MANUAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL

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MANUAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL





Discute as questões pedagógicas das instituições que atendem crianças pequenas: os problemas institucionais e profissionais que dizem respeito aos educadores e aos pais, bem como a programação das atividades educacionais; os conhecimentos relativos à criança com base em pesquisas sobre jogo, linguagem e socialização; as propostas italianas bem-sucedidas para o atendimento de crianças de 0 a 3.

PARTE I

A Creche como Serviço



1. Creches entre dinâmicas político-institucionais, legislativas, sociais e culturais

2. Serviços para a infância e para as famílias entre regulamentação e inovação





PARTE II

Os Adultos



3. O adulto frente à criança: ao mesmo tempo igual e diferente

4. Os comportamentos parentais em relação à criança e à instituição

5. Considerações críticas e experiências de gestão social

6. Coordenação pedagógica e trabalho em grupo

7. A atualização permanente nas creches

8. A programação

9. O relacionamento entre educadores e pais

10. A inserção





PARTE III

As Crianças



11. Modalidades e problemas do processo de socialização entre crianças na creche

12. O desenvolvimento da linguagem

13. A dimensão lúdica na criança de 0 a 3 anos e na creche

14. “Aquele sou eu”: a criança frente ao espelho – relação com o outro e exploração cognitiva

15. A construção dos conhecimentos através das trocas entre crianças: estatuto e papel dos “mais velhos” no interior do grupo

16. Em direção a um serviço para a faixa etária de 0 a 6 anos: uma experiência de continuidade

17. Além da creche: o tempo para as famílias





PARTE V

As Características de algumas Realidades



18. As creches em milão: um longo caminho desde o assistencialismo à educação

19. As creches em Turim: a caminho de um projeto para a faixa etária de 0 a 6 anos

20. As creches em Bolonha: após o momento “político”, a busca de uma projeto pedagógico

21. As creches de Gênova: a reorganização do sevriço como premissa para um novo planejamento

22. O modelo de Reggio Emília: estreita integração entre creche pública e família em uma cultura compartilhada dos serviços e do trabalho

23. As creches de Parma: a pedagogia do bem-estar

24. As creches em Pistóia: a qualidade de uma intervenção feita sob medida para a criança

25. As creches na Região da Úmbria

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Paty Bongiorno
cadastrou em:
15/02/2010 00:58:13

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