Manual Sintético de Direito do Trabalho

Manual Sintético de Direito do Trabalho Francisco Meton Marques de Lima


Compartilhe


Manual Sintético de Direito do Trabalho





O valor do trabalho constitui um dos fundamentos da República, da Ordem Econômica e da Ordem Social, conforme os arts. 1º, IV, 6º, 170 e 193 da Constituição.
A lei nasce dos fatos. E efetivamente o mercado de trabalho tende à invasão da personalidade do trabalhador. Daí a construção da categoria dos direitos fundamentais do trabalho, protegida pelos instrumentos jurídicos próprios, como reparação moral, cessação das práticas ofensivas, retratação, ação penal e restituição do statu quo ante.
Com efeito, não se compra mais só o trabalho, mas as qualidades da pessoa. São exigidas condutas, estado civil, personalidade, etc., a exemplo do mundo artístico, do esporte, da moda, da demonstração, em que são impostos a roupa e o modo de tirá-la, o penteado, o perfume, a alimentação, a locomoção, etc. Como interpretar essas cláusulas?
A OIT sintetizou como princípios internacionais de Direito do Trabalho a liberdade sindical e a livre negociação, a eliminação do trabalho forçado, a eliminação do trabalho infantil e o fim da discriminação.
Eis algumas novidades que são abordadas neste livro, ao lado do Direito tradicional.

Direito

Edições (1)

ver mais
Manual Sintético de Direito do Trabalho

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

Gustavo-Nunes
cadastrou em:
22/05/2024 10:57:12
Gustavo-Nunes
editou em:
22/05/2024 11:02:37

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR