O presente trabalho desenvolveu uma metodologia para mapeamento de potencial de ins ilização de taludes rodoviários. Utilizou-se, para tanto, SIG ? Sistema de Informações Geográficas e seções geológico-geotécnicas de detalhe obtidas em levantamentos de superfície. Esta metodologia foi utilizada em trecho da Rodovia Washington Luís (SP-310), sob duas condições distintas. Inicialmente, foi aplicada à totalidade da área estudada a ponderação dos atributos de percentual de declividade, materiais inconsolidados, curvatura de encostas e direção de vertentes, obtendo-se o Mapa de Potencial de Ins ilização. Na faixa da ADA (área diretamente afetada da rodovia ? com 50m de largura), esta metodologia deu especial ênfase às seções geológico-geotécnicas, que permitiram uma melhor compreensão da geometria dos taludes de corte e aterro e disposição dos materiais inconsolidados e foram utilizadas como critérios para a compartimentação destes taludes resultando no Mapa de Potencial de Acidente. Outros produtos cartográficos deste estudo são os mapas Hipsométrico, de Declividade, de Curvatura de Encostas, de Direção de Vertentes e de Materiais Inconsolidados que serviram de base para a realização dos mapas de Potencial de Ins ilização e de Acidente, todos elaborados na escala de 1-10.000.