MARACANÃ

MARACANÃ Luiz Antonio Simas


Compartilhe


MARACANÃ


QUANDO A CIDADE ERA TERREIRO




Complexo, contraditório, colonizado por interesses políticos dos mais questionáveis, por interesses econômicos dos mais nefastos, o Maracanã tem sua história revisitada por Luiz Antonio Simas a partir das memórias e usos das pessoas comuns.

Desdentados, mauricinhos, operários, doutores, macumbeiros e cristãos compõem a rica história da produção do “Maraca” como “encarnação do mito de convívio cordial da cidade do Rio de Janeiro”, ao mesmo tempo enganador e afetuoso, nas palavras do autor.

Através de um texto leve e criativo, o imaginário popular e a história social se cruzam em um relato sobre o monumento que forjou o Brasil que conhecemos. Bom observador da fé do brasileiro, Simas promove reflexões com a originalidade intelectual que consagrou suas duas dezenas de livros.

Sem dispensar a qualificada literatura brasileira sobre o futebol, Simas recria o olhar sobre esse fenômeno. Tudo isso com método científico: a “observação participante” nos balcões dos botequins, nos trens do subúrbio, nas filas das bilheterias, nos isopores dos ambulantes e onde mais o futebol se manifestasse para além da arquibancada e da geral.

Uma obra especialmente importante para aquela pessoa que, por algum motivo, não teve a sorte de ser arrebatado pela paixão futebolística.

Esportes

Edições (1)

ver mais
MARACANÃ

Similares


Resenhas para MARACANÃ (9)

ver mais
O Maracanã não existe mais!
on 16/12/21


O livro de Simas passeia pelos diversos contextos que o gigante de concreto presenciou na cidade carioca. Desde o período anterior a sua construção, passando pelos momentos de sua inauguração sem a obra estar completamente pronta, passando pela apoteose dominical que as torcidas proporcionavam. O Maracanã se transformou em símbolo do Rio de Janeiro e do Brasil por conta dos seus frequentadores. A busca pela fresta de felicidade em meio ao suposto ar de livre acesso. Lugar para todos? ... leia mais

Estatísticas

Desejam9
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.4 / 45
5
ranking 56
56%
4
ranking 40
40%
3
ranking 4
4%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

57%

43%

Americo
cadastrou em:
31/08/2021 14:45:53
Americo
editou em:
31/08/2021 14:46:25

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR