Why You Should Read Children

Why You Should Read Children's Books Katherine Rundell

Resenhas - Why You Should Read Children's Books

Juliana 29/02/2024

"If hope is a thing with feathers, then libraries are wings"
Que livro lindo!! A autora defende com unhas e dentes a importância da leitura de livros infantis mesmo depois de adulto.
Não como uma forma de escapismo, mas como uma forma de "encontrismo". Onde você busca e encontra esperança e coisas que você nem sabia que tinha esquecido, você relembra pelos contos infantis.
Também comenta que ela, como autora, ao escrever para o público infantil, faz questão de escrever de modo que satisfaça sua versão de 12 anos que vive dentro dela, e sua versão adulta que enfrenta o mundo, pois as duas se complementam.

Coruja 26/12/2019

Esse livro entrou na minha lista de desejados por razões de “vi uma foto dele na mão do Neil Gaiman lá no twitter”. Bem, essa foi a razão principal; a segunda foi o que dizia o título. Passei dos trinta anos, mas não tenho vergonha de dizer que continuo a ler livros infantis. Sou partidária do pensamento de C. S. Lewis, de que nunca estamos velhos demais para contos de fadas. Meu único arrependimento nesses casos costuma ser “por que não li isso quando eu era criança?”. Não por questões de maturidade, mas porque certos temas, imagens, sentimentos precisam ser apreciados com menos cinismo. Mais ternura.

Rundell defende nesse pequeno volume que ler contos infantis estimula nossa imaginação, convida-nos a olhar o mundo de uma nova perspectiva, com mais esperança e otimismo. Eu concordo com esse argumento: boas histórias são boas histórias independente do público a que elas se destinam. E o fato de você ser capaz de ler e admirar o tom de A Divina Comédia não te impede de aproveitar a delicadeza e o humor de O Vento nos Salgueiros. Ou, como melhor põe Lewis (que também escreveu extensivamente sobre o assunto), você não deixe de gostar de limonada porque passou a apreciar vinho. Literatura infantil não é uma literatura menor - é tolice pensar dessa maneira, considerando que é através deles que formamos leitores.

O livro é bem curtinho - o tamanho de um único ensaio - e você lê de uma sentada só. Mas é aquele tipo de leitura que fica circulando na cabeça, para o qual você retorna pelos argumentos, para refletir melhor, do tipo que você quer enfiar na conversa e ouvir a opinião de mais gente sobre o assunto (pelo menos, esse foi meu sentimento).

site: https://owlsroof.blogspot.com/2019/12/o-resumo-da-opera-decada-ainda-nao.html