Manual de língua portuguesa do Tribunal Regional Federal da 1ª  Região

Manual de língua portuguesa do Tribunal Regional Federal da 1ª Região Tribunal Federal


Compartilhe


Manual de língua portuguesa do Tribunal Regional Federal da 1ª Região


TRF1




O Tribunal Regional Federal da 1ª Região, com sede na Capital Federal e jurisdição no Distrito Federal e em 13 estados da Federação, traz a público o Manual de língua portuguesa, para preencher lacuna em razão da ausência de publicação nesta área, bem como para consolidar sua identidade de expressão escrita segundo a norma culta.
Um Tribunal que julga causas federais não poderia prescindir do uso correto e da preservação da língua portuguesa, idioma oficial da República Federativa do Brasil, segundo a Constituição Federal, ao tratar dos direitos e garantias fundamentais, no capítulo sobre nacionalidade.
O livro é resultado de amplo trabalho de consulta, realizado pela equipe de professores de língua portuguesa integrantes do quadro de pessoal desta Corte e traz adequações do idioma vernáculo ao Acordo ortográfico e o aval do ilustre gramático professor doutor
Evanildo Bechara. Embora isso não o faça responsável pela obra, honrou-nos com o prefácio, conferindo legitimidade ao Manual após ler seu conteúdo. O acadêmico, ao devolver os originais, solicitou a cessão de exemplares ao acervo e a todos os escrivães da Academia Brasileira de Letras – ABL, da qual é membro da cadeira 33.
A Presidência entrega àqueles que atuam no Tribunal e na Justiça Federal da 1ª Região manual de gramática e estilística, com soluções às dúvidas recorrentes no tocante à escrita, para ser utilizado na produção de textos. No que tange a comunicações administrativas, o assunto será abordado posteriormente, em um segundo volume ou em outro livro, após
atualização das normas do Tribunal relativas ao tema.
Parabenizo a iniciativa da equipe da Divisão de Produção Editorial – Diedi, vincula-da ao Centro de Estudos e Apoio à Gestão Organizacional – Cenag, que, em parceria com a Consultoria em Língua Portuguesa e sob o comando e o incentivo do Diretor-Geral da Secretaria, realizou o projeto e oferece aos magistrados e aos servidores ferramenta de consulta para suas atividades de redação, nas quais o emprego da norma-padrão se faz necessário.
O TRF 1ª Região sempre primou pela valorização do idioma pátrio ao realizar a prestação jurisdicional, considerando o zelo pela língua portuguesa um dos valores ligados à cidadania. Exemplo disso foi a criação da função de revisor e da Consultoria em Língua Portuguesa.
Apresento-lhes este Manual, com o desejo de que a consulta a ele estimule a valoriza-ção e o bom uso do idioma.

Didáticos / Técnico

Edições (1)

ver mais
Manual de língua portuguesa do Tribunal Regional Federal da 1ª  Região

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

Pipo
cadastrou em:
21/12/2018 15:56:13

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR