Elegias de Duíno

Elegias de Duíno Rainer Maria Rilke

Resenhas - Elegias de Duíno

alvessrosilaine 19/03/2022

Depois de ler Cartas a Um Jovem Poeta eu li esse. As elegias são lindas e envolvente, nos leva a refletir e pensar. Mas não consigo me envolver nelas como gostaria.
Mas foi uma ótima leitura!

ooohcorinne 06/04/2022

Livro maravilhoso, li após Cartas a um jovem poeta e acho que isso foi bom para que eu pudesse entender melhor os sentimentos e sobre o que o Rilke escreve.
Gostei muito das explicações sobre os poemas, principalmente por ser meio difícil de ler alguns trechos, mas acho que a forma de edição de livro ficou meio confusa.

Mario Miranda 02/12/2018

Brilhante!
Elegias a Duíno compõe 10 elegias, escritas com uma clareza e sensibilidade ímpar, é uma obra digna de qualquer biblioteca. Nesta edição, contando com a versão bilingue, além de comentários dando um norte ao significado de uma das elegias apresentadas. Sem dúvida um dos ápices da Literatura Alemã de todos os tempos.
"Uma coisa é cantar a amada. Outra, ai de mim, é cantar o culpado e oculto Deus-Rio do sangue. Aquele que a amada reconhece de longe, seu amante, que sabe ele do Senhor da Volúpia que tantas vezes o assaltava em plena solidão, antes que a mulher amada o abrandasse, como se nem mesmo ela existisse?"Ranier Maria Rilke, poeta que ficou consagrado no Brasil muito mais por sua apologia em prol da perseverança de outro escritor, em Cartas a um Jovem Poeta, do que por suas poesias em si.

site: https://www.instagram.com/marioacmiranda/

bianca 12/07/2022

algumas elegias foram mais complicadas de ler e entender, mas num geral são tds muito belas, tocantes e nos fazem pensar muito sobre a visão que temos de vida e morte

gleysonWHO 09/01/2023

A poesia dilacerante de Rilke
Habitados em paralelo pelas ideias de vida e morte, amor e dor, alegria e tristeza, estes versos reúnem, segundo a tradutora, ?a grande sinfonia da sua vida e do seu tempo, percorridos pela inquietação e pela angústia, dilacerados pela Primeira Guerra Mundial, envoltos nas vagas das novas filosofias ? Kierkegaard, Nietzsche, Bergson -, atraídos pelas novas descobertas no campo da psicologia humana ? Freud ? e no campo da ciência e da tecnologia?.

Charlinho07 16/01/2023

Poesias são subjetivas
Foi uma leitura difícil de compreender. Alguns textos fazem referência a obras mais clássicas. Entender ao que o autor quer se referir é complicado.

As metáforas, após os comentários presentes no fim da obra, são muito bem elaboradas e quando se consegue entender o significado delas, deixa o texto muito mais bonito.

Recomendo essa leitura a quem tem uma abrangência maior em conhecimentos filósoficos ou já conhecem o que estilo de escrita do autor.

Izabel.Reinaldo 12/03/2023

Sensacional
"Elegias de Duíno" é composto por dez poemas de tom terno e triste.

Traz reflexões sobre a condição humana, vítima do tempo.

Os poemas refletem a efemeridade e a fugacidade da vida, bem como a constante ideia de abandono "assim vivemos nós, numa incessante despedida."

Esta edição traz os poemas na versão original, em alemão.