Marília de Dirceu

Marília de Dirceu Tomás Antônio Gonzaga


Compartilhe


Marília de Dirceu





Com um cuidadoso estabelecimento de texto, esta edição reúne as liras reconhecidas e publicadas, além da produção apócrifa, de um dos autores mais marcantes do arcadismo brasileiro.

Marília de Dirceu reúne grande parte da poesia lírica de Tomás Antônio Gonzaga, personagem histórico associado à Inconfidência Mineira e condenado à prisão ― apesar de seu crime nunca ter sido efetivamente provado, foi exilado em Moçambique até o fim da vida.
Na primeira parte das liras, Gonzaga personifica o sentimento amoroso em Marília, foco romântico de Dirceu, aludindo à natureza idealizada e à durabilidade da arte frente ao efêmero da vida. Já na segunda, as aflições do cárcere ecoam nos versos a partir de temáticas que sugerem melancolia e a constante saudade da amada.
Publicado pela primeira vez em 1792, o conjunto possuiu muitas versões e aparece nesta edição com dedicado estabelecimento de texto. Exemplar obra poética do arcadismo brasileiro, Marília de Dirceu é uma das mais belas odes ao amor.

Com estabelecimento de texto de Heidi Stecker.

Literatura Brasileira

Edições (38)

ver mais
Marilia de Dirceu
Marília de Dirceu
Marília de Dirceu
Marília de Dirceu

Similares

(15) ver mais
Um Poema Para Bárbara
Poemas escolhidos
Apologia de Sócrates
O Príncipe

Resenhas para Marília de Dirceu (274)

ver mais
Meia-boca.

Com suas liras, propostas árcades e bucolismos, Tomaz Antônio Gonzaga cria um clássico da literatura brasileira. Indubitavelmente. O fato é que achei uma proposta tão ilusória, chata e fantasmagórica, que não me tocou. Fora que, Gonzaga não foi, nem de longe, um Dirceu à procura de sua Marília. ... leia mais

Vídeos Marília de Dirceu (1)

ver mais
Episódio 26 - Marília de Dirceu, by Jéssica Pedrosa

Episódio 26 - Marília de Dirceu, by Jéssica P


Estatísticas

Desejam115
Trocam117
Avaliações 3.1 / 2.966
5
ranking 14
14%
4
ranking 22
22%
3
ranking 38
38%
2
ranking 19
19%
1
ranking 8
8%

20%

80%

luc
cadastrou em:
14/02/2023 21:06:40
luc
editou em:
14/02/2023 21:07:09

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR