Marília Bela

Marília Bela Ruth Rocha


Compartilhe


Marília Bela (Meninos, eu vi!)





Neste Marília bela, a Ruth Rocha oferece ao leitor uma oportunidade rara: viajar para a Ouro Preto do século XVIII, quando a cidade ainda era chamada Vila Rica. Acompanhando os passos da narradora, a pequena Marília, nos vemos diante de uma realidade muito diferente da nossa: a escravidão estava no auge, por exemplo, e não havia cinema, nem televisão, nem computador — as pessoas (os brancos, claro, pois os negros não podiam ir a lugar nenhum) se divertiam fazendo saraus, que eram reuniões em que se ouviam músicas e se recitavam poemas.
Um desses poemas, aliás, falava de uma tal “Marília bela, do céu de estrela...”, e a personagem da nossa história achava que tinha sido feito para ela. Ainda bem que ela não contava isso para ninguém, pois a verdade é que ele tinha sido inspirado pela namorada de Tomás Antônio Gonzaga, que viria a se tornar um dos maiores poetas brasileiros.
Ilustrado por Helena Alexandrino, que conseguiu compor autênticos painéis do cotidiano da época, Marília bela é Ruth Rocha em um de seus grandes momentos. Daí a graça, a inteligência, a consciência histórica e alegria de viver que inundam as páginas do livro.

Ficção / História do Brasil / Infantil / Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
Marília Bela

Similares

(9) ver mais
Solta o Sabiá
Leila Menina
Marcelo, Marmelo, Martelo
O Coelhinho que não era da Páscoa

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

50%

50%

João gregorio
cadastrou em:
21/11/2018 14:50:19
Jeanine
editou em:
20/12/2022 16:00:52
Jeanine
aprovou em:
20/12/2022 16:02:23

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR