Elegias de Duíno

Elegias de Duíno Rainer Maria Rilke

Resenhas - Elegias de Duíno

Ivanildo16 26/04/2024

Elegias enfadonhas
Rilke com certeza é um grande escritor e poeta. Li Cartas a um jovem poeta e gostei muito. Porém, suas Elegias foram muito cansativas de serem lidas. Talvez a complexidade e profundidade de seus poemas tenha dificultado um pouco a minha compreensão. A melancolia pode ser muito bela, como o Pessoa fazia de maneira magnífica, mas não tive a mesma percepção com Rilke. Os comentários das elegias até ajudaram um pouco na compreensão, mas achei sem necessidade trazer a versão em alemão para o livro. Enfim, não foi uma leitura proveitosa.

Izabel.Reinaldo 12/03/2023

Sensacional
"Elegias de Duíno" é composto por dez poemas de tom terno e triste.

Traz reflexões sobre a condição humana, vítima do tempo.

Os poemas refletem a efemeridade e a fugacidade da vida, bem como a constante ideia de abandono "assim vivemos nós, numa incessante despedida."

Esta edição traz os poemas na versão original, em alemão.

Charlinho07 16/01/2023

Poesias são subjetivas
Foi uma leitura difícil de compreender. Alguns textos fazem referência a obras mais clássicas. Entender ao que o autor quer se referir é complicado.

As metáforas, após os comentários presentes no fim da obra, são muito bem elaboradas e quando se consegue entender o significado delas, deixa o texto muito mais bonito.

Recomendo essa leitura a quem tem uma abrangência maior em conhecimentos filósoficos ou já conhecem o que estilo de escrita do autor.

gleysonWHO 09/01/2023

A poesia dilacerante de Rilke
Habitados em paralelo pelas ideias de vida e morte, amor e dor, alegria e tristeza, estes versos reúnem, segundo a tradutora, ?a grande sinfonia da sua vida e do seu tempo, percorridos pela inquietação e pela angústia, dilacerados pela Primeira Guerra Mundial, envoltos nas vagas das novas filosofias ? Kierkegaard, Nietzsche, Bergson -, atraídos pelas novas descobertas no campo da psicologia humana ? Freud ? e no campo da ciência e da tecnologia?.

bianca 12/07/2022

algumas elegias foram mais complicadas de ler e entender, mas num geral são tds muito belas, tocantes e nos fazem pensar muito sobre a visão que temos de vida e morte

Alberto 06/06/2022

Entre anjos e lamentações
Os dez poemas do livro são de difícil compreensão em muitas partes, pois é necessário saber da vida do autor e suas experiências para conseguir entender o que ele quis dizer.

Felizmente, cada elegia ganhou comentários no final do livro, que ajudaram e muito a saber do que Rilke tratava em seus versos, cheios de melancolia, morte, existencialismo, religiosidade e solidão, mas também de positividade e entusiasmo, a depender do momento vivido pelo autor.

ooohcorinne 06/04/2022

Livro maravilhoso, li após Cartas a um jovem poeta e acho que isso foi bom para que eu pudesse entender melhor os sentimentos e sobre o que o Rilke escreve.
Gostei muito das explicações sobre os poemas, principalmente por ser meio difícil de ler alguns trechos, mas acho que a forma de edição de livro ficou meio confusa.

alvessrosilaine 19/03/2022

Depois de ler Cartas a Um Jovem Poeta eu li esse. As elegias são lindas e envolvente, nos leva a refletir e pensar. Mas não consigo me envolver nelas como gostaria.
Mas foi uma ótima leitura!

Saturnotemanéis 05/01/2022

Não sei se não gostei ou se não estava preparado.
Eu imaginava que o teor mais teológico das elegias pudessem me distanciar um pouco do livro e que essa podia não ser uma leitura fácil, porém eu nem posso dizer que realmente entendi esse livro, mesmo depois da explicação texto a texto no final. Acho que se eu tivesse que definir esse livro com uma palavra seria diferente, é interessante ver como a poesia por ser algo pessoal, íntimo, é tão vasta em forma.

Lau 12/10/2021

São dez elegias, se tratando de estilo e temática está de acordo com o gênero elegíaco lá no seu possível início, as elegias giram em torno da solidão fantástica, da lamentação, da morte, da inutilidade. mas, como prefiro a elegia amorosa, as elegias fúnebres não me agradam muito.

Lucas1429 25/03/2021

Mergulho em Rilke
A leitura do livro foi o meu primeiro contato com Elegias. O formato causa um tanto de estranhamento e o texto remete vagamente ao que talvez tenhamos consumidos dentro do simbolismo brasileiro - todavia reduzir o texto de Rilke a isso seria um desrespeito.

As Elegias tem bastante profundidade e beleza, particularmente as achei bastantes densas e tive que reler várias estrofes múltiplas vezes, mas tudo bem com isso. Rilke atravessa o seu confronto, como também é explicado nos comentários do livro, com a religião e, acima de tudo, o cerne do trabalho é existencial.

São discussões que encontrei bastante identificação e senti que a tradução conseguiu preservar um certo ritmo do que me parece existir, segundo comentadores, nos textos originais.

Um excelente trabalho, a obra prima de um grande poeta.

Carla Verçoza 04/01/2021

Belíssimo
"Ai, quem nos poderia valer? Nem Anjos, nem homens e o intuitivo animal logo adverte que para nós não há amparo neste mundo definido. Resta-nos, quem sabe, a árvore de alguma colina, que podemos rever cada dia; resta-nos a rua de ontem e o apego cotidiano de algum hábito que se afeiçoou a nós e permaneceu."

"Terra, ó minha amada, assim o quero! Crê-me, não preciso mais que as tuas primaveras me atraiam: uma, ai, uma só já é excessiva para o meu sangue. De obscuras distâncias consagrei-me todo a ti? Sempre tiveste razão e a tua inspiração sagrada é a morte íntima. Vivo. De quê? Infância ou futuro não decrescem? Uma caudalosa existência transborda em meu coração."

Mari 13/11/2020

Fora da zona de conforto
Comecei a me interessar por poesia há poucos anos e, por isso, não sou muito experiente. Então é normal que ao me deparar com um estilo de poesia diferente do qual estou mais acostumada, eu sinta mais dificuldade para ler e entender. Mas resolvi me arriscar a ler Rilke, porque ele é muito citado no filme Jojo Rabbit, então fiquei curiosa.

Realmente, as elegias são bem bonitas e a maioria eu consegui entender o que Rilke estava querendo dizer e os comentários da edição ajudam bastante. Só as elegias 3 e 5 que não entendi quase nada, nem com os comentários. Provavelmente, será um livro que vou reler para conseguir capturar mais coisas e entender melhor.