Seis Personagens à Procura de um Autor

Seis Personagens à Procura de um Autor Luigi Pirandello

Resenhas - Seis personagens à procura de um autor

Julio.Argibay 29/08/2023

Seis
Seis personagens a procura de um autor é uma peça de Luigi Pirandello. Nela, um diretor está ensaiando , quando aparecem no palco, seis personagens renegados pelo seu criador.  Este é o motivo pelo qual a trupe convida o diretor para que ele dirija uma peça sobre a vida deles. No início o profissional fica relutante, mas é convencido logo em seguida por eles, por achar que pode ser um sucesso. Após o início dos ensaios os personagens deixam claro que não estão gostando da performance dos atores da companhia em suas interpretações. Eles participam da peça dando dicas ao autor e discutindo com o elenco sobre certas cenas, o que gera uma certa confusão no palco. Já no final do ensaio, os personagens sobem ao pouco causando um alvoroço no teatro.

Anna 14/07/2021

Tragicômico rendez-vous
Li a obra de Pirandello para executar a adaptação que da nome a esta resenha.
O que me fez admirar a peça foi o simples fato de questionar a realidade, a humanidade e a profissão de ator.

Fabio Shiva 14/05/2017

Metalinguagem
A ideia que motiva a história é bem interessante: após criar seis personagens, o Autor decide abandoná-las, mas as personagens não se conformam em serem esquecidas e acabam invadindo o ensaio de uma peça, insistindo para que o Diretor encene o seu drama, o drama que foram criadas para vivenciar. O Diretor acaba concordando, fascinado, e coloca os Atores de sua companhia teatral para aprender e interpretar o drama vivido pelas seis personagens.

A metalinguagem é a tônica dessa peça, possivelmente a obra mais conhecida de Pirandello e que foi escrita em 1921. Ao ler o texto consegui visualizar um espetáculo intrigante e envolvente, mas sobretudo denso e aflitivo, e raríssimas vezes a comédia que Pirandello insiste em considerar sua obra, no longo prefácio onde explica as motivações filosóficas e espirituais para escrevê-la. Talvez ele tenha chamado de comédia apenas por astúcia, talvez o humor do texto original tenha envelhecido e perdido seu toque cômico, como acontece frequentemente.

É certo que muitas vezes o texto demonstra estar datado, como quando o Diretor, escandalizado, quer impedir que uma das personagens faça uma cena de nudez. Em meus tempos de faculdade, quando eu costumava ir ao teatro no mínimo uma vez por semana, cenas de nudez eram praticamente obrigatórias nas peças. Isso só para exemplificar como o humor gira muito em torno da moral, e a moral varia na mesma proporção que a moda, ou seja, o que era engraçado (ou indecente) em 1921 pode ser muito sério (como antônimo tanto de engraçado quanto de indecente) quase cem anos depois. Por essas e outras é que prefiro sempre as tragédias: o que é motivo de riso muda de ontem para hoje, mas os motivos essenciais para a tristeza e o horror são os mesmos desde que o homem é homem.

Que essa digressão não desmereça o brilho e a criatividade da peça de Pirandello, que aliás foi agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura em 1934. Uma leitura de interesse e ganhos, especialmente para quem escreve ou atua. Como curiosidade, uma última observação: alguns dos elementos do drama vivido pelas seis personagens parecem saídos de uma peça de Nelson Rodrigues, que ainda usava calças curtas quando “Seis Personagens à Procura de um Autor” foi escrita.

E viva o Teatro!

site: https://www.facebook.com/sincronicidio

MARA 06/02/2013

Um ensaio de teatro é invadido por seis personagens que contam seus dramas ao diretor e pretendem um autor que escreva suas histórias. Este drama é vivido por uma família: mãe, pai e quatro filhos. O dramaturgo evidencia que a “verdade” da ficção é, muitas vezes, mais forte do que a “verdade” do ser humano que está em constante transformação. Já a verdade da ficção está fixada desde sempre. Desta peça conclui-se que é impossível viver autenticamente. Somente as crianças vivem assim, pois não distinguem o real da fantasia.