhor Vira-lata
"Os homens chamam lixo __eles desperdiçam demais infelizmente."

Um livro muito engraçado em que o mundo é visto pelos olhos de um cachorro sem dono, sem coleira, sem nome um Vira-lata ( que sofria por ñ ser como os outros).

Os respeitados que moravam em casa de gente. Em caixotes ou embaixo do tanque.

Crítica social:
Homens que moram em Condomínios (caros) mas apertados ou mesmo em subsolos apenas por ser chsnafos de luxo!

Diante das observações ele começa a'amadurecer já tem 12 anos, já é considerado um velho pois sabemos que os cães vive em média 20 anos) e já vê o mundo por outro ângulo:

Aqui podemos ver outras reflexões as nomenclaturas e carreiras muitas vezes sem nenhum benefício nem a si nem à sociedade representado pelas "Coleiras"

O que adianta ter nome de Veludo e morrer com sarna?

Ser chamado de Javali e ñ valer nada.

Valente quando é o cachorro mais covarde que conheci.

Mas fala bem e defende alguns dos homens:

Quotes:

"O homem raramente é amigo de todos os cães, mas é sempre amigo de um ou dois."

Tenho visto muito homem imitando cachorro. Mas latem como papagaios. Repetem, frase por frase....e fazem um papelão, os analfabetos nem desconfiam que, na maioria das vezes, estão latindo coisas horrorosas contra os próprios homens."

"A criança é o homem ainda humano, quase canino."

minhasimpressões

Fiquei de boca aberta com esse livro, com muitas críticas ele conta a história dos cães de rua, mas coloca a reflexão que é a melhor e o ponto alto:

A Temperança porque muitos cachorros quando se libertam da coleira não sabem o rumo certo a tomar e se perdem utilizando de forma errônea a liberdade. Tal os homens copiam.

A desigualdade que ele enfrenta nas ruas e a dor de perder Jackeline sua amada cadela com a barriga cheia de filhotinhos, em uma rua não sinalizada.

Com apenas 92 pag. um livro com um conteúdo imenso.

Dodo 24/12/2015

Um livro de denuncias ?
Bem, eu sou professor de literatura infanto e esse livro me chamou a atenção e, como sempre, tentei ler com os olhos de uma criança, mas não me agradou muito. Primeiro: Possuiu um linguajar um pouco difícil para uma criança. Segundo: É um livro não-linear, não tem uma sequência cronológica, o que pode confundir um aluno de 8 anos. Terceiro: Apesar de que com a literatura aprendemos muitas coisas e eu goste das ''entrelinhas'', achei um livro muito ''protestante'', a ideia que me passa é um narrador que usa a voz de um cão para ''protestar'' contra a sociedade, e não somente contra o que essa sociedade faz com os cães, mas até entre os homens mesmo. Portanto, não é o tipo de leitura que gostei para crianças, embora interessante e lembrando que leitura é subjetiva... Confesso que teve um momento do acidente de Jaqueline que me comovi. Mas enfim, leiam, como todo o livro que leio, gosto que leiam para tirar suas conclusões e não se pautem nas minhas críticas, pois cada um tem um gosto de leitura diferente! :D
Maria.Tereza 21/11/2016minha estante
Li ainda criança e fiquei completamente apaixonada pelo livro e pelo autor. Achei a linguagem fácil (e olhe,que minha origem é pra lá de humilde), coerente e dinâmica. De lá pra cá?! Li e reli algumas vezes...
Enfim, como você bem disse: "a leitura é subjetiva."

Dan 06/12/2015

Um vira-lata muito complexo.
Este vira-lata anônimo me deixou admirado pelas suas qualidades, principalmente a sinceridade e a sabedoria adquirida pelas experiências de sua vida.Um verdadeiro defensor de seus princípios e de sua raça, a canilidade.Uma prova disso é a recusa de uma proposta feita por uma Dona que qualquer outro cão de rua sonharia e até aceitaria.Do seu ponto de vista, nós roubamos a liberdade de sua raça em troca de comida e abrigo, além de impor-lhes coleira e nome.Tornando-os dependentes, e não livres.
Mas eu acho este ponto de vista discutível.Eu adoto e cuido de cães porque são bons companheiros, e desta maneira estou mantendo eles protegidos dentro da minha propriedade assim como eles nos protegem de ladrões; já que nas ruas, à solta, eles estariam à mercê de atropelamentos e de violência esperados por nós.Entretanto, eu reconheço que ainda estou privando eles de caminharem livremente pelas ruas à fora (no sentido de abandonar), porém com a diferença de que tenho a intensão de mante-los protegidos destes possíveis perigos do qual eles não estão conscientes do que aprisioná-los.

Elba Mara 26/03/2013

Ótima leitura
Um livro muito gostoso de ler e muito bem escrito por Orígenes Lessa.É um infanto-juvenil com toda sua grasiocidade, contando a vida de um cão de rua e seu modo de ver os homens, super interessante. Leitura rápida , vale a pena conhecer!

Mariana 23/01/2013

Vira-lata
Esse livro conta as intermináveis andanças de um vira-lata desenvolvendo um senso crítico sobre a relação do que ele vê e ouve , e é claro sem perder o humor.

Laly 27/11/2012

Confissões de um Vira-lata
Li na infância e achei superinteressante as opiniões do narrador , o próprio cachorro, sobre "a raça humana" .A história me emocionou pelo fato de que realmente muitos animais passam pelo mesmo drama do Vira-lata ,um cachorro sem lar.Ao longo da narrativa ele conta como é sua vida nas ruas, ora de uma forma muito engraçada ora muito triste.

Ana Ferraz 05/11/2009

Foi o primeiro livro que li na minha infância, e adorei!
Bárbara Gomes 08/09/2011minha estante
Também foi o primeiro livro que li, tenho um carinho imenso por ele {:

Luis.Henrique 10/07/2018minha estante
Foi o meu primeiro também, emprestado na biblioteca da escola. Tenho muito carinho e boas lembranças. Recentemente adquiri um no sebo para minha coleção.

Sudan 30/05/2009

Confissões de um Vira-lata
Você sabia que cachorro pode sentir mais gratidão do que gente? Ainda que seja apenas um vira-lata sem nome e sem dono, cachorro ganha de quase todos em compreensão e solidariedade. Veja o que aconteceu com este, que, salvo da carrocinha, fez o possível e o impossível a fim de que compreendessem que ele compreendia.

Vânia 09/03/2009

"Eu conheço um garotinho que queria ter nascido pastor alemão..."
Hilário!