Malicorne

Malicorne Hubert Reeves


Compartilhe


Malicorne (Ciência Aberta)


Reflexões de um observador da natureza




Será verdade que o conhecimento científico é incompatível com a emoção estética? A ciência perdeu ou ganhou ao trocar o determinismo rigoroso, fatalista e perpétuo, que foi seu timbre até há pouco, pela probabilidade, pelo incerto, pelo imprevisível?
Se não fosse a expansão, teria o Universo permanecido para sempre no estado caótico primordial, sem o lugar para a diferenciação, a organização, a complexidade, a vida, o homem, o cérebro pensante, a criatividade?
Uma borboleta, ao bater as asas no Amazonas, poderá desencadear uma tempestade no Texas? Será o tempo reversível, por nada permitir distinguir o futuro do passado? Para se ser bom cientista tem de se repudiar a religião e vice-versa?
A estas e muitas outras interrogações, responde-nos em Malicorne, no seu conhecido estilo leve, límpido e conciso, o Prof. Hubert Reeves, um astrofísico que nunca se esquece de olhar as estrelas, os mares, os átomos ou as borboletas também como um poeta.

Ensaios / Não-ficção

Edições (1)

ver mais
Malicorne

Similares


Resenhas para Malicorne (0)

ver mais
O caos e as borboletas
on 20/2/23


"Inútil comprar um computador mais potente, as borboletas tornarão-o caduco..." Ótimo livro, com pensamentos que nos fazem encarar os dois lados de uma mesma suposição. Faz-nos viajar entre elétrons, universos e os campos de Malicorne. Com uma fluidez notável apresenta conceitos, teorias e opiniões, o que nos leva a refletir sobre tudo, desde nós mesmos até as implicâncias de uma humanidade em descontrole que descobre as suas potencialidades. Este livro é uma das melhores uniões ent... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.5 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

100%

0%


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR