O dia em que matei meu pai

Mário Sabino

Resenhas - O Dia Em Que Matei Meu Pai

Bianca Martins 11/11/2013

Previsível
Ao contrário do habitual, o mistério deste livro não é sobre quem é o assassino (que está explicito no título), e sim o porquê de tal ação.

A história é contada de maneira que dá a entender que o narrador (e assassino) está à conversar com uma mulher oculta.
o Livro é dividido em 3 partes.
A 1° começa com ele contando sobre o assassinato e alguns dados de seu passado.
A 2° trata-se de um livro inacabado escrito pelo personagem/assassino.
E a 3° é a continuação e desfecho da história principal.

Infelizmente o autor foi muito previsível e o possível motivo do assassinato fica exposto á partir do começo da 3° parte (entre outros motivos contados ao longo da 1° também).
Para mim não ouve um grande mistério.

A leitura é rápida e de vez em quando massante.
De maneira geral é um livro bom e clássico.
SERGIO 27/08/2014minha estante
Bom dia Bianca, desculpa, não quero ser mal educado, é que, sinceramente, não consigo gostar de autores nacionais, principalmente, os que estão emergindo, sei lá da onde.Os assuntos são sempre esses. É só um comentário e não uma critica a sua resenha.

Fabio 16/01/2021

Um livro de tirar o fôlego
A algum tempo não sentia tantas sensações causadas por um livro. Lendo O dia em que matei meu pai senti um carrossel de emoções: senti raiva, compaixão,dei muitas risadas com o humor estranho contido nele, e fiquei totalmente em choque com o final. Livro muito interessante,que com certeza deveria ser mais popular. Uma história instigante.

Bcoralli 04/08/2022

Não sei se vale 5 estrelas, mas com certeza vale mais que 4.
Adorei a forma que o autor vai, conduzindo a história através do personagem principal e seu ponto de vista de tudo, afinal, o livro são as sessões de análise do mesmo após um grande ocorrido. Acho que por ser psicóloga esse diferencial me chamou atenção e achei fantástica a forma que tudo foi se ligando até chegar no final.
Não vou comentar muito para não dar spoiler, mas é um livro que faz refletir em alguns pontos, principalmente por utilizar de algumas questões filosóficas. Recomendo.

Jamille Santos 21/11/2010

O dia em que matei meu pai
É um livro que começa de forma bem impactante, pois mesmo sendo uma produção literária eu senti algo diferente por se tratar da morte de um pai e o assassino ser o próprio filho. Ao contar a sua história o assassino/filho aborda algumas questões que muitas vezes são indagações que costumamos fazer no nosso dia a dia. Do meio para o fim o livro prende o leitor ao texto, o autor até chega a dar a sensação de que o leitor não vai ter supresa com o final, mas ao ler a ultima página a frase que me veio à cabeça foi esse car é um gênio, pois eu nunca esperava encontrar o desfecho que encontrei.

Leonardo.Fernandes 06/02/2016

Não é bem assim
Esperava mais do livro "O dia em que matei meu pai", no começo parece ser uma história legal, mas fica chata quando vem a parte do livro do personagem. Um livro dentro do livro fica muito confuso. Eu estava num ritmo legal, comendo os livros anteriores, comecei numa euforia, mas desacelerei na metade desse livro, porque a história ficou entediante. Falo como leitor.
Quem espera encontrar nesse livro algum suspense ou mistério, pode procurar outro para ler. "O dia que matei meu pai" é pura psicologia e filosofia. Trata de um relacionamento conflituoso entre pai e filho. Um filho mimado demais e egoísta. Foi essa impressão que tive do personagem. No começo tive vontade de dar uma surra pelas chatices e mimimis.
Ainda bem que é um livro curto, porque se tivesse mais páginas, acredito que não terminaria de ler.
Carlise Paiva 14/09/2017minha estante
Concordo. O livro no início estava bom e depois, sei lá... não entendi o casamento, porque antes eu tinha entendido que ela tinha ido pro resort e tala, depois q história do retorno a Paris

bea 27/04/2020

um livro que me causou muito desconforto em certos momentos mas suas passagens sobre religião, alma e poesia são muito interessantes. também gosto que apesar de ser livro curto, a sensação que dá é de que lemos muitas mais páginas. definitivamente recomendaria a leitura.

Vanessa Castro 24/05/2020

Infelizmente não atendeu minhas expectativas, gostaria de não ter lido.

Eloiza Cirne 04/08/2022

Um final surpreendente
Em uma narrativa vigorosa, o autor conduz a relação tumultuada entre pai e filho, como se fosse um eterno acerto de contas entre algoz e vítima - papéis que se alternam entre um e outro ao longo do tempo.
A narrativa perde força na metade da história mas finaliza com um final surpreendente. Recomendo