Luiz Inácio Lula da Silva

Luiz Inácio Lula da Silva Lucas Ferraz


Compartilhe


Luiz Inácio Lula da Silva (A República Brasileira, 130 Anos #26)


Um sindicalista no poder




Após três derrotas consecutivas, Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito presidente em 2002. Fez acenos ao mercado e ao empresariado – escolheu um empresário como vice – e moderou o discurso. A mudança surtiu efeito no eleitorado, sobretudo na classe média, e o ex-metalúrgico, que despontou na política no final dos anos 1970 como sindicalista, foi o primeiro líder de um partido de esquerda eleito para presidir o Brasil. Seu governo foi marcado por programas de transferência de renda, que tiraram milhões de brasileiros da pobreza, e por uma política econômica conservadora, mantendo as linhas de seu antecessor. A receita favoreceu ricos e pobres: bancos e rentistas ganhariam como nunca, assim como o estrato mais carente da população, beneficiado pela expansão econômica e pela agenda social.

Os escândalos de corrupção também marcaram seu período na Presidência, causando dificuldades sobretudo no final do primeiro mandato, quando estourou o mensalão. Apesar de CPIs e investigações que levaram à demissão de aliados históricos, Lula soube recompor sua base e manter a popularidade. Anos mais tarde, ele seria condenado e preso pela Operação Lava Jato por causa dos desvios na Petrobras.

História do Brasil / Política

Edições (1)

ver mais
Luiz Inácio Lula da Silva

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.2 / 5
5
ranking 17
17%
4
ranking 83
83%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

74%

26%

Gilberto
cadastrou em:
25/02/2020 18:23:39
Eduardo
editou em:
21/03/2020 22:56:05

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR