Mafagafo - Edição 2, Parte 1

Mafagafo - Edição 2, Parte 1

Compartilhe


Mafagafo - Edição 2, Parte 1 (Revista Mafagafo, #2-1)





Ninguém nunca viu um Mafagafo, mas todo mundo sabe que o bicho existe, mora num ninho e tá sempre cheio de filhotinhos. Há quem diga que é um treco formado de muitos pedaços de bichos diferentes. E agora, é uma revista brasileira que publica textos de fantasia e ficção científica divididos em quatro partes.

***

PARTE 1 DE 4 DA EDIÇÃO #02

***

SINOPSE DOS CONTOS

(NÃO TÃO) PERTO DO FIM
por Lauro Kociuba
As coisas sempre podem ficar piores, você dizia. Se acho que não podem, é por falta de criatividade minha. Mas dessa vez tá difícil, Helena. Sete observatórios confirmaram e o alarme já está tocando de meia em meia hora. Previsão de duas semanas e meia. Sei que já trabalhamos com tempo mais apertado, mas hoje em dia eu demoro 15 minutos só pra vestir um calçado. Para mim, todo tempo é curto. Não temos mais tanto dinheiro, a mão de obra está escassa e, pra completar, os estagiários chegam hoje. Se forem pelo menos metade do que você era, já vai ser muito. Mas pode ser exatamente o que precisamos nesta crise. Disso e de tempo, mas o tempo nunca foi nosso amigo, não é?
Extraído do diário de Carlos

*

ANTIGOS DEMÔNIOS PARA O NOVO MILÊNIO
por Isa Prospero
Inan não se importaria de passar o resto da vida imortal trabalhando em sua loja de antiguidades mágicas em São Paulo. Mas sua tranquilidade é quebrada quando Gaia, sua cliente preferida, aparece com um objeto misterioso e afirma que alguém está tentando matá-la por ele. Inan logo adivinha quem está atrás do item: o único outro imortal na Terra, que ela odeia e que a odeia de volta. E quando descobre o que exatamente Gaia encontrou, teme que será obrigada a confrontar seu inimigo e repensar sua decisão de nunca usar magia — pelo bem de Gaia e de toda a humanidade.

*

JAVARI
por Michel Peres
Uma caçadora genética é contratada para encontrar um animal raro nos confins da Amazônia. Durante sua jornada, acaba esbarrando em um segredo em que jamais deveria ter posto os olhos. Agora, entre rios, animais selvagens e chás alucinógenos, ela está prestes a descobrir que os perigos da floresta são maiores do que imaginava.

*

CIBERBOCHICHO
por Sérgio Motta
O cantor Franz Delegarza revolucionou a música tocando acústicos. Em meados século XXII, isso é alguma coisa. Mas bombou mais do que nunca quando foi flagrado ao desligar (para muitos, matar) uma inteligência artificial. O juiz do caso: outra inteligência artificial. Embora eficiente, é sindicalista pelos direitos cívicos das IAs, e a treta está plantada. O julgamento ainda acontece enquanto a polêmica sobre IAs serem consideradas vivas ou não está no Congresso, na boca do povo e nos trending topics. A polêmica do cantor gera reportagens especiais em programas sensacionalistas, hipertextões nas mídias sociais, discussões em chats de família e até shows stand-up de um comediante robô. O ciberbochicho vai dar muito pano pra manga.

*

UM ESTUDO EM MERINO
por Anna Fagundes Martino
Ninguém desconfiaria do pacato grupo de tricoteiras reunido às quintas no Armarinho Lika: afinal, um bando de velhinhas — e uma doce jovenzinha — não fariam mal a uma mosca. Porém, quando a professora do grupo desaparece, elas são obrigadas a colocar de lado as agulhas para exibir dentes, garras, asinhas e um ou outro truque de mágica.

*

O FANTASMA DO TRÓLEBUS 2100
por Marcos Berto
Numa São Paulo do futuro verticalizada, condados surgem como micromegalópoles exclusivas dos ricos, militarizadas cidadezinhas particulares dentro de uma cidade maior. Jéssica, uma jovem moradora de fora dos muros de um condado, vive uma quinta-feira quase comum: concorda em entregar pacotes de conteúdo proibido depois da escola, pega carona num veículo centenário e encontra um ser luminoso e etéreo vagando pelos fios que alimentam os antiquados trólebus da cidade. Tudo isso sem deixar que seu coração com marca-passo deixe de bater nessa Terra de Ninguém.

*

INGREDIENTE Nº5
por Dante Luiz
Brasília, final dos anos 80. Existe um templo em forma de pirâmide na capital do país que promete responder suas perguntas mais íntimas com um chá especial. Elias não é supersticioso, mas decide ir até lá para descobrir o que aconteceu com sua mãe, que desapareceu durante a ditadura. Ali, encontra quatro pessoas esperando atendimento: Mariza, uma dona de casa que acredita que seu marido é infiel, Karol, uma adolescente irreverente que foi expulsa da escola, Teófilo, um deputado com intenções duvidosas, e Jean, o ex-namorado que Elias mais detesta.

*

A DESCONEXÃO TELEPÁTICA E SEUS ABALOS SÍSMICOS
por Ana Rüsche
A telepatia foi descoberta. Um grupo farmacêutico estadunidense quer patentear a fórmula do produto da levedura Saccharomyces telepastorianus, droga telepática estabilizada em laboratório por William Fredrick Dogde. Entretanto, a levedura foi apropriada por Dogde de uma escola agroecológica mantida por mulheres no interior do Chile — o fermentado, apelidado de "chá", até então era segredo de gerações. Um estudante jura vingança contra o estadunidense: Paco, que raspa a cabeça dos dois lados para que ninguém tenha dúvida de seu coração. A fisioterapeuta brasileira Carol decide largar o emprego e passar férias em Santiago. Mas irá experimentar o Chá e cairá num caldeirão com hackerspaces, cordilheiras, terremotos e lembranças. Afinal, para se entrar em telepatia, é necessário antes compartilhar terríveis vergonhas.

*

Esta edição ainda conta com ficções relâmpago de H. Pueyo, Paola Siviero, Sergio Eduardo Felisbino Jr., Allan Johnhatha, Lucas David Michels do Santos, Carol Vidal, Luiz Miguel Lisboa Machado, Rafael Peregrino e Viviane Maurey.

Fantasia / Ficção científica

Edições (1)

ver mais
Mafagafo - Edição 2, Parte 1

Similares


Resenhas para Mafagafo - Edição 2, Parte 1 (1)

ver mais
on 6/10/18


Eu gosto muito da ideia por trás da Mafagafo. Ler contos seriados (e agora flash fictions também!!) é muito divertido e sempre dá aquela vontade de MAIS que te prende dum jeito incrível. Nesta primeira parte da segunda edição, eu amei principalmente (Não Tão) Perto do Fim, do Lauro Kociuba, Antigos demônios para o novo milênio, da Isa Prospero, Um estudo em merino, da Anna Fagundes Martino, e Ingrediente n° 5, de Dante Luiz. As flashs Futurotil, da Paola Siviero (PUTA CONCEITO), Anzóis... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 9
5
ranking 56
56%
4
ranking 22
22%
3
ranking 22
22%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

50%

50%

André
cadastrou em:
21/09/2018 13:51:53